Recuperação de pintura carro preto

Conforme mencionei na minha apresentação, não entendo nada de detalhe automóvel.
A minha curiosidade deve-se ao facto de ter comprado um carro novo e quer manter a pintura o melhor possível sem cometer os erros do passado.

Tenho além do carro novo, que irei abrir um tópico no sentido de tentar obter recomendações para conservação do mesmo, tenho uma carrinha hyundai i30 de 2008 que está a precisar de uma pintura e trabalho de chapa. Mas como não pretendo investir nisso neste carro estava a pensar usá-lo como porta de entrada no mundo do detalhe e tentar recuperar o melhor possível da pintura.

Deixo o estado atual do mesmo ainda sem lavar.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk

Fotos dos faróis e pontos que só conseguem ser recuperados com pintura.

A minha ideia seria:

1. Lavar o carro (não sei se terá de ser com algum shampoo especial ou se usar o que já tenho: um shampoo redex sem cera ou o ultimate and wax da meguiars);
2. Comprar e aplicar o ultimate compound da meguiars;
3. Comprar e aplicar o MEGUIARS SCRATCH X 2.0;
4. Aplicar uma cera.

Não sei se tenho de aplicar um descontaminante antes do ultimate compound e se tenho de usar um selante antes da aplicação da cera.
A ideia seria gastar o menos possível neste carro mas tentar recuperar o máximo possível gastando pouco.

Bom dia.
Bom, sendo meigo... esquece o polimento. Na última foto nota-se o verniz a descascar e é uma questão de tempo até o resto ficar igual.
Por partes. Aprende a fazer uma lavagem em condições e manda fora o champoo da Redex!! Começa por aqui https://www.detalhe.net/forum/threads/exemplo-de-como-fazer-lavagem-exterior.17468/
Os riscos que apresentas podem ser minimizados com o scratch, não esquecer de usar dois panos mf, mas alguns deles poderão ser demasiado profundos para desaparecerem. Quanto aos faróis, podes optar pelo kit da 3M para recuperar os faróis.
No fim podes optar por uma cera líquida da Duragloss ou Auto Finesse, por exemplo. Não resolve mas melhora um pouco o resultado final.
Cumps!

Obrigado pelas dicas.
A última foto da tinta a descascar é das barras do tejadilho. A tinta destas barras é diferente, aquilo é em plástico e levou com uma barra de uma cancela à uns anos atrás pelo que é normal estar a descartar.
A questão do redex tem a ver com os erros do passado Tenho o shampoo da meguiars mas tem cera pelo que penso não ser adequado para o trabalho de tentativa de recuperação.
Não estava a contar comprar um shampoo só para usar uma vez, mas entretanto lembrei que poderei continuar a utilizar na lavagem da bicicleta.

Ok em relação às barras. Quando vi as fotos, fiquei com a ideia que era o rebordo do tejadilho.
Se tens o shampoo da Meguiars, continua a usá-lo, é bom. Podes é adicionar uma protecção com uma cera líquida.

Para esta tentativa de recuperação da pintura estou com estas dúvidas caso me possam ajudar:

1. Fará sentido comprar este shampoo sonax em detrimento do meguiars wash and wax por não ter cera?
2. O DURAGLOSS AQUAWAX não faz o mesmo efeito que o quick wax da meguiars? Será o indicado para deixar uma protecção depois do tratamento? Será melhor aplicar um selante antes de encerar?
3. O procedimento estará correcto ou serão indicados outros produtos mais baratos que façam o mesmo efeito?
1° lavar e secar
2° aplicar o compound da meguiars
3° usar o scratch 2.0 da meguiars
4° encerar

Deixo aqui os produtos que já tenho para usar no carro novo.
E um adaptador para o berbequim que só estou tentado em usar em último recurso.

