Restauro de Farol Renault Clio II

Bom dia malta,

À uns tempos atrás fui obrigado a substituir o farol direito e não troquei o esquerdo propositadamente.

Agora, fartei-me de ver a diferença de cores e aspecto e então meti mãos à obra.

Usei o kit da 3M unicamente só para finalizar o Mothers Plastic Polish.

Deixo-vos imagens dos resultados e no final o meu feedback e pedido de ajuda :)

Antes




Detalhe farol a restaurar:








Durante:









Resultados finais:













Bem, em relação ao estado do "antes", gostei dos resultados mas não a 100% como julgo que todos entenderão isso mesmo.

As dúvidas é o que está a falhar ou falhou.

Inicialmente comecei pela lixa de 800 e e como o verniz antigo em algumas zonas teimava em não sair fui obrigado a usar a lixa de 500.

Depois de conseguir um resultado homogénio e sem verniz com a lixa de 500 passei novamente para 800. No final de ter tudo homogéneo passei para a 3000 (que é a unica que vem acima da 800 no kit).

Estes riscos não eram perceptíveis antes de usar o Polish da 3M ou pelo menos, não consegui ver. Usei água destilada para limpar os restos da lixa, passei o pano e era assim que ia vendo se tinha que lixar mais ou não.

No final deparo-me com estes riscos após polir.

O que terá falhado? A lixa de 500 foi exagerada? Será que devia ter usado mais lixas de grão intermédio ou será que deveria ter perdido mais tempo com cada uma das lixas?

Como disse fiquei satisfeito, melhorou bastante, mas de perto nota-se estes pequenos riscos que detesto ver :mad:

O que acham?
 
[FONT=Verdana, Arial, Tahoma, Calibri, Geneva, sans-serif]Lixa 1000, 2000 e 3000 de agua e constantemente a molhar a superfície, depois a fase de polimento envolve duas ou três fases, corte, polimento, acabamento.
muita paciência, não é um trabalho que se possa exigir resultados "rápidos"
isto foi o que eu li e é o que vou seguir, quando tratar as minhas
[/FONT]
 
Olá,


É muito comum a utilização de P500 e até P400 e P320.
Mas geralmente com P500 já se consegue, até porque as lixas da 3M são boas; a capacidade de corte não é igual em todas as marcas, por isso não nos podemos guiar a 100% pelos grãos.
Também depende se é utilizada lixadeira ou polidora. Eu não tenho lixadeira por isso talvez tenha necessidade de utilizar um grão mais agressivo.

De facto não é conveniente saltar grãos (pelo menos muito).
No meu processo costumo fazer:

Norton P500 (podendo recorrer a P400 ou P320 se necessário)
Norton P800
Norton P1000
Se tiver à mão poderei utilizar Trizact P1500 (opto por este antes to Trizact P1000 porque é um disco cerâmico)
Trizact P1000
Trizact P3000

Os discos Trizact são utilizados sempre com a superfície molhada

Segue-se o polimento

Todo este trabalho é feito com polidora rotativa na maior parte do tempo nas 1500RPM, podendo oscilar entre as 800 e as 2000 durante o processo.


Durante a limpeza e para borrifar a superfície é utilizada água destilada com isopropanol. Aí 80/20.


Devo dizer que às vezes, e porque ainda não tenho muita experiência, tenho receio de remover alguns riscos mais fundos, pois não sei qual a espessura do policarbonato nem quero deformar a superfície.


Cumprimentos,

José
 
Última edição:
Boa tarde a todos.
Obrigado a todos os que responderam antes.
Ora bem, hoje tive um tempinho e fiz o que disseram, ou seja, insistir mais nas lixas e não saltar tanto de grão.
Sendo assim, deixo o que fiz:

1º Lixa Indasa P800 - manual;
2º Lixa Indasa P1200 - manual;
3º Lixa Indasa P1500 - manual;
4º Lixa Indasa P2500 - manual;
5º Disco Trizact P3000 - berbequim, prato e disco que vinha no kit da 3M;
6º Polimento com a esponja e Polish da 3M;
7º Como notei microriscos da P3000 usei à mão o Mother P*lastic Polish com a esponja tripla da Flexipads.

