[Dúvida] Opinião Collinite 476s Vs Finish Kare hi temp Vs Soft 99 FussoCoat (wax Dark)

De facto sempre li no fórum que o Grojet funcionava da forma como o detalhe mencionou. Respeito imensamente o José e a sua experiência que é muita mas sou uma pessoa que questiona muito. Se os fabricantes dos paint cleaners que são formulado especificamente para essa função de limpar a pintura, afirmam apenas que retiram restos de cera e outros contaminantes...

Mas com o Grojet nunca ficas com uma tela em branco porque quando o passas, ficas com a pintura selada. Tela em branco é a pintura despida de qualquer proteção, óleos, tudo.
Limita as escolhas porque a seguir a um selante só podes utilizar uma cera.

Só uso um selante quando tenho mais tempo e me apetece colocar o trio da PB. Que já agora aproveito para dizer que os selantes EX-P e EX fogem à regra segundo a marca, pois são compatíveis para utilizar em cima do glaze deles. Algo que também questiono pois quando passo o selante, noto que fico com a cor do glaze no aplicador, mas pronto.
Por essa razão gosto mais de utilizar só o glaze + cera.

Primeiro o glaze, depois selante, depois cera.
Deixo curar 30/40 minutos e depois retiro. Está nas instruções.

De facto sempre li no fórum que o Grojet funcionava da forma como o detalhe mencionou. Respeito imensamente o José e a sua experiência que é muita mas sou uma pessoa que questiona muito. Se os fabricantes dos paint cleaners que são formulado especificamente para essa função de limpar a pintura, afirmam apenas que retiram restos de cera e outros contaminantes...

Mas com o Grojet nunca ficas com uma tela em branco porque quando o passas, ficas com a pintura selada. Tela em branco é a pintura despida de qualquer proteção, óleos, tudo.
Limita as escolhas porque a seguir a um selante só podes utilizar uma cera.

Só uso um selante quando tenho mais tempo e me apetece colocar o trio da PB. Que já agora aproveito para dizer que os selantes EX-P e EX fogem à regra segundo a marca, pois são compatíveis para utilizar em cima do glaze deles. Algo que também questiono pois quando passo o selante, noto que fico com a cor do glaze no aplicador, mas pronto.
Por essa razão gosto mais de utilizar só o glaze + cera.

Primeiro o glaze, depois selante, depois cera.
Deixo curar 30/40 minutos e depois retiro. Está nas instruções.

Pois Alexandra, lá está, o grojet tal como o José disse, sempre pensei que tivesse essa capacidade, mas como em tudo na vida, o detalhe não é uma coisa fechada, pode haver várias cambiantes que se podem usar.
Mas o que tu dizes é realmente interessante, se existem paint clenaers que são específicos para isso, e que mesmo esses não conseguem remover na totalidade... Porque raio o grojet o conseguirá fazer?
A ideia que eu queria era sem polir, conseguir ter a pintura como tu falas, limpa de tudo o que seja protecção ou oleos, ficar somente com o verniz da pintura e nada mais...

A minha ideia de colocar selante é dar uma protecção extra dado a idade do carro, se bem que quem não usa como tu o fazes em muitas vezes, usando uma boa cera será suficiente, além de que fazes manutenções bastante regulares o que acaba por não ter grande interferência..

Agora tu falas em relação ao trio da PB em algo que também me deixou a pensar...
Eu pensava do estilo, se um selante remove muito lixo e contaminação da pintura, porque razão aplica-se o do EX da Poorboys a seguir ao glaze que supostamente preenche com os seus fillers os micro-riscos da pintura, então o selante a seguir não os irá remover?
Embora a marca diga que não, a tua experiência no que fica no aplicador é bem diferente...

Nesse caso percebo a tua opção, então tuu a meteres glaze, para depois tirar uma boa parte com o selante a seguir? Não faz grande sentido, daí meteres o glaze seguido de cera, para preservar os fillers do glaze na pintura...

Em relação ao tempo que falas de cura de 30/40 minutos é do selante?

O glaze precisa de algum tempo de cura, questiono isto, pois ainda não tenho o produto, mas fico já a saber.

A cera natty's cura também em 30 minutos?

E desculpa estar a fazer todas estas questões, mas como já tens bagagem que me falta, tenho de me aconselhar com que sabe mais que eu.

E mais uma vez obrigado pela tua paciência olímpica para todas as minhas dúvidas, tens sido impecável :cool:

Não digo que não o faça, apenas tenho as minhas dúvidas.

