[Questão] Poluição industrial (overspray?) sobre pintura com protecção cerâmica - como remover?

Bom dia caríssimos,

Sou um recente membro desta comunidade, mas tenho um problema/dúvida há já algum tempo que ainda não consegui resolver.
O sítio onde tenho (obrigatoriamente) que deixar o meu carro todos os dias é numa zona industrial, na qual o mesmo fica exposto a contaminações industriais que provêem de fábricas vizinhas. Esta contaminação resulta de processos de pintura industriais, as quais são expelidas para a atmosfera, acabando por se depositarem sobre todas as superfícies do carro.
Pelo que consegui apurar, tratam-se de partículas de tinta (base água e epoxy) e protecções anticorrosivas à base de zinco (primário e metalização).

Logo após comprar o carro (novo), foi aplicada uma protecção cerâmica, na esperança de que estas partículas não aderissem à pintura e que saíssem com facilidade durante as lavagens.
A verdade é que, embora a protecção cerâmica possa ter ajudado um pouco, esta não é suficiente e muitas das contaminações ficam agarradas à pintura.

Após 2-3 meses de exposição a estes contaminantes, o carro fica como uma "lixa".
Para os vidros, a clay bar resulta a 100%, mas para a pintura parece-me que este método é demasiado agressivo.

A minha questão é: alguém aqui no fórum tem alguma experiência semelhante a esta? O que fazer para resolver definitivamente este problema?
Será que passar, frequentemente, uma clay bar muito fina poderá ajudar a manter o carro decente, sem danificar a pintura (não quero ter que polir cada vez que passe a clay bar...)?
Tenho lido alguma coisa sobre as “clay towels”: alguém já experimentou? Fazem menos riscos que a tradicional clay bar?

Custa ver um Série 5 G30 com 4 meses a ficar “velho” tão depressa :sad:

Detalhe

Administrador
Staff
Re: Poluição industrial (overspray?) sobre pintura com protecção cerâmica - como remo

Se estivesse nessa situação o que tentaria fazer seria, no caso da proteção ter sido com Gyeon MOHS, após cada lavagem, passar o Cure para manter ao máximo as propriedades anti aderentes. Acredito que desta forma se conseguiria remover facilmente esse tipo de contaminação ao lavar.
As luvas descontaminantes causam mais marcas que uma boa clay.

Re: Poluição industrial (overspray?) sobre pintura com protecção cerâmica - como remo

O material epóxico para agarrar é lixado.
O que posso aconselhar, caso não o faças, é lavar o carro mais vezes.
E mesmo assim...
É que são tintas catalisadas que secam num instante e aderem bem.

@detalhe

Nem mesmo com o Cure...
Lavo carro "a fundo" todas as semanas ou num intervalo máximo de 15 dias. Entretanto, todas as semanas (por vezes, mais que uma vez por semana...) passo o jacto de água pelo carro para não deixar acumular muita contaminação.
Sempre que lavo o carro a sério, aplico o Cure no fim, mas não resolve.

Nota-se que a protecção ajuda, mas não evita a 100%... E depois é tipo bola de neve: onde agarrou contaminantes, deixa de existir protecção.

O carro foi protegido com Gyeon Durabead.

O material epóxico para agarrar é lixado.
O que posso aconselhar, caso não o faças, é lavar o carro mais vezes.
E mesmo assim...
É que são tintas catalisadas que secam num instante e aderem bem.
Já lavo quase todas as semanas e algumas "lavadelas" apenas com jacto de água durante a semana.
Não posso (nem quero) ter que lavar o carro todos os dias... :sad:

Nem mesmo com o Cure...
Lavo carro "a fundo" todas as semanas ou num intervalo máximo de 15 dias. Entretanto, todas as semanas (por vezes, mais que uma vez por semana...) passo o jacto de água pelo carro para não deixar acumular muita contaminação.
Sempre que lavo o carro a sério, aplico o Cure no fim, mas não resolve.

Nota-se que a protecção ajuda, mas não evita a 100%... E depois é tipo bola de neve: onde agarrou contaminantes, deixa de existir protecção.

O carro foi protegido com Gyeon Durabead.

Detalhe

Administrador
Staff

Caríssimos,

Poderá o SOFT99 MICRO LIQUID COMPOUND ser uma solução para remover o overspray, sem riscar e sem ter que fazer polimentos posteriores?

http://www.alojadodetalhe.pt/glazes...ompound-dark-paint-cleaner-cores-escuras.html

De qualquer modo, acredito que isto remova a protecção cerâmica, certo?

Agradeço as vossas opiniões.
Ainda que não remova à primeira, vai enfraquecendo-a.

Detalhe,

Obrigado pelo feedback.
E quanto à eficiência do produto na remoção deste tipo de contaminação? Alguma ideia?

Obrigado

Caríssimos,

Poderá o SOFT99 MICRO LIQUID COMPOUND ser uma solução para remover o overspray, sem riscar e sem ter que fazer polimentos posteriores?

http://www.alojadodetalhe.pt/glazes...ompound-dark-paint-cleaner-cores-escuras.html

De qualquer modo, acredito que isto remova a protecção cerâmica, certo?

Agradeço as vossas opiniões.
Quem te aplicou a proteção?

Detalhe

Administrador
Staff

Detalhe,

Obrigado pelo feedback.
E quanto à eficiência do produto na remoção deste tipo de contaminação? Alguma ideia?

Obrigado
Não posso opinar pois nunca o experimentei nesse tipo de contaminação.

ClaudioBrDr,

A protecção foi aplicada por um profissional.

ClaudioBrDr,

A protecção foi aplicada por um profissional.
Nesse caso aproveita que pagaste um serviço profissional e procura o teu detailer para pedir ajuda e esclarecimentos. Há malta que pede ajuda por não querer gastar dinheiro em detalhistas, no teu caso é diferente.

Muito interessante sua dúvida, eu nunca tinha ouvido falar de um caso assim parecido. Acontece que logo depois que as pessoas compram seus carros, geralmente se aplica mesmo uma proteção de cerâmica na pintura, já normalmente. Com o que você fez, talvez isso realmente não ajude muito, mas essas clay towels talvez ajudem mesmo. Se eu fosse você, tenho um Série 5 G30 ficando velho por conta disso, eu faria o seguinte: acessaria empresas como a grabe.com.br que cuidam de equipamentos industriais e veria se eles têm algo que possa ajudar você de maneira mais prática e permanente, sem te dar tanto trabalho.

Última edição: