Pneus Recauchutados - Amigos do ambiente

jof

Efectivo
Pode ser interessante, para quem não conhece, saber o significado de pneu recauchutado e as suas vantagens.

O que é um pneu recauchutado?

O pneu recauchutado é um pneu, que depois de gasto, lhe é colocado um piso novo assim como uma parede lateral nova.

Há cuidados especiais na utilização de um pneu recauchutado?

Não. Os cuidados são os mesmos que se devem ter na utilização dos pneus novos.
Devem ser respeitadas as recomendações do fabricante da viatura:

- Utilizar a medida correcta de pneu.
- Verificar frequentemente a pressão dos pneus, respeitando a pressão recomendada.
- Fazer a rotação da colocação dos pneus na viatura
- Mandar alinhar a direcção e verificar a suspensão do veiculo.
- Não utilizar pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo do veículo.

- Mudar de pneus, quando o desgaste atinge o respectivo indicador (pneus de automóvel, comerciais e 4x4)

- Respeitar os limites de velocidade legalmente estabelecidos e em nenhum caso, ultrapassar a velocidade definida pelo indicador de velocidade dos pneus que utiliza.

- Respeitar as cargas legalmente estabelecidas e em nenhum caso ultrapassar a carga definida pelo índice de carga dos pneus utilizados.

Quais as vantagens para o consumidor na utilização de pneus reconstruídos?

- Preço:
O preço do pneu reconstruído é significativamente mais baixo do que de pneu novo.

- Segurança:
O utilizador tem a mesma segurança na utilização de pneus reconstruídos que a que tem com pneus novos, desde que estes estejam homologados segundo os regulamentos nº 108 e 109 CEE/ONU.

- As exigências destas certificações são equivalentes às da fabricação de pneus novos.

- O pneu recauchutado, é reconstruído a partir de um pneu usado (carcaça), no entanto só as carcaças de boa qualidade são aproveitadas para recauchutar.

- O pneu recauchutado é um pneu reciclado. Para fazer por exemplo a recauchutagem de um pneu de camião consome-se 68% menos petróleo do que para produzir um pneu novo.

- Duração:
A duração de um bom pneu recauchutado é igual, e em algumas circunstâncias superior à de um pneu novo.

powerPT

detailing since 2005
é tudo munto bonito! :lol:

O pior é que nunca pus nada de recauchutado e nem ponho, ao que vejo!
Pneus a aquecerem e a desfazerem-se, por vezes vemos a recauchutagem nas estradas, de camiões por exemplo, aqueles pedaços de borracha, sim!!!
Além disso não me oferecem a segurança que uns Eagle F1 ou até uns Turanza ER300 oferecem. Até posso dar cabo dos pneus em 15000km que já é normal mas ao menos ando seguro!

jof

Efectivo
Confesso que nunca usei um pneu recauchutado mas tenho ouvido maravilhas.
A questão é, quanto custa um recauchutado e um Eagle F1? Qual o objectivo, carro de "cidade/trabalho" ou viagens com velocidade acima dos 120 km/h e rasgar nas curvas? ;)
Eu sou franco, no meu caso os pneus são caros e à priori/como sempre vou colocar novos mas pronto ;)

yamaha

Detail forever
Boas

prefiro os GSD3 F1 que tenho no meu clio á 7 mil kms

estou muito satisfeito :fixe

powerPT

detailing since 2005
A questão é, quanto custa um recauchutado e um Eagle F1? Qual o objectivo, carro de "cidade/trabalho" ou viagens com velocidade acima dos 120 km/h e rasgar nas curvas?
Não concordo nada!
Tu até a 20 podes ter um azar por causa dos pneus que tens!
Imagina que está orvalho, a estrada como se gelo tivesse. Estás na cidade, vais entrar numa rotunda e olha, pneus de qualidade duvidosa e entras em understeer! A culpa é dos 40km/h a que ias? Pode ser por muita coisa mas são os pneus uma das coisas fundamentais em agarrar o carro ao piso! Existem outras componentes como suspensão, kit de unhas e afins MAS se tens uns bons pneus, ajuda em muito!

A generalidade está-se a marimbar para os pneus, quanto mais barato melhor. Cada um é livre, cada um sabe de si mas na minha opinião e caso pessoal, não poupo um cêntimo em pneus!

Até podes ir na AE, nas calmas, imagina a 100km/h. Aparece-te um lençol de água, os pneus não têm capacidade suficiente de escoamento da água, vais entrar em derrapagem e espetaste pela certa ou apanhas um valente susto!

Claro que não quero generalizar nada mas pelo que vejo e ouço, pneus desses é para fugir!

jof

Efectivo
Concordo a 100% com o que dizes, os pneus são "do mais" importante. Segundo li "o utilizador tem a mesma segurança na utilização de pneus reconstruídos que a que tem com pneus novos, desde que estes estejam homologados segundo os regulamentos nº 108 e 109 CEE/ONU.". Verdade ou não já não sei ;)

crazyscientist

Efectivo
Se não me engano, os pneus recauchutados não podem ser montado no eixo propulsor, por isso devem ter menos resistência ao esforço. Foi coisa que nunca me atraiu, prefiro andar descansado.

FalcaoBranco

Efectivo
Em termos de segurança principalmente pneus nao olho a €... a minha segurança primeiro.

