Produtos a adquirir e seus resultados

Olá a todos!
Tal como o título indica, gostaria de adquirir produtos de limpeza que apresentem um resultado mais satisfatório de modo a que os carros cá de casa estejam mais elegantes!
Tal como todas as pessoas, eu também gosto de ter o carro limpo mas para ser sincero raramente tenho tempo e/ou paciência para perder muitas horas a cuidar do carro por isso gostaria de investir em produtos que me facilitem o trabalho e que apresentem um resultado mais interessante! Já li muito sobre o tema e sobre produtos e acho que a linha de produtos da Nextzett é exatamente aquilo que procuro!
Atualmente para a lavagem exterior utilizo um shampoo 3 em 1 com cera da redex que já está quase a acabar. Gosto dos resultados que o mesmo apresenta mas aqui preciso da vossa opinião. Tinha em mente adquirir o Glanz da Nextzett mas segundo o que li os produtos de detalhe não são tão agressivos de modo a que as ceras e os selantes não sejam removidos. Embora eu tente lavar os carros com alguma frequência estes acabam sempre por sofrer com a sujidade, em especial com a resina das árvores portanto penso que deva continuar a usar o redex para lavar a carroçaria visto que é mais agressivo o que acaba por ser melhor no meu caso, o que acham?
Para lavar as jantes comprei um produto do continente que até só o comprei para experimentar nas jantes da frente de um dos carros cá de casa para ver se conseguia tirar uma sujidade que já está entranhada mas não fez nada! Até com a máquina de pressão consigo um resultado superior sem esforço nenhum!
Para o brilho nos pneus uso o produto Redex que até apresenta um resultado satisfatório apesar de pecar na durabilidade no inverno, só no verão é que se safa, contudo não sei se vale apena comprar um produto de gama superior.
Para limpeza interior, costumo usar um produto da Arbo que deixa os plásticos bonitos mas acho que não devia de o utilizar porque contém silicone. Já que o mesmo está a acabar pretendo substitui-lo! Pensei no Cockpit da Nextzett, sendo um quickdetail com proteção acho que se enquadra no que pretendo, apesar de que talvez deva comprar mais algum produto para tirar alguma sujidade que fique no canto das portas ou junto aos pedais. Pensei no Universal Reiniger + Smoke ex da Nextzett mas acho que é um pouco abrasivo e como também não quero usar o APC com medo de estragar alguma coisa não sei se deva comprar algo mais ou utilizar só o Cockpit.
Deixo aqui uma lista dos produtos que pretendo adquirir e gostaria da vossa opinião:
Exterior:
-Shampoo:
Nextzett Glanz ou Redex 3 em 1 com cera
-Limpa jantes:
Nextzett Colortec
-Brilho para pneus:
Nextzett Reifenglanz
-Limpa vidros para o reservatório
Nextzett Kristalklar Premium

Interior:
-Limpa plásticos:
Nextzett Cockpit Premium
-Condicionar de Borrachas das portas:
Nextzett Gummy Pflege

No futuro talvez invista numa Claybar e numa cera mas para já não.
Peço desculpa pelo texto tão grande mas quanto mais leio mais dúvidas surgem e quando tento esclarece-las não encontro informações muito revelantes, são todas muito superficiais.

Em relação à Nextzett o champô para manutenção é o Raindance.
Podes também adquir um produto para limpeza dos estofos e outro para proteger, conforme seja tecido ou pele.
Marcas como Mother's, Meguiars e Autoglym são boas opções.

Boas colega,
Obrigado pelo comentário!
Eu para a limpeza do interior (estofos) utilizo outro tipo de equipamento!;) Em relação à limpeza dos plásticos é que tenho algumas dúvidas. O Cockpit Premium é bom para a limpeza normal?
Já li que tudo o que está disponível na loja é bom mas há sempre aquele receio de não ser assim tão bom....

Não tenho termo de comparação.
Eu tenho um da Autoglym, mas não sei como se compara com outros.
Por vezes também uso o dos tecidos para limpar os plásticos e depois aplico um pouco do anterior, pois este último deixa um aspecto acetinado e por isso utilizo pouco no tablóide para não reflectir.

Boas colega,
Obrigado pelo comentário!
Eu para a limpeza do interior (estofos) utilizo outro tipo de equipamento!;) Em relação à limpeza dos plásticos é que tenho algumas dúvidas. O Cockpit Premium é bom para a limpeza normal?
Já li que tudo o que está disponível na loja é bom mas há sempre aquele receio de não ser assim tão bom....
Eu pessoalmente uso um APC e um Cockpit premium para acondicionar.

