O que consideram um upgrade técnico num carro?

Por exemplo, de momento possuo um Punto '00 1.2 8v 60cv e tenho a oportunidade de comprar um Clio '05 1.2 16v 75cv (tudo impecável a nível mecânico porque é de um familiar que estima bem os seus carros).

A pergunta que tenho é: Consideram os 15cv a mais e as 16v um upgrade justificável ou não?

Obrigado para já.
 
Um Clio de 2005 é 5 anos mais recente que um Punto de 2000, logo aí há uma enorme vantagem. Afinal de contas, é sempre um carro mais recente.
Os cavalos fazem sempre a diferença, principalmente 15, ainda é bastante. Se o carro estiver bem estimado parece-me uma boa aposta. Não sou fã de renaults mas tenho de admitir que esses clios são muito fiáveis e têm uma manutenção relativamente baixa.
 
sou da mesma opinião .

ainda assim , há um pormenor entre os 2 relativamente a quantidade de válvulas .

segundo as teorias , um motor com 16v tem a desvantagem de ser mais lento em arranque ou baixas rpm , se por algum motivo houver uma falha que leve o motor partir , a reparação vai ser também mais cara , as vantagens são maior potencia a medias e altas rpm e possivelmente consumos mais modestos uma vez que o motor respira melhor .

vantagens de motores de 8v , melhor resposta em baixas rpm , menor despesa em caso de o motor partir , desvantagens , menos potencia em medias e altas rpm ,possivelmente maior consumo já que respira menos .

mas isto são pormenores e não seria estes pormenores que levaria a desistir de um bom negocio ;)
 
Top