Se só utilizares uma boa cera tipo Collinite tens a melhor protecção sem estares a gastar dois produtos. Até porque as Collinite funcionam melhor sem nada por baixo. Eu não tenho assim tanto tempo para fazer manutenções. O carro ultimamente é lavado 1 vez por mês e é carro de uso diário. De Inverno, Collinite sempre.
Um selante deve sempre ser aplicado na tal tela em branco. O EX e o EX-P são excepções segundo o fabricante. Portanto supostamente são compatíveis com os glazes.

30/40 refiro-me ao EX e ao EX-P.

Supostamente o glaze não necessita de qualquer tempo pelo que se pode aplicar logo um produto por cima, mas eu gosto de esperar umas 2 horas antes de o fazer.
A Natty's é aplicar num painel e retirar do painel anterior onde se deu. Se deixares secar muito, torna-se mais difícil de remover. Para nova camada de cera é esperar 24 horas.

Sempre às ordens! :fixe

Não digo que não o faça, apenas tenho as minhas dúvidas.

Se só utilizares uma boa cera tipo Collinite tens a melhor protecção sem estares a gastar dois produtos. Até porque as Collinite funcionam melhor sem nada por baixo. Eu não tenho assim tanto tempo para fazer manutenções. O carro ultimamente é lavado 1 vez por mês e é carro de uso diário. De Inverno, Collinite sempre.
Um selante deve sempre ser aplicado na tal tela em branco. O EX e o EX-P são excepções segundo o fabricante. Portanto supostamente são compatíveis com os glazes.

30/40 refiro-me ao EX e ao EX-P.

Supostamente o glaze não necessita de qualquer tempo pelo que se pode aplicar logo um produto por cima, mas eu gosto de esperar umas 2 horas antes de o fazer.
A Natty's é aplicar num painel e retirar do painel anterior onde se deu. Se deixares secar muito, torna-se mais difícil de remover. Para nova camada de cera é esperar 24 horas.

Sempre às ordens! :fixe
Já vi que gostas de colocar tudo em causa :p
Se assim não fosse, a humanidade não tinha evoluído o que evoluiu, mas adiante...

Pois a questão é mesmo essa, tenho uma finish kare, que é mais para temperaturas altas, e supostamente verão...
Mas acho que o trio da poorboys é capaz de resultar bem no carro preto... mas ainda vou testar com e sem selante e ver a durabilidade do setup...
Agora para o inverno resta saber se o finish kare sendo uma cera sintética é capaz de aguentar bem o inverno...

E o selante adere melhor numa tela em branco sim, e isso implicada se calhar claybar, mas não sei se me sinto à vontade para usar isso...
Não sei se um um descontaminante férreo, mas um descontaminante orgânico é suficiente para deixar essa tela em branco, mas possivelmente isso só conseguiria com polimento...
Mas o selante da poorboys ser compatível com glaze é uma excepção, pois normalmente todos eles são produtos de limpeza da pintura...

Obrigado em relação ao timming de aplicação dos produtos, não quero borrar a pintura :rolleyes:

Mais uma vez só tenho a agradecer tudo o que tens ajudado :fixe

Detalhe

Administrador
Staff
Já vi que gostas de colocar tudo em causa
Se assim não fosse, a humanidade não tinha evoluído o que evoluiu, mas adiante...

Pois a questão é mesmo essa, tenho uma finish kare, que é mais para temperaturas altas, e supostamente verão...
Mas acho que o trio da poorboys é capaz de resultar bem no carro preto... mas ainda vou testar com e sem selante e ver a durabilidade do setup...
Agora para o inverno resta saber se o finish kare sendo uma cera sintética é capaz de aguentar bem o inverno...

E o selante adere melhor numa tela em branco sim, e isso implicada se calhar claybar, mas não sei se me sinto à vontade para usar isso...
Não sei se um um descontaminante férreo, mas um descontaminante orgânico é suficiente para deixar essa tela em branco, mas possivelmente isso só conseguiria com polimento...
Mas o selante da poorboys ser compatível com glaze é uma excepção, pois normalmente todos eles são produtos de limpeza da pintura...

Obrigado em relação ao timming de aplicação dos produtos, não quero borrar a pintura :rolleyes:

Sem me querer intrometer na discussão, referir que a FK que tens é muito parecida à 476s, não é para o verão, é para proteção de longa duração.

detalhe, estava a ver se aparecias por aqui para dares a tua opinião relativamente à discussão do Grojet e das suas capacidades de limpeza.

