[How To] Remover Selante [Preparação Inverno]

Boa noite a todos,

Tenho aqui uma dúvida, à uns largos meses atrás apliquei o AF Tough Coat no meu carro.
Em agosto, comprei o Gyeon Wet Coat, e consecutivamente apliquei no carro, ou seja, basicamente a minha ideia era prolongar a duração do AF Tough Coat.
O que acho que resultou lindamente (dos melhores produtos que ja comprei)

Visto que o outono/inverno, "parece" que veio para ficar, estava a pensar preparar o carro para o inverno.
Atualmente o carro ainda tem algum beading, mas noto que já ha alguns sitios, nomeadamente as partes mais baixas do carro, que já estao a ficar sem selante.

Como tal queria aplicar novamente o selante para ter o carro protegido, já que passa 5 dias da semana mesmo em frente a praia durante o meu trabalho.

A minha dúvida é, como retirar o restante selante do carro?

Se utilizar o "famoso" liquido da loiça, irá remover o selante? Que alternativas existem?

Basicamente, quero repetir o processo que fiz anteriormente:
Lavar o carro
Descontaminação química
Descontaminação mecânica (já que alguns sitios estao a ganhar uma ligeira contaminação)
Fazer outra lavagem (foam lance para ser mais rapido)
Secar
AF Paint Prep
AF Tough Coat (2 camadas)

Eu uso o PRIMUS da Labocosmetica e é top. Fazes um strip wash com um produto desenhado para tal, logo, minimizas os riscos.

Isto porque podes usar APC, degreaser, um Paint prep...

Para melhor eficácia, fazes uma pré lavagem com Snow foam e depois uma lavagem normal também com o PRIMUS.

Dá uma vista de olhos no tópico de reviews de produtos que acho que pus lá um pequeno vídeo.

Abraço!

Enviado do meu Neffos X1 através do Tapatalk

Eu uso o PRIMUS da Labocosmetica e é top. Fazes um strip wash com um produto desenhado para tal, logo, minimizas os riscos.

Para melhor eficácia, fazes uma pré lavagem com Snow foam e depois uma lavagem normal também com o PRIMUS.

Dá uma vista de olhos no tópico de reviews de produtos que acho que pus lá um pequeno vídeo.

Abraço!

Obrigado mqdias :fixe

Com o AF Tough Prep, supostamente irá retirar o que estiver agarrado à pintura certo?

No meu caso, estar a gastar 15€ num shampo que só irei usar 2 vezes por ano, acho desnecessário percebes. Dai pensar no liquida da loiça, para tentar retirar o máximo de selante possivel (mas queria saber se provoca danos à pintura).

Não uses isso. Não te retira proteção desse tipo. Talvez uma cera, mas um selante é difícil. Podes ver no YouTube vários vídeos que comprovam isto que estou a dizer. E eu próprio já experimentei num capot.

Se tiveres APC, podes experimentar pulverizar, ou um degreaser.
Se tiveres o velhinho car star tbm podes usar, mas este com muita moderação.

Quanto aos 15€, bom cada um sabe da sua vida, mas como todos os produtos no detalhe, vai-te durar imenso tempo e o custo por lavagem vai-te ficar barato e os resultados são os esperados e acima de tudo com segurança. Na loja existem outros produtos do género. É uma questão de pesquisares. Apenas te dei o feedback de um que eu tenho experiência.

Detalhe

Administrador
Staff

Abraço!

Olha que o Labocosmetica Primus não retira a proteção, aliás é certificado nesse sentido. O ideal é usar o Veritas.

Bom, peço desculpa então pela informação errada.
Julgo que quando o comprei foi com esse propósito e das 2 vezes que usei retirou, não sei se pelo facto de esta já estar "perto do fim"...
Fica a correção.

Bem, a pouco decidi experimentar numa pequena área do carro (tejadilho) alguns dos processos falados aqui para ver se conseguia retirar o selante.