APC não estraga nada, desde que faças a diluição correcta, eu fiz 1:25 e tem resultado lindamente, seja um plasticos rijos pretos, seja no tablier que é feito de um material sintético, mas esponjoso.

Agora há quem faça uma boa limpeza primeiro, e depois seja só manter com um QD, tipo o da Poorboys...

Ainda agora andei a dar a volta à dispensa e vi um cockpit do CNT com cheirinho a morango e no rotulo ainda dizia em alto estilo (sem silicone) mas quando se vai ao verso, ele lá está...

Muitas vezes os produtos de polimento têm silicones.
O que acontece é que não são voláteis.
A silicone tem obviamente a sua razão de ser num produto de polimento, agora depende é do produto é no meu em que é utilizado.
Por isso é que existem linhas para o hobby e para profissionais.

Boas Detalhistas,
Depois de mais umas leituras decide abandonar mesmo o produto de limpeza de interiores da ARBO! Apesar de ainda conter cerca de metade da quantidade total vou descartá-lo da sua função atual e dar-lhe outro uso, talvez para dar brilho aos pneus. Conclui que mais vale investir num produto superior do que andar a estragar o interior do carro com o silicone! Assim sendo, adquiri o Nextzett Cockpit Premium como andava a planear. Apesar da informação relativa a este produto ser muito escassa decide investir no mesmo! Comprei também o Nextzett Gummy Pflege e o Nextzett Kristalklar Premium pois as reservas de limpa-vidros estão a chegar ao fim!
Aproveitei também uma promoção do LIDL e comprei duas escovas de lavar as jantes, uma redonda de cerdas curtas e outra quadrangular de cerdas longas e cabo curto. Já tive oportunidade de testar ambas e posso dizer que a redonda dá jeito para os aros da jante mas não sei se fiz muita força ou se a qualidade é fraca o que é certo é que as cerdas ficaram um bocado dobradas e em alguns pontos a estrutura de ferro ficou visível, quanto à quadrangular, uma maravilha! Muito boa para lavar tanto a jante como o pneu! Comprei também a máquina de pressão pequena para ser usada especificamente para lavar os carros ou alguma sujidade mais suave! Também já a utilizei duas vezes e tem feito um grande trabalho! Caso tenha algum problema tenho a mais valia de ter a garantia de três anos portanto acho que foram só vantagens!
Assim que os testar os produtos irei apresentar o meu feedback!
Aproveito para vos colocar uma questão, quando comprei o limpa-vidros li que o mesmo tem a função de lubrificar as escovas, isto é verdade?

Aproveito para vos colocar uma questão, quando comprei o limpa-vidros li que o mesmo tem a função de lubrificar as escovas, isto é verdade?
É verdade que quando limpas os vidros utilizando o líquido do limpa pára-brisas, este ajuda a deslizar as escovas no vidro e se estiverem em bom estado não fazem barulho.
Faz a diluição correcta e utiliza apenas água destilada.

Boas Detalhistas,
Depois de mais umas leituras decide abandonar mesmo o produto de limpeza de interiores da ARBO! Apesar de ainda conter cerca de metade da quantidade total vou descartá-lo da sua função atual e dar-lhe outro uso, talvez para dar brilho aos pneus. Conclui que mais vale investir num produto superior do que andar a estragar o interior do carro com o silicone! Assim sendo, adquiri o Nextzett Cockpit Premium como andava a planear. Apesar da informação relativa a este produto ser muito escassa decide investir no mesmo! Comprei também o Nextzett Gummy Pflege e o Nextzett Kristalklar Premium pois as reservas de limpa-vidros estão a chegar ao fim!
Aproveitei também uma promoção do LIDL e comprei duas escovas de lavar as jantes, uma redonda de cerdas curtas e outra quadrangular de cerdas longas e cabo curto. Já tive oportunidade de testar ambas e posso dizer que a redonda dá jeito para os aros da jante mas não sei se fiz muita força ou se a qualidade é fraca o que é certo é que as cerdas ficaram um bocado dobradas e em alguns pontos a estrutura de ferro ficou visível, quanto à quadrangular, uma maravilha! Muito boa para lavar tanto a jante como o pneu! Comprei também a máquina de pressão pequena para ser usada especificamente para lavar os carros ou alguma sujidade mais suave! Também já a utilizei duas vezes e tem feito um grande trabalho! Caso tenha algum problema tenho a mais valia de ter a garantia de três anos portanto acho que foram só vantagens!
Assim que os testar os produtos irei apresentar o meu feedback!
Fizeste compras interessantes, no entanto, dependendo do estado dos plasticos interiores, o Cockpit premium pode não ser suficiente, já tens algum APC?
É fundamental para depois colocares a protecção no tablier...
Para limpar os vidros usar sempre limpa vidros decente (não do continente) diluído correctamente com água destilada (vais ver que dura imenso), não tendo limpa vidros, preferível ser só água destilada (previne as manchas de calcário nos vidros) que usar limpa vidros com água da torneira...