Para esta tentativa de recuperação da pintura estou com estas dúvidas caso me possam ajudar:

1. Fará sentido comprar este shampoo sonax em detrimento do meguiars wash and wax por não ter cera?
2. O DURAGLOSS AQUAWAX não faz o mesmo efeito que o quick wax da meguiars? Será o indicado para deixar uma protecção depois do tratamento? Será melhor aplicar um selante antes de encerar?
3. O procedimento estará correcto ou serão indicados outros produtos mais baratos que façam o mesmo efeito?
1° lavar e secar
2° aplicar o compound da meguiars
3° usar o scratch 2.0 da meguiars
4° encerar

Boas.
O Aquawax e o Quick Wax são o mesmo, ceras líquidas para aplicar após a lavagem e secagem.
Provavelmente já compraste o polish de corte, não o teria feito e porque se der asneira ficas com marcas no verniz que provavelmente só com pintura resolves. O berbequim com adaptador não é a melhor opção para polir a pintura porque não consegues de forma eficaz controlar a pressão ou a velocidade de trabalho.
Em vez disso, apostava na descontaminação química e física, depois com clay e aplicação de uma cera para cores escuras ou glaze para esconder os alguns swirls ou pequenos riscos. Isto não fará milagres, mas o resultado final pode ser bastante bom e ganhas algum tempo até pintares o carro.

Há aí alguma confusão:

1-Pelos produtos que mostraste já tens cera em spray. Melhor, até já tens um selante cerâmico em spray que tem uma durabilida incomparável. Portanto ou usas um ou outro, mas claramente para o da Turtle Wax.
2-Para fazeres polimento à mão, o Scratch e o Ultimate Compound apesar de não serem iguais têm funções idênticas. Deverias optar pelo ultimate polish como complemento ao compound.
3-Polimento à mão...boa sorte
4-Essas esponjas tipo aliexpress vais concluir que são para o lixo, salvo se as expectativas sejam muito baixas. Ter uma máquina rotativa ainda por cima em formato berbequim vai dar asneira, mas nestas coisas sou a favor que se experimente. Se compraste experimenta e tira as tuas próprias conclusões. Eu próprio já fiz experiências esquisitas, mas sempre com ideia na experiência e não a contar que resolvesse os problemas.
5-Se queres um champô bom e normal, compra um de PH neutro sem cêras ou abrilhantadores (que é o caso também do Sonax). Lê as descrições no site. Se queres um um bocadinho mais forte mas seguro, aconselho o Primus da Labocosmetica
6-Se vais polir, devias no mínimo descontaminar com uma claybar, caso contrário todos os contaminantes vão passar para a esponja ou pano e estragar-tos irreversivelmente (ou seja para mandar para o lixo), já para não falar de partículas maiores tipo alcatrão.

Como disse, sou a favor que se experimente, por isso experimenta com o que tens...só não o faças no capot...faz num local discreto, porque se der asneira, menos mal

Obrigado pelas dicas.
Ainda não fiz a encomenda, estava a pensar em fazer esta semana ou o inicio da próxima.
O kit do berbequim na altura adquiri com o objectivo de polir as ópticas, mas como disse só em último caso é que irei utilizar.
O ultimate polish de momento está esgotado.
Estava a tentar evitar o clay pela minha falta de experiência...
Utilizando o selante cerâmico que já tenho no final, o que acham deste conjunto? Fará mais sentido?

Última edição:
1.Valet Pro Concentrated Car Wash 1L- Shampoo Concentrado
2. Valet Pro Clay Bar Amarela 100g - Média
3. Valet Pro Clay Rider - Lubrificante para clay bar
4. Meguiars Ultimate Compound - Polish de corte
5. Meguiars Scratch X 2.0 Removedor de Riscos

Para o trabalho que pretendo fazer, recomendam usar também esse ou basta usar a Clay antes do ultimate compound?

Detalhe

Administrador
Staff
O ideal é sempre fazer a descontaminação férrea antes da física, facilita bastante o trabalho e deixa menos marcas.

Vou tentar dar algum feedback da minha experiência de detalhe neste carro...
Primeiro os produtos:

Em relação à tentativa de recuperação da pintura, tentei várias vezes tirar fotos para vos transmitir as diferenças mas é difícil conseguir captar com o telemóvel...

Em relação ao shampoo, gostei, no meu ponto de vista de leigo devo dizer que é semelhante ao meguiars wash and wax, mas sem o wax .
Com as primeiras chuvas verifiquei que com grande sujidade tenho de comprar um para a pré lavagem de espuma, pois a usar só o método dos 2 baldes fico logo com a luva de lavagem toda cheia de lixo que depois é uma chatice conseguir tirar mesmo depois de lavar.

O CARCHEM IRON DETOX (atenção que é a primeira vez que uso este tipo de produto) não gostei nada do cheiro, mas faz um bom trabalho e não danifica a pintura/tampões.
Não gostei nada foi do aplicador de spray que partiu logo na primeira utilização.