1º- Limpei a superficie como é obvio;
2º- Borrifei o APC (Blitz diluido 1:10); Resultado? Não removeu nada;
3º- AF Tough Prep; Resultado? Não removeu nada;
4º- Passei uma claybar da Angelwax (a mais soft); Resultado? Não removeu nada;
5º- Por fim até verti um pouco do APC puro, numa área ainda mais pequena e qual o resultado? Não removeu nada;

Até filmei, para verem o beading que aquilo tem, não removeu nadinha! :conf67:conf67:conf67

De tarde, falei com a loja, e como o Detalhe já mencionou no post anterior, recomendaram-me o Veritas. Só que fiz uma encomenda 2a feira, e agora encomendar só o Veritas e pagar os portes, não estou muito afim xD

[video=youtube_share;1-eHINgEVVA]https://youtu.be/1-eHINgEVVA[/video]

Última edição:

Detalhe

Administrador
Staff
O procedimento será este Detalhe?
Passo o Tough Prep, e retiro o excesso com um pano mf, e depois faço uma lavagem com o detergente da loiça?
Sim pois os restos do Tough Prep provocam o beading, para isso lava com água morna e detergente de loiça. Depois verifica o beading.

Detalhe

Administrador
Staff
O problema de um solvente é que ainda que dissolva o selante, ao evaporar quase imediatamente, vai deixar os resíduos na superfície, um caos.

É verdade, o Autofinesse tough prep deixa óleos que provocam o beading (mas não devia). Por isso, eu uso o Gyeon Prep depois do Autofinesse tough prep.
E porque deixa resíduos o Autofinesse tough prep? Porque todos os pre wax cleanser ou polishes de acabamento têm óleos na sua constituição, para provocar lubrificação e evitar riscos na pintura.

Cump.

Bem, após um sábado dedicado ao carro, posso concluir que o selante que o meu carro tinha/tem é de alta qualidade, diria mesmo que é primo dum selante ceramico (só que não :lol:)

Fiz como foi recomendado, lavei o carro, descontaminei, passei o tough prep, lavei novamente com agua morna e líquido da loiça, e o beading continuou lá.

Até filmei todos os procedimentos, estou a preparar um vídeo para verem que o que digo se confirma.

Entretanto, já publiquei um vídeo da lavagem do motor (vou criar um tópico para mostrar).

Assim que tiver o vídeo sobre o selante editado partilho com vocês.

Até lá, bons detalhes :detalhe

Bom, já agora um update.
Fiquei curioso relativamente à questão do PRIMUS já que quando o comprei foi precisamente com o propósito de remover protecção mas sem recorrer a outros produtos mais 'perigosos'.
Ontem tive um tempinho à tarde e fiz uma lavagem num carro com Reload há 4 meses +-. O carro estava algo sujo mas à primeira pulverização de água principalemente nas zonas superiores, o 'beading' estava lá. Fiz pré-lavagem e lavagem com o PRIMUS.
No final não havia 'beading' nenhum nem 'sheeting'. Deduzo que a protecção foi ao ar....

Infelizmente acabei Às 17:30 e já estava escuro para fotos e tb não consegui reaplicar protecção....

A verdade é que tem de haver alguma diferença entre o PRIMUS e o SEMPER. Acredito que não retire uma protecção recentemente aplicada, mas claramente tem mais poder de limpeza que um outro champô de ph neutro e no meu caso em 2 ocasiões removeu a protecção, que, também já não era recente.

Agora, decididamente é um excelente produto para este efeito e pessoalmente irei usá-lo sempre que necessite de fazer uma lavagem mais profunda e reaplicar protecção.

Detalhe

Administrador
Staff
Bom, já agora um update.
Fiquei curioso relativamente à questão do PRIMUS já que quando o comprei foi precisamente com o propósito de remover protecção mas sem recorrer a outros produtos mais 'perigosos'.
Ontem tive um tempinho à tarde e fiz uma lavagem num carro com Reload há 4 meses +-. O carro estava algo sujo mas à primeira pulverização de água principalemente nas zonas superiores, o 'beading' estava lá. Fiz pré-lavagem e lavagem com o PRIMUS.
No final não havia 'beading' nenhum nem 'sheeting'. Deduzo que a protecção foi ao ar....

Infelizmente acabei Às 17:30 e já estava escuro para fotos e tb não consegui reaplicar protecção....

A verdade é que tem de haver alguma diferença entre o PRIMUS e o SEMPER. Acredito que não retire uma protecção recentemente aplicada, mas claramente tem mais poder de limpeza que um outro champô de ph neutro e no meu caso em 2 ocasiões removeu a protecção, que, também já não era recente.

Agora, decididamente é um excelente produto para este efeito e pessoalmente irei usá-lo sempre que necessite de fazer uma lavagem mais profunda e reaplicar protecção.

É que o Reload aplicado há 4 meses já só devia ter um fuminho, retirar uma proteção normal é outra coisa. O Cupido que tinha aplicado em Março não saiu com a lavagem de Setembro, o beading era como no primeiro dia.