[Dúvida] Polidora orbital

Boas, sempre me dediquei à limpeza e lavagem dos 2 automóveis cá de casa, recentemente descobri que não sou fora do normal nem maluco com a aparencia do automóvel.

Fiquei fascinado com o polimento de pintura, e estou interessado em aprender para mim.

Recebo na amanha todo o material que preciso.

A minha duvida é que pulidora escolher, quer dizer por acaso já comprei uma, mas dá ideia de quando acentar aquilo no carro, vai logo parar , o prato é solidario com o eixo do motor, mas se o perssionar contra a mão aquilo não gira:confused:

deixo aqui o link onde podem ver a que comprei para me poderem dar as vossas opiniões.

http://www.einhell.com/englisch/englisch.aspx?search=car+polish&x=0&y=0# (einhell Rotating Sander BT-RS 420 E)

Sinto -me muitíssimo tentado a começar logo por uma rotativa, embora tenha algum receio...

o que me dizem desta:

http://www.einhell.com/englisch/englisch.aspx?search=car+polish&x=0&y=0# (einhell Polishing and grinding machine BT-PO 1100 E)

Muito obrigado Caríssimos colegas de hobby;)

Última edição:
Bem antes de mais começar logo pelo polimento é um pouco arriscado.

Antes de mais aprender a lavar bem o carro, é essencial. Depois e para fazer polimento convém descontaminar.

Quanto as maquinas, a primeira poderia servir, mas parece que não tem controlo de velocidade e o prato não dá para alterar o tamanho, duas limitações.

Quanto a segunda uma rotativa, dá mas é arriscado para quem vai polir pela primeira vez.

Se queres começar a polir podes sempre ver está maquina Car Care Europe :: Pulidoras y sus accesorios :: Pulidora Dual Action Polisher DAP500

Mas ouve outras opiniões pois eu ainda não cheguei a essa fase.

Já agora podes pasar em Comunidade - Forum Detalhe.net e fazer a tua apresentação.

Olá de novo!

Quanto a lavagem não há problema! Acho que já faz parte de mim! Sempre tratei do meu carro ao máximo tenho 22 anos e desde mais miudo lavava o "carro cá de casa" todas as semanas. Ao fim de tantas lavagens fui adquirindo por mim mesmo à custa do treino, alguns dos principios básicos de bem lavar o automóvel!

Agora não sabia que existia tanta gente assim, sempre fui gozado por ser um bocado maricas com o carro, mas não tenho culpa gosto mesmo de andar à volta dele a tratá-lo.

Já tenho todo o material, já experimentei os poderes da claybar e já experimentei a tal maquina, tudo numa pequena área do tejadilho.

Fiquei surpreendido com as maravilhas da claybar!

Quanto à máquina é uma boa desilusão, o velcro de agarrar as esponjas soltou-se do prato, e não consegui tirar riscos quase nenhuns!

Fiquei um bocado frustrado, ainda para mais aquilo deixou de girar por quasa do velcro!

Gostava de uma opinião vossa , no sentido de me ajudarem a escolher uma coisa eficaz e não muito cara, já gastei 250 euros na carecar só em produtos.

Muito obrigado!

Painkiller

Top Gear addicted
Bem vindo Larbac.

Parece que também tens o "bichinho" das limpezas que de uma maneira ou de outra nos trouxe aqui :p
Aconselho-te a dar uma BOA vista de olhos pelos tópicos fixos do fórum que contém muita informação.
Em relação às lavagens, eu e todos nós aqui achávamos que sabíamos lavar os nossos carros em condições mas a verdade é que havia sempre algo que não estava correcto :roll:

A máquina que compraste não é aconselhada para polir por 2 razões:
Não possui potencia suficiente, e devido à qualidade das esponjas ou boinas podes estragar mais do que arranjar. Eu sei o que estou a dizer porque na altura em que estava para descobrir este site, com a pressa de começar, usei uma máquina dessas e não consegui polir nada, pelo contrário!
A outra máquina também não é aconselhada porque sendo uma rotativa deve ser usada por um utilizador experiente já que com este tipo de polidora facilmente se arruína uma pintura. E também porque este modelo em questão pesa 4,4kg o que faz dela muito pesada!
Começa por adquirir (se ainda não o fizeste) todo o material necessário para uma lavagem correcta, seja em forma de um kit já feito aqui, ou em separado com os produtos de que mais gostas, aqui.
Não te esqueças da toalha Waffle Weave para secar a máquina.

Não tenhas pressa em polir, o tempo é amigo da perfeição :)

:detalhe

Muito obrigada pela atenção Painkiller!

Em relação ao material tenho mesmo tudo, mandei vir todos os produtos necessários, bem como as esponjas e os três polish da Einszett, já usava os panos de microfibra à muito tempo ;)

Sei que se calhar vos pareço um pouco apressado, mas não levem a mal é que não querendo parecer presunçoso como acho que a rotina de lavagem já está tão dentro de mim e sempre que lavo o carro, faço o ao máximo, estou ancioso por começar a tirar uns ligeiros swirls que só estão lá porque o carro não foi sempre meu.

Alias vou postar aqui umas imagens do meu menino, são umas fotografias que tirei em janeiro de 2008 altura em que os meus pais me compraram o carro, só para voces verem o que acham de aspecto, só não tenho é fotos "a caçar as imperfeiçoes".