Resultados: Os riscos que me queixei antes e a ótica ainda meia baça desapareceram. Agora o que noto é ainda os microriscos criados pela P3000 que nem com o Plastic Polish saíram. Noto também que em relação à ótica nova, esta ainda está pouco brilhante.

Alguma ideia de onde errei? Sei que obteria melhores resultados com máquina orbital mas será falta das 3 fases de polimento? Será com comprando os discos e Menzerna consigo ter finalmente a ótica "nova"? :???:

Para quem viu o carro ao vivo dizem que ficou ótimo mas EU Não suporto ver estes microriscos e a falta de brilho em relação ao outro farol :mad:
 
Em primeiro, tens a certeza que os riscos que ficaram são da lixa 3000 e não de uma fase anterior?
Eu faço sempre fase de corte antes do Plastx (que é o que uso).

Enviado do meu Neffos X1 através do Tapatalk
 
Em primeiro, tens a certeza que os riscos que ficaram são da lixa 3000 e não de uma fase anterior?
Eu faço sempre fase de corte antes do Plastx (que é o que uso).

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Obrigado mqdias.
Digo que são da P3000 porque nas anteriores foi à mão e tentei movimentos rectos para distinguir do que já tinha antes de começar esta nova tentativa enquanto que com a P3000 foi no berbequim e estes microriscos que vejo são "redondos".
Fico na dúvida é se deveria ter insistido mais com a P3000 e se o polimento na fase de corte os deveria ter removido, até porque ainda falta-lhe algum brilho.
 
Há quem use lixas 4000 ou até 6000. Eu pessoalmente das 3 ou 4 vezes que fiz recuperação de ópticas, tive resultados satisfatórios usando corte antes do polimento final com Plastx.

Deixa ver o que a malta com mais experiência tem a dizer !

Enviado do meu Neffos X1 através do Tapatalk
 
Há quem use lixas 4000 ou até 6000. Eu pessoalmente das 3 ou 4 vezes que fiz recuperação de ópticas, tive resultados satisfatórios usando corte antes do polimento final com Plastx.

Deixa ver o que a malta com mais experiência tem a dizer !

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Sim, também já tinha visto isso em relação ao grão.
Será que com o disco laranja da Flexipads Hexagonal Foam Pads e o polish Menzerna Heavy Cut Compound 400 melhorava tanto o brilho como os riscos? :???:Fico na dúvida em relação ao Polish da 3M que veio no kit para esta ótica em específico.
 
Antes de mais, obrigado pelas respostas.
Podes tentar mas acho que a questão foi mesmo com as lixas.
De facto, à noite com as luzes ligadas notei a ótica ligeiramente "embaciada" e com mais riscos do que parecia depois de polir e reportar aqui. Dá-me a entender que houve falham minha nos últimos grãos de lixa e não apenas na P3000.

Usaste o Trizact com água?
Usei água em todas as lixas. Normalmente faço sempre assim. Pelo que tinha lido aqui, dá mais trabalho por demorar mais tempo mas não deixa tantos riscos.

Sou de Mozelos, Santa Maria da Feira (Aveiro).
 
Já agora, para obter os resultados pretendidos (sem riscos e o brilho normal após este tipo de Detalhe) neste caso e futuros, estava a pensar nesta lista de compras:

1x 3M Lixa Trizact P1500 para substituir a P1500 da Indasa;
1x 3M Lixa Trizact P3000 para usar com o prato da 3M no berbequim;
1x Flexipads Hexagonal Discos de Polimento 4" Laranja
1x Menzerna Heavy Cut Compound 400 - Poish de Corte (250ml)
1x Flexipads Hexagonal Discos de Polimento 4" Negra
1x Mother Plastic Polish (Já tenho em casa)
1x Pano de Microfibra basico 40x40cm - Verde Pack : 10 unidades

Da forma como ainda está o farol estava a pensar em insistir da seguinte forma:
- Insistir novamente com as lixas P1500 e P3000 no berbequim sempre usando água;
- Polimento de corte com o disco laranja e Menzerna 400;
- Acabamento com disco Negro e Mothers Plastic Polish.