Já vi que gostas de colocar tudo em causa :p

Como o detalhe disse, essa Finish Kare é mesmo boa é para o Inverno.

Como tens carro preto há produtos que tens que experimentar uma vez na vida e para mim o Black Hole e a Natty's são clássicos e dão de facto um aspecto espectacular em carros pretos. Claro que os resultados serão potenciados pelo estado do carro, a tal base.

Sem me querer intrometer na discussão, referir que a FK que tens é muito parecida à 476s, não é para o verão, é para protecção de longa duração.
Oh José tás à vontade para te intrometer, tens via verde para opinar por aqui, tens sempre uma boa opinião válida ainda para mais com a tua experiência...
Ainda bem que dizes que a FK é equivalente a uma collinite, mas como uma é de carnauba e a FK é sintética, e como era especifica para altas temperaturas, pensei que fosse mais para o verão... assim até fico mais contente...
Assim fica esta setup para inverno o trio da PB para o verão, mas acho que não vou resistir ao glaze antes do inverno...

Hoje andei em testes quando cheguei a casa, meti fita de pintura a devirei o capot e meti grojet de um lado, e do outro ficou apenas com a lavagem normal...
Visualmente não se nota muita coisa, mas ao tacto nota-se e bastante...
A parte de levou grojet parece que foi polida, digo isto no sentido de passo com a mão e parece seda, do outro lado existe muito mias atrito à passagem da mão...

O pior veio depois, ia a deslocar a fita e ficou a cola agarrada ao capot, é para eu aprender a não fazer experiências ou a comprar a fita aqui da loja do detalhe...
Eu como tinha esta cá por causa, decidi arriscar, loool...

Eu depois mostro-vos a forma monumental como meti a pata na poça...
Bem pelos menos já deu para ver uma diferença com o grojet..

José por acaso não está nos vossos planos ter a marca Victoria Wax por aqui?

detalhe, estava a ver se aparecias por aqui para dares a tua opinião relativamente à discussão do Grojet e das suas capacidades de limpeza.

Como o detalhe disse, essa Finish Kare é mesmo boa é para o Inverno.

Como tens carro preto há produtos que tens que experimentar uma vez na vida e para mim o Black Hole e a Natty's são clássicos e dão de facto um aspecto espectacular em carros pretos. Claro que os resultados serão potenciados pelo estado do carro, a tal base.
Realmente Alexandra, eu bem tento, e tu também suscitar aqui alguma polémica/discussão, a ver se o José opinava sobre os passos para preparar uma pintura e o papel do selante nessa fase.
Bem fico contente, assim é menos uma despesa, fico com grojet + Fk para inverno e trio PB para o verão, depois quando gastar a cera, logo experimento a coliinite.
O facto de ter o carro preto, dá mesmo vontade de experimentar, tendo em conta as fotos que vi por aqui do forum de carros pretos cuidados com esse trio...
Naturalmente que o carro ao ter 23 anos não tem a pintura no seu esplendor, embora 2 painéis tenham sido pintados há 1 ano, e aí já dá para ter uma ideia, tenho noção que para uma coisa em condições era polimento para cima...
Mas também vou comprar outro carro com... 22 anos :lol: eu e os clássicos, e apesar de ser igual ao que já cá tinha, terá outra motorização com mais potência (55cvs e 200cc)... mas continua a ser preto, gosto de passar despercebido :p

Detalhe

Administrador
Staff
Oh José tás à vontade para te intrometer, tens via verde para opinar por aqui, tens sempre uma boa opinião válida ainda para mais com a tua experiência...
Ainda bem que dizes que a FK é equivalente a uma collinite, mas como uma é de carnauba e a FK é sintética, e como era especifica para altas temperaturas, pensei que fosse mais para o verão... assim até fico mais contente...
Assim fica esta setup para inverno o trio da PB para o verão, mas acho que não vou resistir ao glaze antes do inverno...

Hoje andei em testes quando cheguei a casa, meti fita de pintura a devirei o capot e meti grojet de um lado, e do outro ficou apenas com a lavagem normal...
Visualmente não se nota muita coisa, mas ao tacto nota-se e bastante...
A parte de levou grojet parece que foi polida, digo isto no sentido de passo com a mão e parece seda, do outro lado existe muito mias atrito à passagem da mão...

O pior veio depois, ia a deslocar a fita e ficou a cola agarrada ao capot, é para eu aprender a não fazer experiências ou a comprar a fita aqui da loja do detalhe...
Eu como tinha esta cá por causa, decidi arriscar, loool...

Eu depois mostro-vos a forma monumental como meti a pata na poça...
Bem pelos menos já deu para ver uma diferença com o grojet..

José por acaso não está nos vossos planos ter a marca Victoria Wax por aqui?

Realmente Alexandra, eu bem tento, e tu também suscitar aqui alguma polémica/discussão, a ver se o José opinava sobre os passos para preparar uma pintura e o papel do selante nessa fase.
Bem fico contente, assim é menos uma despesa, fico com grojet + Fk para inverno e trio PB para o verão, depois quando gastar a cera, logo experimento a coliinite.
O facto de ter o carro preto, dá mesmo vontade de experimentar, tendo em conta as fotos que vi por aqui do forum de carros pretos cuidados com esse trio...
Naturalmente que o carro ao ter 23 anos não tem a pintura no seu esplendor, embora 2 painéis tenham sido pintados há 1 ano, e aí já dá para ter uma ideia, tenho noção que para uma coisa em condições era polimento para cima...
Mas também vou comprar outro carro com... 22 anos eu e os clássicos, e apesar de ser igual ao que já cá tinha, terá outra motorização com mais potência (55cvs e 200cc)... mas continua a ser preto, gosto de passar despercebido :p
Vendi Vitoria Wax durante vários anos, ainda devo ter alguma coisa nos armários, no entanto a dificuldade em importar e a pouca procura levaram a deixar de trazer esta e outras marcas.

Há uns anos fiz uma experiência que vos pode servir pelo menos para avaliar a capacidade de limpeza do Grojet e a resistência de várias ceras. Num painel qualquer pintado ( usei uma prateleira metálica de uma estante) fiz várias marcas com marcador permanente. Por cima de cada marca apliquei uma cera ou selante diferente. No dia seguinte limpei a dita marca usando um aplicador de MF com Grojet. Tentei exercer uma pressão constante e o número de passagens que me levou a retirar a marca, disse-me algo sobre a resistência de cada cera/selante à sua capacidade de limpeza. De referir que com mais ou menos esforço, a tinta permanente saiu em todos os casos.

Vendi Vitoria Wax durante vários anos, ainda devo ter alguma coisa nos armários, no entanto a dificuldade em importar e a pouca procura levaram a deixar de trazer esta e outras marcas.

Há uns anos fiz uma experiência que vos pode servir pelo menos para avaliar a capacidade de limpeza do Grojet e a resistência de várias ceras. Num painel qualquer pintado ( usei uma prateleira metálica de uma estante) fiz várias marcas com marcador permanente. Por cima de cada marca apliquei uma cera ou selante diferente. No dia seguinte limpei a dita marca usando um aplicador de MF com Grojet. Tentei exercer uma pressão constante e o número de passagens que me levou a retirar a marca, disse-me algo sobre a resistência de cada cera/selante à sua capacidade de limpeza. De referir que com mais ou menos esforço, a tinta permanente saiu em todos os casos.
Tou a ver... Não tinha ideia que era dificil de importar dos states, marcas como a Carchem ou AF ou serem britânicas acaba sempre por ser mais fácil, pelo menos até haver desenlace do Brexit...
na tua opinião não vale o preço que pedem, é como tudo, entretanto surgiram alternativas melhores e mais em conta...

Ora ai está uma opinião deveras interessante...

Tás a querer dizer que o Grojet limpa as coisas bem a fundo, pena é ser incompatível com o trio da Poorboys, para substituir o EX, por com o poder de limpeza que tem, dava cabo do glaze por completo...

Mas pelo menos para limpeza da pintura parece muito bem, pois dai não ser necessário um paint cleaner como tinha falado, no entanto não substitui um descontaminante férreo e orgânico correcto?

É que de certa forma faz-me confusão aplicar o glaze por cima de uma pintura apenas lavada e descontaminada com o Iron e com um Citrus Power por ex, não será pouco para meter o glaze por cima?

Mas enfim, são imensas as dúvidas, mas nada como experimentar, e agradeço imenso as tuas partilhas...

Última edição:
sim um pouco isso, e também para estes trabalhos fecho o carro na garagem 2 a 3 dias para não apanhar pó ou sujidade se não é trabalho mal feito pelo menos na minha opinião :)