É verdade que quando limpas os vidros utilizando o líquido do limpa pára-brisas, este ajuda a deslizar as escovas no vidro e se estiverem em bom estado não fazem barulho.
Faz a diluição correcta e utiliza apenas água destilada.
Conheço quem meta gummy também nas borrachas das escovas para hidratar, e com bons resultados...

Sempre li acerca de limpar as escovas com APC e depois hidratar com Gummi ou então utilizar o limpa-vidros, mas nem uma nem outra me convencem... A primeira experimentei e alterou a performance das escovas a segunda não faz muito sentido para mim. Eu quero que as escovas se mantenham limpas, mas não quero limpar em demasia sob pena de lhe alterar as propriedades da borracha e especialmente lhe retirar aquela grafite com que vêm. O que faço é passar um pano ligeiramente húmido e de X em X tempos coloco grafite. Para mim é o que funciona.

Sempre li acerca de limpar as escovas com APC e depois hidratar com Gummi ou então utilizar o limpa-vidros, mas nem uma nem outra me convencem... A primeira experimentei e alterou a performance das escovas a segunda não faz muito sentido para mim. Eu quero que as escovas se mantenham limpas, mas não quero limpar em demasia sob pena de lhe alterar as propriedades da borracha e especialmente lhe retirar aquela grafite com que vêm. O que faço é passar um pano ligeiramente húmido e de X em X tempos coloco grafite. Para mim é o que funciona.
Ensina lá como se faz isso da grafite que eu tenho o mesmo problema. Já experimentei o que disseste (APC+Gummi) e também não me convence, fico só pela lubrificação dada pelos esguichos do limpa pára-brisas (atenção que sou contra limpar as escovas com o limpa-vidros de spray, espero que não tenham entendido isso!).

Já apliquei uma vez o gummy nas escovas e jurei para nunca mais o fazer, começaram a largar gordura no vidro e a saltitar. Agora é só passar a luva quando lavo o carro e deposito do limpa vidros com o líquido concentrado da nextzett.

Eu por acaso já fiz isso e é como te digo nas minhas bosch aerotwin não notei grandes diferenças, mas notei mais diferenças desde que limpei o vidro com o Stoner IG clean and repel, mas mesmo assim ainda faz um ligeiro barulho.
Isso da grafite também já ouvi falar, mas é complicado de encontrar onde resido, lojas auto online não acho, mas posso estar a ver no sitio errado...

Um amigo meu meteu grafite, e quando me mostrou este video fiquei convencido, achar o grafite é que tá quieto...

[video=youtube;YDY26Z2teLk]https://www.youtube.com/watch?v=YDY26Z2teLk[/video]

Ensina lá como se faz isso da grafite que eu tenho o mesmo problema. Já experimentei o que disseste (APC+Gummi) e também não me convence, fico só pela lubrificação dada pelos esguichos do limpa pára-brisas (atenção que sou contra limpar as escovas com o limpa-vidros de spray, espero que não tenham entendido isso!).
A gente entendeu-te que o limpa vidros é para o vidro e não para a escova,m após uma pesquisa rápida online spray de grafite só achei aqui..

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=41394

Mas loja física fica longe de onde vivo, mas pode ser que te sirva para ti...

Última edição:
eu sempre lavei as minhas escovas quando lavo o carro , passo a luva com o champô e não uso mais nada na borracha , tem alturas que fazem um pouco de barulho por causa do selante dos vidros , outra altura não faz ruído nenhum , as escovas foram compradas no inicio do ano e são da bosch , antes destas tinha umas valeo e era a mesma coisa .

eu sempre lavei as minhas escovas quando lavo o carro , passo a luva com o champô e não uso mais nada na borracha , tem alturas que fazem um pouco de barulho por causa do selante dos vidros , outra altura não faz ruído nenhum , as escovas foram compradas no inicio do ano e são da bosch , antes destas tinha umas valeo e era a mesma coisa .
Olha que não sei se é boa politica usar shampoo nas borrachas das escovas, sinceramente acho que as vai desidratar mais depressa, o que em conjunto com o facto de estarem sujeitas a grandes variações térmicas e exposição UV, acho que isso acaba por ser contraproducente...

