Polir... com berbequim também dá??

Estado
Não está aberto para novas respostas.
:x
Gostaria de saber e consultem o tópico "Polidoras Orbitais qual a melhor e porquê?" porque criticam as rpm's da máquina que eu falei.
Vou deixar um exemplo muito falado no forum :

Vou só dar o Exemplo das Polidoras da Bosch

PEX 420 AE

Dados técnicos

Base da lixa-Ø: 150 mm

Número de oscilações: 5.000 / 16.000 1/min

Excentricidade: 2,50 mm

Potência nominal absorvida: 420 W

Peso: 1,9 kg

Depois disto posso dizer que a do meu amigo é de formato identico a uma Rotex Festool e as caracteristicas são as seguintes:

Potência 800 W (reais/efectivos)
Selector de velocidades graduado (1 a 6)
Em função rotativa 2.800 a 11.000 rpm
Peso 2,2 Kg
Diâmetro de base 125 mm (velcro)
Diâmetro de aspiração 27mm
Pegas reversíveis

Agora alguém que me explique de maneira clara o pq? de não prestar se já vi o trabalho final e saiu optimo.

Detalhe

Administrador
Staff
Como já disse, rotações acima das 1500 raramente se usam para polir. A 2800 rpm podemos muito rápidamente limpar a camada de verniz ou no mínimo queimá-la. Isto são factos.
Um polidora rotativa (parecida com uma rebarbadeira) começa normalmente nas 750 rpm e pode ir até 2200-2500 rpm. Acima disto não se usa e é perigosissimo para o acabamento.

JeTBoy

Roverista Efectivo
Eu quando uso a rotativa trabalho sempre entre as 1000 e as 1500 rpm, imagine-se trabalhar acima das 2800 rpm (a minha rotativa nem lá chega!!)
Está respondido! Essa rebarbadora não serve, atinge velocidades angulares muito elevadas.. :?

Já agora, SuperTDi, alguma experiência "fascinante" com rotativas?
Espero que não tenha sido no teu VW :oops:

Detalhe

Administrador
Staff
Joaquim Pereira disse:
:x
Gostaria de saber e consultem o tópico "Polidoras Orbitais qual a melhor e porquê?" porque criticam as rpm's da máquina que eu falei.
Vou deixar um exemplo muito falado no forum :

Vou só dar o Exemplo das Polidoras da Bosch

PEX 420 AE

Dados técnicos

Base da lixa-Ø: 150 mm

Número de oscilações: 5.000 / 16.000 1/min

Excentricidade: 2,50 mm

Potência nominal absorvida: 420 W

Peso: 1,9 kg

Depois disto posso dizer que a do meu amigo é de formato identico a uma Rotex Festool e as caracteristicas são as seguintes:

Potência 800 W (reais/efectivos)
Selector de velocidades graduado (1 a 6)
Em função rotativa 2.800 a 11.000 rpm
Peso 2,2 Kg
Diâmetro de base 125 mm (velcro)
Diâmetro de aspiração 27mm
Pegas reversíveis

Agora alguém que me explique de maneira clara o pq? de não prestar se já vi o trabalho final e saiu optimo.
Joaquim, nas orbitais falamos de órbitas por minuto (OPM) não rotaçães por minuto (RPM). Duma forma simplista seriam vibrações por minuto :)

SuperTDI

Efectivo
Espero que não tenha sido no teu VW
Não! Ainda não mexi sequer em nenhuma. :lol: Embora às vezes a systec quase pareça uma! :D

Para o ano (talvez mesmo só meio/fim) estou a pensar fazer o upgrade da minha bela Systec para a Makita Orbital/rotativa (não me recordo agora do modelo)! Mas claro, antes de a experimentar em modo rotativa num carro, tenho de ir ao ferro-velho fazer muitos testes! :D

Agradeço a todos pelos comentarios e pelas dicas que me deram, continuo a dizer que esse meu amigo utiliza uma rebarbadora/polidora.

Pelos vistos está a cometer um grande erro, mas o que é certo é que o carro está com um óptimo aspecto, só não sei se com a continuação ele vai dar cabo da pintura.

:cool: BOM NATAL para todos

JeTBoy

Roverista Efectivo
Não! Ainda não mexi sequer em nenhuma. Embora às vezes a systec quase pareça uma!

Para o ano (talvez mesmo só meio/fim) estou a pensar fazer o upgrade da minha bela Systec para a Makita Orbital/rotativa
Livra! parece que me andaste a ler os pensamentos :lol:

SuperTDI

Efectivo
:lol:

Está feito. Arranja-se uma espécie de group buy, nem que seja aqui para os dois cromos! :twisted: :mrgreen:

SuperTDI disse:
Espero que não tenha sido no teu VW
Não! Ainda não mexi sequer em nenhuma. :lol: Embora às vezes a systec quase pareça uma! :D

Para o ano (talvez mesmo só meio/fim) estou a pensar fazer o upgrade da minha bela Systec para a Makita Orbital/rotativa (não me recordo agora do modelo)! Mas claro, antes de a experimentar em modo rotativa num carro, tenho de ir ao ferro-velho fazer muitos testes! :D
Makita BO6040 :cool:

Estado
Não está aberto para novas respostas.