Processo de secar a viatura

Boa noite,
Para ajudar a secar o carro e não ficar com as marcas de água pode se usar um QD qualquer , ou mesmo uma cera líquida? Vai ajudar a secar e evitar marcas de água e até riscos que a toalha possa provocar? É assim?
 
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A melhor forma é secar a maior parte usando o método do fio de água. Depois, usando uma toalha em condições, secar o que reste de água deslizando-a na superfície. Quanto aos escorrimentos que sempre vai haver nos retrovisores, etc é voltar ao fim de meia hora com um pano e um qd e limpar. Para secar basta isto.
 
A melhor forma é secar a maior parte usando o método do fio de água. Depois, usando uma toalha em condições, secar o que reste de água deslizando-a na superfície. Quanto aos escorrimentos que sempre vai haver nos retrovisores, etc é voltar ao fim de meia hora com um pano e um qd e limpar. Para secar basta isto.
Desculpe a sinceridade mas toalhas em condições para secar acho que não existem,
Já experimentei várias e tem que se fazer uma data de passagens pelo carro e uma toalha nunca chega porque fica ensopado em água
 

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Desculpe a sinceridade mas toalhas em condições para secar acho que não existem,
Já experimentei várias e tem que se fazer uma data de passagens pelo carro e uma toalha nunca chega porque fica ensopado em água
Algo falhará pois ainda à dias sequei um A6 (que não é pequeno) com uma Beast da Workstuff e nem uma vez a espremi. Sem falar das Monster ou King, ou algumas de outras marcas.
 
Boas, um Qd ou um waterless wash são essenciais no processo de secagem, para evitar os microrriscos. Por muito boa que seja a toalha e por muito boa que seja a técnica, sempre que tocas na pintura estás a riscá-la, quanto a isso não há nada a fazer… Os produtos e técnicas do detalhe existem para minimizar os riscos, mas não conseguem evitá-los. É claro que sem os produtos adequados e sem as técnicas corretas, ao fim de 2 ou 3 anos, um carro irá parecer ter uns 10 anos. Enquanto que com os produtos, acessórios e técnicas corretas um carro com 10 anos irá parecerá ter 2 ou 3 anos.
Na lavagem com champô, não existe outra maneira de retirar toda a sujidade sem o contacto com a luva. Pelo menos até ao momento ainda ninguém inventou uma maneira de lavar a viatura sem contacto. As máquinas de pressão, infelizmente, nunca retiram toda a contaminação. Daí que as pessoas que lavam os carros só no elefante apresentam a pintura áspera, carregada de contaminação.
Quanto à secagem, existem secadores próprios para o efeito. São caros e só funcionam se tiveres o carro protegido com um bom selante ou coating. Pois de contrário, demoram tanto tempo a empurrar a água que levam à formação de depósitos de calcário na pintura.
Em suma, usa a dry me crazy da microfibermadness ou a aquadeluxe da Autofinesse, técnica do encosto com um QD que lubrifique (há QD no mundo do detalhe que não lubrificam nada). Claro que terás de ter uma dry me crazy jr. para rematar (1 toalha nunca chega). E com estas toalhas não precisas de escorrer a água, já de outras marcas... no coment...
 
Boas, um Qd ou um waterless wash são essenciais no processo de secagem, para evitar os microrriscos. Por muito boa que seja a toalha e por muito boa que seja a técnica, sempre que tocas na pintura estás a riscá-la, quanto a isso não há nada a fazer… Os produtos e técnicas do detalhe existem para minimizar os riscos, mas não conseguem evitá-los. É claro que sem os produtos adequados e sem as técnicas corretas, ao fim de 2 ou 3 anos, um carro irá parecer ter uns 10 anos. Enquanto que com os produtos, acessórios e técnicas corretas um carro com 10 anos irá parecerá ter 2 ou 3 anos.
Na lavagem com champô, não existe outra maneira de retirar toda a sujidade sem o contacto com a luva. Pelo menos até ao momento ainda ninguém inventou uma maneira de lavar a viatura sem contacto. As máquinas de pressão, infelizmente, nunca retiram toda a contaminação. Daí que as pessoas que lavam os carros só no elefante apresentam a pintura áspera, carregada de contaminação.
Quanto à secagem, existem secadores próprios para o efeito. São caros e só funcionam se tiveres o carro protegido com um bom selante ou coating. Pois de contrário, demoram tanto tempo a empurrar a água que levam à formação de depósitos de calcário na pintura.
Em suma, usa a dry me crazy da microfibermadness ou a aquadeluxe da Autofinesse, técnica do encosto com um QD que lubrifique (há QD no mundo do detalhe que não lubrificam nada). Claro que terás de ter uma dry me crazy jr. para rematar (1 toalha nunca chega). E com estas toalhas não precisas de escorrer a água, já de outras marcas... no coment...
Marco Pereira, sabes se quando se lava
O carro no elefante e no final se passa a água que eles dizem ser descalcificada, se isso evita a formação das famosas marcas de calcário mesmo não secando morfina com toalha?