Devias tentar usar um hidratante ou grafite e ver os resultados, nada como experimentar para saber ;)

A grafite encontra-se em algo tão simples como um lápis de grafite. ;-)
Oh, não sou assim tão duh :p eu sei que os lápis são feitos de carvão ou grafite, mas passas com um lápis de grafite nas borrachas das escovas?

Isso sim é ser o MacGyver do detalhe :lol: .

:lol:
Não são os de carvão. São os de grafite mesmo. Um E não é para passar com o lápis. Mas de usares uma lixa, a grafite do lápis transforma-se em pó e depois podes pegar nela e passar na escova. :wink:

Fizeste compras interessantes, no entanto, dependendo do estado dos plasticos interiores, o Cockpit premium pode não ser suficiente, já tens algum APC?
É fundamental para depois colocares a protecção no tablier...
Para limpar os vidros usar sempre limpa vidros decente (não do continente) diluído correctamente com água destilada (vais ver que dura imenso), não tendo limpa vidros, preferível ser só água destilada (previne as manchas de calcário nos vidros) que usar limpa vidros com água da torneira...
Ainda não comprei nenhum APC mas para este carro também não é necessário porque os plásticos sempre foram limpos com um pano húmido e tirando as lavagens que lhe fazem quando ele vai à oficina, nunca foi lavado numa lavagem de carros, portanto à partida os plásticos não estão contaminados!
Quanto ao cockpit, acho que será suficiente!
Também já tinha lido sobre a utilização do gummy nas escovas mas não me convenceu muito. As escovas do A3 SPB de 2009 cá de casa ainda são de origem e ainda limpam bastante bem. O que me deixa muito curioso nesta situação é o facto de as mesmas não terem lá nenhuma marca gravada! Já o série 1 de 2007, trocou o ano passado pela primeira vez na revisão e foram-lhe colocadas umas bosch que custaram uma fortuna e este ano já não estão grande coisa! Face às do AUDI que já lá andam à 8 anos consecutivos sem trocas de inverno e verão, as da bosch não valem mesmo nada e só têm um ano!

:lol:
Não são os de carvão. São os de grafite mesmo. Um E não é para passar com o lápis. Mas de usares uma lixa, a grafite do lápis transforma-se em pó e depois podes pegar nela e passar na escova. :wink:
Lá tás tu outra vez, Alexandra, descansa que não tenho 4 anos :lol:, e sim, aqui convém ser os de grafite, mas o spray de grafite é muito mais prático de se usar, e claro muito mais caro também...
Mas essa ideia de passar uma lixa no lápis por forma a extrair a grafite dele é realmente de grande perspicácia, não tinha pensado nisso, mas é capaz de ser eficaz...
Mas ainda demoras um bom bocado a extrair o suficiente para as 3 escovas não?
E depois de ter o pó como aplicas nas escovas? Com um aplicador, à mão?
Eu bem digo que és uma caixinha de surpresas, sempre com um truque na manga :cool:

Ainda não comprei nenhum APC mas para este carro também não é necessário porque os plásticos sempre foram limpos com um pano húmido e tirando as lavagens que lhe fazem quando ele vai à oficina, nunca foi lavado numa lavagem de carros, portanto à partida os plásticos não estão contaminados!
Quanto ao cockpit, acho que será suficiente!
Também já tinha lido sobre a utilização do gummy nas escovas mas não me convenceu muito. As escovas do A3 SPB de 2009 cá de casa ainda são de origem e ainda limpam bastante bem. O que me deixa muito curioso nesta situação é o facto de as mesmas não terem lá nenhuma marca gravada! Já o série 1 de 2007, trocou o ano passado pela primeira vez na revisão e foram-lhe colocadas umas bosch que custaram uma fortuna e este ano já não estão grande coisa! Face às do AUDI que já lá andam à 8 anos consecutivos sem trocas de inverno e verão, as da bosch não valem mesmo nada e só têm um ano!
Mas olha que limpos com um pano húmido não quer dizer realmente limpo, isso tirar o pó e pouco mais, mas podes neste primeira fase experimentar apenas com o cockpit premium.
Mas o teu dilema com as escovas é como o meu...
Na Caddy da emrpesa de 2014 as escovas não fazem barulho nenhum, e o carro já tem 100k, mesmo a seco às vez quando impeço na manete e activo as escovas, não um barulho, já as minhas bosch aerotwin colocadas no último inverno, não fora o Stoner IG e faziam barulho, (excepto quando chove a cântaros).
Vá lá uma pessoa entender estas coisas...