Muito obrigado mais uma vez! Agradeço a paciência! :fixe

Tudo é:

Luva em pele de ouvelha da mothers

Sonax shampoo

Os dois baldes

E toalhas de microfibra bem macias e felpudas

Ah e água tambem!;)

Método de lavagem
Há muito tempo que lavo assim o carro:
Na garagem, com o carro à temperatura ambiente (sem a chapa estar quente) dou-lhe um bom banho de pressão só com àgua morna para lhe tirar tudo o que possa;

Depois aplico tenho um borrifador onde faço uma diluição do sonax de maneira a ficar um pouco mais concentrado que no balde;
Aplico aquilo ao carro todo e deixo actuar, enquanto preparo um balde com agua quente sem shampo e outro com shampo(tambem com agua morna, (quae quetinha);

Depois é "Luva-lo" todo com calma e carinho (antes usava uma esponja forada a microfibra bem felpuda), numa mão tenho a luva e com a outra à medida que vou limpando, vou sempre passando cuidadosa e amigavelmente a mão pela chapa, de forma a garantir que a superfície fica bem macia e limpa.

Começo pelo tejadilho, e passo o logo por agua e faço o mesmo a todos os paineis.

No final vejo se está tudo bem e repito a dose com a diferença de fazer o carro todo de seguida.

Para facilitar a secagem retiro o terminal da mangueira e passo a agua de maneira a que esta escorra e leve a maior parte das gotinhas, e depois com panos microfibra seco o carro todo, tenho sempre o cuidado de secar o interior das portas todas que dependendo da estação do ano é lavado com rigoroso cuidado 1 a 2 vezes por mês.

Aqui à uns anos depois de secar punha pronto antiestático, fazias de quickdetail:p, nunca tive razões de queixa, agora uso um quickdetail da mothers.
Tratar das borrachas no fim, e dos plasticos, antes usava uma cera de abelha da redex =$ que diga-se de passagem era espetacular, dava era algum trabalho para se conseguir um acabamento homogéneo.
Os vidros usava uma espuma da einszett que um amigo me tinha arranjado umas latas, nem conhecia a marca, eram um bocado antigas, mas aquilo era espetacular, depois acabaram e uso ajax =$, agora já tenho invisible glass e glass polish da einzett.

O que o detalhe me troxe de novo e que eu não estou à vontade é a selagem de pintura, que nunca fiz, pelo menos com selante tipo gorjet, mas já usava a cera.

No que diz respeito ao interior:
Aspiração e limpeza do pó todos os de 3 em tres semanas trago os tapetes para casa e lavo-os na banheira.
No meu carro os vidros só andão abertos em zonas não poluídas por gases de escape, ando sempre com ar condicionado.

e pronto, nunca os estaciono em paralelo se virem nalgum daqueles parques dos centros comercias um carro bem longe da entrada, provavelmente é o meu, ou o vosso talvez ;), nunca irão ver o meu carro debaixo de uma árvore na primavera e no verão.

E pronto é assim quero ver se ponho aqui algumas fotos

Obrigado!

Desculpem a ignorância não consigo por aqui uma imagem (foto)

podiam ajudar?

Última edição:

Painkiller

Top Gear addicted
Sim senhor vais lançado :p

A lavagem à primeira vista parece correcta, mas de qualquer forma vê os tópicos fixos, nomeadamente a Videoteca do Detalhe que na altura em que eu comecei foi uma grande ajuda.
Não à nada como ver fazer :)

Assim até já ficas com uma ideia de como se deve polir, no entanto, volto a insistir que não deves usar a máquina que compraste pois corres o risco de estragar mais do qe arranjar.
Vai fazendo as manutenções, ganha prática na aplicação do selante, e da cera, e depois, com tempo vais juntando guito para uma orbital de qualidade, mais algumas esponjas e panos, e assim quando fores polir pela primeira vez, sabes que tens tudo, até a certeza de que estás a fazer tudo bem! :fixe

:detalhe

Boa Noite!:)

A Dap 500, é boa? É eficaz?

Estou a pensar gastar mais umas poupaças e comprar uma, é mais um sacrificio mas pronto =\

Arranjei um capô de um pegeout 405 preto, e está mesmo bom para aprender! Ainda tem a pintura de origem e é preto;) dá mesmo bem para ver resultados!

Preciso mesmo de uma opinião, estou em pulgas :p

Muito obrigado caros amigos ;)

Tom106

Moderator
Se fizeres uma pesquisa pelo forum, vais encontrar algumas coisas sobre a maquina.

Ps. Capot de um 405??? :p

Sim o carro era de 93 fui buscar aquilo a uma oficina, tive a sorte de encontrar um senhor super simpático que me ofereceu o capô tem uma batida à frente, mas até está bem de pintura, muito bem até, cheinho de swirls, daqueles bem intensos :p. Tem uma boa área para experimentar, aquilo é que era bom para eu treinar uma rotativa, mas depois hei de arranjar outro ;p, cada coisa a seu tempo!

Pode ser que seja de um carro alemão, assim treino com um verniz mais duro :p

A ideia é para a massa de acabamento. Quero passar clay bar e depois venero da laboscosmetica, era para esse efeito.

Enviado do meu ASUS_I01WD através do Tapatalk

Detalhe

Administrador
Staff
A ideia é para a massa de acabamento. Quero passar clay bar e depois venero da laboscosmetica, era para esse efeito.

Enviado do meu ASUS_I01WD através do Tapatalk
O Venere não é um polish funciona como uma base para a proteção e a melhor forma de o aplicar é mesmo à mão.