Esse tipo de pneu nao tem nd de vantagens, pelo contrario... isso basicamente é só utilizado por camioes pk uma empresa que tenha uma frota de 30 camioes, se por ex. 10 camioes precisarem de pneus... a cada 5/6 eixos de pneus novos... my god...

BGT

Efectivo
Na minha opinião, mandar recauchutar pneus acho que só compensa qdo uma pessoa anda mts kms (tipo os camiões) em k os pneus duram cerca de um ano.

Não se vão recauchutar pneus com 6 anos pois a estrutura dos pneus já está toda resequida

migueldefender

moderador Jag-Lover
O pior é que nunca pus nada de recauchutado e nem ponho, ao que vejo!
Pneus a aquecerem e a desfazerem-se, por vezes vemos a recauchutagem nas estradas, de camiões por exemplo, aqueles pedaços de borracha, sim!!!
Ora nem mais. Confesso que também não me sentiria nada seguro com este tipo de pneus. Até porque se desse "raia" ninguém se reponsabilizava. Enquanto que um fabricante grande de pneus tem de ter uma boa margem de segurança.

Cumprimentos,

N4nd0

Efectivo
Bem eu tenho camiões em casa e usamos pneus desses mas só atrás, nas galeras! Não são muito fiaveis e de vez em quando vêm-se os azares de borracha saltar! É tudo muito bonito mas só dão mesmo para isso e já se poupa uns valentes euros! Vão ver o preço de um pneu de camião e digam qualquer coisa quando se tem de trocar uns quantos!!!:eek:
Em carros nem pensar, eu não meto! Cada um sabe de si obviamente!:fixe

Black Shine

Efectivo
Bem eu tenho camiões em casa e usamos pneus desses mas só atrás, nas galeras! Não são muito fiaveis e de vez em quando vêm-se os azares de borracha saltar! É tudo muito bonito mas só dão mesmo para isso e já se poupa uns valentes euros! Vão ver o preço de um pneu de camião e digam qualquer coisa quando se tem de trocar uns quantos!!!:eek:
Em carros nem pensar, eu não meto! Cada um sabe de si obviamente!:fixe
Exacto tinha noção que nos camiões só se usava nos rodados traseiros...

Tira-me a curiosidade! Quando um pneu se desfaz o condutor do camião perde o controlo? Como a área de contacto com a estrada é tão grande por rodado... É capaz de não ser tão perigoso quanto isso! Isto claro opinião de quem nunca sequer conduziu nada semelhante!

Num carro meu nunca usei nem faço questão de usar... no caso de um pneu perder o rodado é 1/4 do contacto com o chão que se perde :rolleyes:

Já tive um furo na auto estrada (não foi bem um furo... tinha um prego espetado e com a rotação saiu e perdeu o ar todo) a cerca de 140km/h e não fosse ter segurado o carro tinha ido directo ao separador... e isto em recta imagino se fosse a curvar!

Pneus recauchetados nem no jipe os quero. São mais baratos e isso tudo mas logo a partida são mais pesados que os pneus normais e só justifica mesmo em pneus de camiões e mesmo assim por questão de seguranaça so usam no rodado traseiro. Em máquinas industriais tambem se usam muito.

N4nd0

Efectivo
Exacto tinha noção que nos camiões só se usava nos rodados traseiros...

Tira-me a curiosidade! Quando um pneu se desfaz o condutor do camião perde o controlo? Como a área de contacto com a estrada é tão grande por rodado... É capaz de não ser tão perigoso quanto isso! Isto claro opinião de quem nunca sequer conduziu nada semelhante!
Geralmente não! A recauchutagem é só para os da galera e como são 6(3+3) pneus não costuma haver problema de maior! É mais o estrondo!
Pior é quando as rodas da galera bloqueiam... aí convém ter unhas e principalmente estar atento naquele momento. Vêm-se muitas marcas na estrada disto! As rodas travam todas e o camião tem de encostar sem perder o controlo! Fica bem marcado na estrada os pneus até a berma!

Os pneus cá em casa é assim: para o tractor nas rodas da frente é sempre novos e depois quando se mudam vão para a parte de trás do tractor porque os rodados são duplos e não existe grande perigo! Mas não se usam recauchutados pois vão-se mudado nesta ordem...
Dependendo dos camiões não custuma dar para misturar pneus da galera com o tractor porque os tamanhos são diferentes...;)

Black Shine

Efectivo
Geralmente não! A recauchutagem é só para os da galera e como são 6(3+3) pneus não costuma haver problema de maior! É mais o estrondo!
Pior é quando as rodas da galera bloqueiam... aí convém ter unhas e principalmente estar atento naquele momento. Vêm-se muitas marcas na estrada disto! As rodas travam todas e o camião tem de encostar sem perder o controlo! Fica bem marcado na estrada os pneus até a berma!

Os pneus cá em casa é assim: para o tractor nas rodas da frente é sempre novos e depois quando se mudam vão para a parte de trás do tractor porque os rodados são duplos e não existe grande perigo! Mas não se usam recauchutados pois vão-se mudado nesta ordem...
Dependendo dos camiões não custuma dar para misturar pneus da galera com o tractor porque os tamanhos são diferentes...;)
Esclarecido :D

Boa tarde
O semi reboque que eu utilizo tem pneus recauchutados. Pergunto se fazer a rotação dos pneus, significa vira-los ao contrário...
Cumprimentos