Já agora o que é a técnica do encosto

Obrigado pela partilha
 
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Sim, essa água não deixa marcas pq não tem minerais, eles retiram os minerais da água através de um processo chamado osmose, ou osmose inversa. Existem aparelhos que fazem isso e podes colocar em tua casa. Numa casa de canalização compras um aparelho por 150 euros, mais ou menos. No entanto, esses aparelhos produzem pouca água, não produzem água suficiente para teres pressão suficiente para enxaguares o carro. Em alternativa, podes comprar água desmineralizada no supermercado (se não quiseres investir no aparelho) e enxaguas o carro. Colocas a água num depósito, ligas o depósito a uma máquina de pressão e enxaguas o carro.
A técnica do encosto é a mais segura, no entanto é mais morosa, pelo que acho que pouca gente deve usar... Colocas a toalha toda aberta num painel e esperas que a toalha absorva a água, depois passas para outra parte do painel e assim sucessivamente. Tens de usar uma toalha grossa 1200gsm. Uma toalha fininha (400 ou 500gsm) fica logo ensopada no primeiro painel e depois tens que espremer... e já não vai secar bem nos outros painéis (esse deve ser o problema que relatas). Aqui no fórum vejo recomendarem toalhas fininhas e esperam que a malta seque um carro... isso leva à frustração.
 

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Sim, essa água não deixa marcas pq não tem minerais, eles retiram os minerais da água através de um processo chamado osmose, ou osmose inversa. Existem aparelhos que fazem isso e podes colocar em tua casa. Numa casa de canalização compras um aparelho por 150 euros, mais ou menos. No entanto, esses aparelhos produzem pouca água, não produzem água suficiente para teres pressão suficiente para enxaguares o carro. Em alternativa, podes comprar água desmineralizada no supermercado (se não quiseres investir no aparelho) e enxaguas o carro. Colocas a água num depósito, ligas o depósito a uma máquina de pressão e enxaguas o carro.
A técnica do encosto é a mais segura, no entanto é mais morosa, pelo que acho que pouca gente deve usar... Colocas a toalha toda aberta num painel e esperas que a toalha absorva a água, depois passas para outra parte do painel e assim sucessivamente. Tens de usar uma toalha grossa 1200gsm. Uma toalha fininha (400 ou 500gsm) fica logo ensopada no primeiro painel e depois tens que espremer... e já não vai secar bem nos outros painéis (esse deve ser o problema que relatas). Aqui no fórum vejo recomendarem toalhas fininhas e esperam que a malta seque um carro... isso leva à frustração.
O que leva à frustração é a má utilização que leva a maus resultados. Uso qualquer umas das toalhas referidas para secar um carro grande inteiro, usando o método descrito antes, e com excelentes resultados, quem quiser ver que o diga.
Toalhas do gênero da Silky da Gyeon ou das Work Stuff referidas são mais que suficientes para um carro normal tratado e não ficam encharcadas.
Relativamente à forma de uso das toalhas, é sabido que o chamado método do encosto é mais indicado para as toalhas WW, com as outras usa-se o método do arrasto.
Por fim, a publicitada água de enxaguar das máquinas, num mundo ideal funcionaria dessa forma, deixaria água desmineralizada, no entanto a realidade mostra que poucas são as máquinas onde efetivamente isso acontece.

Tive durante 10 anos o carro da foto abaixo e sei perfeitamente o que é tratar um carro negro com a pintura macia, quando o vendi não parecia ter 2 ou 3, parecia novo, sem nenhum desses micro riscos.
XE102027.jpg
 
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E quais são esses detergentes específicos?

 
Na máquina a 40°, detergente e vinagre como amaciador. Normalmente lavo os panos todos de uma vez.
Remove o amaciador. Há amaciadores que impedem a retenção da água.
Uso uma da Softy há anos e não me posso queixar da capacidade de secagem dela, e não uso a técnica do fio de água.
 
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