[Detalhe exterior] Pesadelo em H. de Lima street!

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
O titulo captou a vossa atenção? A ideia era essa:lol:, se bem que confesso que enquanto não vi os primeiros resultados deste trabalho, de facto não dormi assim tão bem...
O belo exemplar que vos vamos apresentar, um Volvo S60 T5, pertence ao mesmo dono do 244 GLE da semana passada, o nosso amigo Lampreias. Quando cá deixou o seu classico, vinha com outro colega volvista que trouxeo S com que fariam a viagem de regresso, e pediu-me uma opinião sobre o que se poderia fazer em relação ao aspecto baço do maquinão. Eu dei uma olhadela e, minha nossa...um carro tão interessante em tal estado! Completamente sem brilho e reflexividade em certas zonas, e cheio de riscos finos e profundos que...olha, vejam nas fotos. Pode não ser o pior, mas se calhar está no top 3 dos casos mais bicudos que passaram pelas mãos
Eu claro que fiquei curioso em saber o que se teria passado, mas o Ricardo não sabia ao certo, já tinha comprado o carro assim ( com o amor que ele tem aos Volvos não acreditaria que pudesse ter sido coisa dele) a um senhor de certa idade...meu diagnostico: algo teria caido na pintura, o senhor lavou e não saiu, e com ela molhada então toca a experimentar palha de aço, sim, palha de aço, as marcas não me deixam grandes duvidas. Depois havia hologramas por todo o carro e coisas afins, que indiciavam que já alguêm teria andado com polish a tentar reparar o irreparavel, sem sucesso.
Irreparavel? Foi o que me perguntou o amigo Lampreias, eu preferi perguntar se ele se importava de regressar a casa com o carro ainda com pior aspecto, toca a colocar fita a dividir o capot e atacar com Makita, amarela e PG. Segundo a opinião do dono até tinha ficado melhor, com algum brilho, mas o test spot só me tinha posto mais apreensivo em relação á saude do verniz, pelo aparecimento de umas manchas brancas muito suspeitas em certas zonas. "Nada a fazer, António?" Bem, não estava tão certo disso, mas tinha de arriscar um tratamento um pouco extremo numa base que não dava o minimo de garantias, e disso tive que dar conta ao nosso Lampreias. Mas ele não é dos que se atrapalha muito, e bora lá que o mais que pode acontecer é ter de pintar e como ele está é que não podia ficar.
Atão, mãos á obra!!! (este era o estado 50/50.... após o test sopt descrito!)

Miguel, tens a palavra...

um Volvo (mas não mais um) o S60 do Lampreias com a sigla mágica T5 que alimenta a nossa imaginação. :D

Para quem o conhece, sabia que este carro não era nenhum menino prodígio, e como tal não recebia o trato que um carro destes merece! :mad71:

Este foi o momento em que vi o carro pela primeira vez!! Devo dizer que fiquei em estado de choque, porque nunca vi sequer um chaço tão mal tratado (pelos vistos o anterior proprietário, era o responsável do desenvolvimento da Scotch Brite :D)

pois bem, esta imagem já dava uma ideia de quão grave era o estado, mas esperem para ver..
o 50/50 foi de uma experiência anterior com PG e Amarela (de pouco resultou) :rolleyes:

Teias de aranha, borrachas ressequidas e plásticos secos. Era à escolha :eek:

umas nicas que viriam a ser retocadas.. :)

as jantes num estado miserável, mas para o qual o detalhe não tem soluções. :(

umas ‘coisas’ esquisitas e tal..

este plástico estava BRANCO!!!! :mad:

assim como a grelha frontal e tadinhos dos mosquitos, que pelos vistos levaram com correntes de ar de mais de 2** Km/h :rolleyes:

e aqui uma das dores de cabeça (e costas :lol)

contaminação ainda era alguma sobretudo resina

para se ter uma melhor perspectiva do brilharete que fizeram no capot
completamente riscado, em todas as direcções e mais algumas!!!

mais riscos

e a coisa não se avizinhava fácil
primeira lavagem minunciosa de todos os cantinhos e posteriormente lavagem com dois baldes carlack e água. :cool:

descontaminação com a clay da mothers lubrificada com água e champô em maior concentração.

alguns pontos, sendo que a frente e a parte de baixo das portas tinham a maior parte da contaminação

era com isto que iríamos ter de lidar.

hologramas e swirls (defeitos comuns)

e ao sol o tejadilho ganhava uma tri dimensionalidade impressionante!!!!

primeiros testes com lixa 2000, seguida de 4000, PG e Amarela e nada!!

O baço saía, mas os riscos fundos permaneciam.

A artilharia pesada foi chamada a intervir e foi utilizada lixa 1500, seguida de 2000 e 4000, PG e Amarela… por 2x!!!

Chegamos então a um ponto que se decidiu não abusar da sorte e deixar ficar uns riscos de estimação, não fosse o verniz zangar-se connosco!!

esta era a metade intacta!! :eek:

após umas horitas, já se conseguiam obter alguns reflexos :D

ora já que se estava com a mau na massa, toca a lixar isto tudo :lol :lol

o mestre com a concentração ao rubro!! :rolleyes:

e claro está o “aprendiz” :)

posso afirmar que ficou ‘quase’ um espelho!! Por esta altura tinha pouquíssima casca de laranja! :cool16:

para não se esquecer o estado inicial J

aqui um 50/50 já com Power Gloss e esponja Amarela e com esponja Laranja com Intensive Polish.

Foram retocados alguns pontos em que a tinta já faltava com kit de retoques à cor do carro.

E neste caso disfarçada uma mossa, já que não foi possível removê-la na íntegra.

Aqui tinha um escorrido de tinta qualquer. Foi removido com ajuda de 1Z Acrysol.

o interior também levou uns mimos!! ;)

Foi todo aspirado, vidros limpos com 1Z Windscreen Clear e Plásticos com APC.

Os bancos levaram com Poorboys Leather Stuff, já que estavam bem secos!

Banco do condutor com o condicionador a repousar e o banco do passageiro ainda no seu estado natural

o António a dar-lhe nas massagens :lol:, para que o condicionador penetra-se na pele.

Tapetes levaram um toque de Meguiars Hyper Dressing após uma lavagem com 1Z Car Star (1:5)

Borrachas a bem “besuntadas” com 1Z Gummy em dose dupla!

e assim já tínhamos um habitáculo menos inóspito e mais acolhedor! :)

nova lavagem para remoção dos resíduos de polish e desta vez atacaram-se as cavas!

1Z Car Star para a lavagem e Meguiars Hyper Dressing para o condicionamento.

Aqui tentou-se ilustrar o beading da pintura.

Párabrisas a ser protegido com o Kit Carlack para vidros :cool:. Os restantes vidros foram protegidos com Grojet.

dado que o resultado alcançado foi tão recompensador, decidimos brindar a pintura deste bonito S com algo, mais requintado!!

O trabalho estava agora nas fases finais, em que todos os pormenores contam

Ultimados os retoques finais e era hora de fazer gosto ao dedo :D!!

era hora de deixar a D40 expressar-se….

uma que gostei particularmente :fixe

Grelha polida com Autosol Metal Polish

Nos plásticos foram testados quase todos os condicionadores disponíveis na loja e só a muito custo os resultados foram apresentáveis

ah!!! Para que com tanta foto bonita se esqueçam de como ele estava, aqui ficam um zoom do capot!!

e do tejadilho!!

Foi um trabalho desgastante, desafiante a todos os níveis e recompensador pelo resultado alcançado que culminou com o sorrisão com que o Lampreias nos saudou!

um Abraço!

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Ahhh, um post scriptum: os meus sinceros agradecimentos ao Ricardo "Lampreias" por tudo. Este homem não é de modas, avança para as coisas sem tropeçar. Diz e faz, antes houvesse candidatos a primeiro ministro como ele. Grande mas grande abraço amigo!:cool:
E ao meu partenaire Miguel, foram muitas horas de pura dedicação á volta do carro e desta vez comigo mano a mano que não sou facil de aturar, e este report está excelente, não concordam? E isso tb é trabalho, e muito. O rapaz tem passado por estes dias mais tempo no Porto que em Braga, ao ponto de já ter quarto reservado na minha maison....:wink:
Só um reparo, o meu Jota só deve ser fotografado limpo e com as quatro abufadeiras polidas. Vá lá que o desfocastes...:lol:
Abraço!

djblue

Efectivo
Recuperação fantástica!

Nem queria acreditar no estado inicial deste belo exemplar de terras escandinavas

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Rui, pensei muito em ti nestes dias, quer porque sei que é um carro que te diz muito, quer por outros motivos que não vêm ao caso.
Vê se apareces, amigo!
Grande abraço.

Grande reporte sim senhor!
O carro deve ter ficado mesmo estrondoso, com um wetstanding desses! Deve ter ficado mesmo espelho!
Parabéns!

matzagrin

Mr. Zaino... ou não!
:eek: :eek: :eek:

Como ele estava!

Imagino a quantidade de horas perdidas a realizar o sanding ao carro todo, eu tinha desesperado! Grande trabalho! Realmente um desafio dos mais difíceis que tneho visto.

Parabéns

FSO

Efectivo
Muito bom Sir Alquimista e Ca. :happy64:

Fantastica a recuperação e a reportagem :fixe
Parabens a dupla e continuem a mostar ao mundo o que o detalhe pode dar :detalhe

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Muito bom Sir Alquimista e Ca. :happy64:

Fantastica a recuperação e a reportagem :fixe
Parabens a dupla e continuem a mostar ao mundo o que o detalhe pode dar :detalhe
Ohhh cum canudo, quem anda aí??? Ès mesmo tu Filipe? Ao tempo...vou mandar passar palha de aço na tua Focus a ver se vens a uma cafezada...:D
Grande abraço, amigo!:fixe

migueldefender

moderador Jag-Lover
Sem dúvida que foi o pior "antes" que por cá já passou. Olha que até aí eu ia ter dúvidas que se conseguisse fazer alguma coisa de jeito... e no final de contas ele ficou novo. :fixe

Um abraço,

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Bem, vindo de ti o comentario tem um valor...sem duvida acrescido.
Grande abraço, Miguel!

PS: já se vêm uns contornos do Jota por aí, só ainda não te mandei umas fotos porque no dia em qua ia tirar as primeiras a minha Sony emocionou-se e...nunca mais funcionou. A sério. Como não sei o que fiz ao talão de compra lá se foi a garantia, tenho de comprar outra, mas com o Miguel MEg a tirar fotos, para quê?

djblue

Efectivo
Rui, pensei muito em ti nestes dias, quer porque sei que é um carro que te diz muito, quer por outros motivos que não vêm ao caso.
Vê se apareces, amigo!
Grande abraço.

António, sei que tens consciência do que sinto pelo S60... e pela Volvo...

Relativamente ao foro pessoal, posso referir que tudo melhorou ;)

Não tenho aparecido, com muita pena minha, por motivos profissionais, pois tenho andado muito ocupado mesmo.

Assim que tiver oportunidade, retomarei a normalidade nos nossos encontros.

Aquele abraço.

isto é
:cool::cool::cool: :cool::cool::cool: :cool::cool::cool::cool: :cool: :cool: :cool:
:cool: :cool: :cool: :cool: :cool::cool: :cool: :cool: :cool::cool: :cool::cool:
:cool: :cool::cool: :cool:
:brilho
bem...........estes é que dão gozo ( e trabalho)
tá brutal o resultado final
e tu miguel mais dia menos dia deixas o detalhe e dedicas-te só como freelancer de imagem eheheheh
o dono deve tar parvo (sem ofensa)
voçês tão a contribuir para o pessoal ficar AGARRADO ao forum
eheeh
parabens a ambos

Última edição:

Silver Surfer

Efectivo
Estou estupefacto! :eek:
Nunca tinha visto um antes tão mau como esse...estava uma verdadeira lástima!!! :eek:
Nem sei bem o que dizer!
Acho que foi um trabalho onde se sente uma dedicação extrema! Muitos parabéns à dupla!!!:D
A reportagem ficou a condizer com o trabalho feito no volvo! Muitos parabens mais uma vez! :):cool:

Meu deus e há gente que nao acredita em milagres.

Eu vi o carro inloco e nunca pensei que fosse possivel deixa-lo tao bom, sei do que estes rapazes sao capazes, mas acho que deviam ser beatificados (nao sei se está bem escrito, mas acho que percebem) sao verdadeiros santos, pelo menos um é que eu sei :D.

Parabens e um abraço á magnifica dupla

lbarral

Efectivo
Excelente mesmo! Estou estupefacto, como já outros afirmaram aqui...
Uma pergunta: este tipo de tratamento "radical" pode aplicar-se em qualquer tipo de superfície? Como é que se consegue ter a noção de quando se deve parar?
Imagino o resultado do carro, praticamente sem casca de laranja... deve ter ficado fantástico!

Parabéns! Esta dupla já esta a fazer história no detalhe net... :D

crazyscientist

Efectivo
Esse trabalho deve ter dado um gozo extremo :fixe. E dá gosto trabalhar com companhia, precisava também de um aprendiz para ajudar a passar as longas horas à volta dos carros :lol:..