Processo após nova pintura

Viva amigos. Conheco o conceito de detalhe automóvel á muito tempo, mas só agora queria iniciar o mesmo no meu carro, portanto sou novo nisto.
Vou mandar pintar o meu carro, todo preto e gostava de saber o que fazer após essa pintura para manter o bom estado da mesma.
Talvez não deva mexer logo após a nova pintura, talvez deva mexer apenas após duas semanas e era isso que eu queria que me esclarecessem.

O meu plano era:

- Fazer uma lavagem normal (Pre Lavagem, lavagem manual e secagem)
- Não sei se será o caso, mas fazer descontaminação com claybar, se realmente for necessário dependendo do estado do carro
- Aplicar um glaze
( A minha dúvida aqui é que comprei um shampoo, que penso eu ser shampoo mas já me disseram que é um glaze.
É o Black Light da chemical Guys, e eles lavam o carro com este produto. https://www.youtube.com/watch?v=yxvT5YS95Bs
Portanto, devo eu fazer lavagem normal com este producto? Não sei muito bem o conceito de glaze, mas penso que este producto não sirva para isto https://www.chemicalguys.com/Black_Light_Car_Wash_Soap_16_oz_p/cws61916.htm?Click=18676&utm_source=Social&utm_medium=YouTube&utm_campaign=CWS61916)

- Aplicar cera (Estou aberto a sugestões)
- Aplicar Cera em Spray (Estou aberto a sugestões)
- Aplicar Quick Detailer (Estou aberto a sugestões)

Desta maneira penso eu conseguir manter a pintura protegida e brilhante. Obrigado desde já :fixe
 
Olá,

O carro vai ser pintado em estufa?
Sendo uma pintura geral, espero bem que sim:)

Durante os primeiros 3 meses, tirando as lavagens normais, não fazes nada.
A única coisa que pode ser feita é uma eventual lixagem e polimento de correcção para remover lixos, escorridos, casca de laranja, etc.
Sempre com materiais livres de silicone, polimeros, ceras, e po aí fora.
Esta é a minha opinião.
Vamos ver o que dizem os outros.


Cumprimentos,

José
 
Nunca me recordo disto mas penso que ceras naturais podem ser usadas no processo de cura da pintura.
Os especialistas em pinturas que venham até aqui.
 
Olá,

O carro vai ser pintado em estufa?
Sendo uma pintura geral, espero bem que sim:)

Durante os primeiros 3 meses, tirando as lavagens normais, não fazes nada.
A única coisa que pode ser feita é uma eventual lixagem e polimento de correcção para remover lixos, escorridos, casca de laranja, etc.
Sempre com materiais livres de silicone, polimeros, ceras, e po aí fora.
Esta é a minha opinião.
Vamos ver o que dizem os outros.


Cumprimentos,

José
Boa tarde, sim o carro vai ser pintado em estufa.
Ou seja, segundo você me diz, apenas ocorro ás lavagens com água e shampoo e secagem? Nada de detail?
Obrigado
 
O detalhe engloba também a lavagem e secagem. Portanto detalhe há. Relativamente à protecção é que há questões relativamente à cura. A ver se vêm os peritos. :)
 
Como disse a Alves também não sei se uma cera natural poderá ou não ser aconselhável numa pintura recente.
Atenção que uma pintura, mesmo em estufa, não é o mesmo que de origem.
 
Já se disse aqui pelo fórum que se deve esperar um mês...
O nome Blacklight é aplicado a vários produtos da Chemical Guys. De qualquer maneira, se diz shampoo na embalagem, é shampoo.
Para simplificar as coisas, está-se a confudir entre BlackLight Hybrid Radiant Finish - shampoo com o BlackLight ShowGlaze - glaze
 
Se o carro for pintado no imediato, com as temperaturas actuais 1 mês será suficiente, até lá convém não aplicar nenhuma cera seja "natural" (que nunca é só natural) ou sintética. Qualquer tipo de correção, lixagem polimento também adiava 1 mês.
 
Era mesmo a tua opinião que esperava Cláudio, sendo tu expert na matéria. Então não se pode mesmo proteger com nada...
 
Se o carro for pintado no imediato, com as temperaturas actuais 1 mês será suficiente, até lá convém não aplicar nenhuma cera seja "natural" (que nunca é só natural) ou sintética. Qualquer tipo de correção, lixagem polimento também adiava 1 mês.
Sim, o carro vai ser pintado este mês, mas na verdade, hoje em dia, isto parece um pais tropical.
Sendo assim, recorro apenas á lavagem com o black light shampoo, luvas e panos microfibras e secagem, e espero 1 mes para fazer o detail aprofundado.
De qualquer das maneiras, passado o tal mês, aconselham me a fazer o detail como publiquei logo no primeiro post? Sendo a pintura nova...

Obrigado pelas respostas :fixe
 
Sim, o carro vai ser pintado este mês, mas na verdade, hoje em dia, isto parece um pais tropical.
Sendo assim, recorro apenas á lavagem com o black light shampoo, luvas e panos microfibras e secagem, e espero 1 mes para fazer o detail aprofundado.
De qualquer das maneiras, passado o tal mês, aconselham me a fazer o detail como publiquei logo no primeiro post? Sendo a pintura nova...

Obrigado pelas respostas :fixe
Não precisas do quick detailer depois da lavagem. Aliás, até podes nem precisar de um quick detailer para nada, a não ser que sejas minuncioso ao ponto de querer retirar qualquer tipo de sujidade no carro entre as lavagens (pó ou outra sujidade mais pequena, ex. cagadelas de pássaro - importante, mas para isto tens outras alternativas).
E a cera em spray serve como manutenção nas lavagens seguintes a aplicares a cera de maior durabilidade (uma Collinite, Fusso, etc). Não faz sentido aplicares logo depois de já teres aplicado a cera "primária".
 
Última edição:
Não precisas do quick detailer depois da lavagem. Aliás, até podes nem precisar de um quick detailer para nada, a não ser que sejas minuncioso ao ponto de querer retirar qualquer tipo de sujidade no carro entre as lavagens (pó ou outra sujidade mais pequena, ex. cagadelas de pássaro - importante, mas para isto tens outras alternativas).
E a cera em spray serve como manutenção nas lavagens seguintes a aplicares a cera de maior durabilidade (uma Collinite, Fusso, etc). Não faz sentido aplicares logo depois de já teres aplicado a cera "primária".
Então, faço só lavagem e cera para proteger?

Dúvida: A cera, além de proteger a pintura, faz com que a sujidade/água nao adira ao carro, correcto? Ou seja, não será necessário fazer este tipo de trabalho todos os meses?
 
Então, faço só lavagem e cera para proteger?

Dúvida: A cera, além de proteger a pintura, faz com que a sujidade/água nao adira ao carro, correcto? Ou seja, não será necessário fazer este tipo de trabalho todos os meses?
A ordem que tu colocaste no primeiro post está correcta, mas na minha opinião há passos que podes saltar:
Lavagem - (Descontaminação) - (Glaze) - Proteção

A necessidade de descontaminação, como bem disseste, dependerá de uma análise preliminar. Apesar de ser um passo aconselhável, é preciso considerar que a descontaminação física com clay bar pode introduzir riscos. E como não estás a pensar polir, se possível, eu saltava essa parte.
A glaze também não é completamente necessária. Dá um bom look e eventualmente preenche algumas irregularidades, mas tem a desvantagem de poder diminuir a durabilidade da cera colocada em cima (a maioria das ceras aderem melhor a uma superfície completamente limpa).

Quanto à questão da sujidade: O que terás é, principalmente, uma repelência dos líquidos, e eventualmente uma ligeira repelência ao pó - mas isso depende da cera e da sua consituição química (nomeadamente o potencial zeta, entre outras coisas que não interessa falar aqui)... Na prática, o carro fica sujo na mesma, mas a sujidade sai mais facilmente. Na maioria das ceras convém reaplicares, no mínimo, 2 vezes ao ano. Entre essas alturas, se lavares o carro com uma luva adequada, método dos dois baldes, e depois aplicares a cera em spray, é mais do que suficiente.
Claro que haverá aqui quem tenha uma opinião diferente (os mais aficionados pelo detalhe), mas considera sempre que a partir daqui qualquer etapa adicional te trará mais custos e trabalho. Tudo dependerá do quanto pretendes empenhar-te, e quanto tempo, e dinheiro, queres dedicar ao teu carro.
 
Última edição:
A ordem que tu colocaste no primeiro post está correcta, mas na minha opinião há passos que podes saltar:
Lavagem - (Descontaminação) - (Glaze) - Proteção

A necessidade de descontaminação, como bem disseste, dependerá de uma análise preliminar. Apesar de ser um passo aconselhável, é preciso considerar que a descontaminação física com clay bar pode introduzir riscos. E como não estás a pensar polir, se possível, eu saltava essa parte.
A glaze também não é completamente necessária. Dá um bom look e eventualmente preenche algumas irregularidades, mas tem a desvantagem de poder diminuir a durabilidade da cera colocada em cima (a maioria das ceras aderem melhor a uma superfície completamente limpa).

Quanto à questão da sujidade: O que terás é, principalmente, uma repelência dos líquidos, e eventualmente uma ligeira repelência ao pó - mas isso depende da cera e da sua consituição química (nomeadamente o potencial zeta, entre outras coisas que não interessa falar aqui)... Na prática, o carro fica sujo na mesma, mas a sujidade sai mais facilmente. Na maioria das ceras convém reaplicares, no mínimo, 2 vezes ao ano. Entre essas alturas, se lavares o carro com uma luva adequada, método dos dois baldes, e depois aplicares a cera em spray, é mais do que suficiente.
Claro que haverá aqui quem tenha uma opinião diferente (os mais aficionados pelo detalhe), mas considera sempre que a partir daqui qualquer etapa adicional te trará mais custos e trabalho. Tudo dependerá do quanto pretendes empenhar-te, e quanto tempo, e dinheiro, queres dedicar ao teu carro.
Obrigado pela atenção mais uma vez.
Então neste caso irei mesmo optar só pela lavagem, glaze e cera. (Caso seja necessário faço descontaminação, depois polimento e depois cera)
Sendo assim após este trabalho mais aprofundado (Lavagem, descontaminação, polimento, cera), depois de o fazer, apenas tenho de fazer a lavagem normal (metodo de 2 baldes) + cera em spray quando vejo que o carro precisa?
E de 6 em 6 meses (mais ou menos) aplico cera normal?
Obrigado mais uma vez:god
 
Obrigado pela atenção mais uma vez.
Então neste caso irei mesmo optar só pela lavagem, glaze e cera. (Caso seja necessário faço descontaminação, depois polimento e depois cera)
Sendo assim após este trabalho mais aprofundado (Lavagem, descontaminação, polimento, cera), depois de o fazer, apenas tenho de fazer a lavagem normal (metodo de 2 baldes) + cera em spray quando vejo que o carro precisa?
E de 6 em 6 meses (mais ou menos) aplico cera normal?
Obrigado mais uma vez:god
Ora essa, nada que agradecer.
Isso mesmo. Pelo menos é o método mais comum e o que eu costumo seguir também. Dependendo da cera que escolheres, pode ser conveniente aplicares um selante primeiro. Mas se usares só a cera já é muito bom, melhor do que 99% dos carros que aí andam.
 
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