O que acham? Alteravam ou acrescentavam alguma coisa?

Já agora, com que velocidades devem ser trabalhadas estes discos no berbequim nas duas fases, ou 3 se acharem que devo acrescentar mais 1 disco e a menzerna 2500?

Obrigado a todos pela paciência e ajuda.
 
Eu não tenho lixadeira, por isso lixo com a polidora (Makita 9227CB).
Regra geral testo com P800, mas é comum baixar atê P500 ou P400, e até já fui a P320. Mas depende da marca da lixa.
Depois P1000.
Isto com Norton ou 3M.
Também tenho utilizado Indasa, mas prefiro as outras.
Isto tudo a seco ou borrifando muito pouco.
Depois passo para a linha Trizact; esta sim com mais água.
P1500; P1000; P3000 - o P1500 é um disco cerâmico.
Após isto uso Menzerna (também posso utilizar 3M) 400; 2500; 3000.
Um dia experimento sem a 2500.
Desconfio que não tem razão de ser.
O trabalho feito nos faróis de um Xsara no “Show Off” é meu.

Cumprimentos,

José
 
Eu não tenho lixadeira, por isso lixo com a polidora (Makita 9227CB).
Regra geral testo com P800, mas é comum baixar atê P500 ou P400, e até já fui a P320. Mas depende da marca da lixa.
Depois P1000.
Isto com Norton ou 3M.
Também tenho utilizado Indasa, mas prefiro as outras.
Isto tudo a seco ou borrifando muito pouco.
Depois passo para a linha Trizact; esta sim com mais água.
P1500; P1000; P3000 - o P1500 é um disco cerâmico.
Após isto uso Menzerna (também posso utilizar 3M) 400; 2500; 3000.
Um dia experimento sem a 2500.
Desconfio que não tem razão de ser.
O trabalho feito nos faróis de um Xsara no “Show Off” é meu.

Cumprimentos,

José
Obrigado José. Já tinha visto esse teu tópico e agora que falas-te nele, posso dizer que o farol do meu neste momento está parecido com o Xsara, na foto que tens antes do polimento se não estou em erro, só difere nos microriscos que o meu tem e na tua foto não parece ter. No meu só se repara com luz amarela ou luz do sol.
 
Boa tarde malta,

À uma semana atrás consegui umas horinhas para voltar a este assunto. Já tinha encomendado o material mas só peguei nele na semana passada.

Comprei então os discos laranja e preto da Flexipads Hexagonal Foam Pads e o polish Menzerna Heavy Cut Compound 400 mais algumas coisas, inclusivé panos MF (Pano de Microfibra basico 40x40cm) para testar e usar nos faróis.
Aproveito para dar feedback nestes panos. Para interiores acredito que sejam bons mas para limpar por exemplo os faróis na fase de lixagem, que foi onde testei, não têm poder nenhum de absorção em relação aos profissionais a menos que o poder de absorção melhore após a 1ª lavagem (não consegui lavar antes de testar com a pressa). A meu ver, entre estes e os profissionais, 1€ não compensa a diferença. Peço aqui o feedback também caso o erro tenha também sido meu por não os ter lavado antes de usar pela 1ª vez.

Quanto ao farol, após ter perdido bastante mais tempo fiz bastantes coisas diferentes em relação à primeira vez:
- Todas as fases de lixagem com 800, 1000, 1500 e 2000 completamente manual e sempre com água;
- Lixagem de 3000 com disco de lixa 3M e berbequim.
- Fase de corte com disco laranja hexagonal, Menzerna 400 e berbequim;
- Fase de corte com disco preto hexagonal, Mothers Plastic Polish e berbequim.

Resultados: consegui melhorar bastantes riscos mas ainda ficaram alguns. Como o José (Detalhe) diz muitas vezes, há coisas que temos que aprender a conviver com elas porque mais vale não mexer mais.
Digo isto porque na zona superior onde tem o "pisca" continua meio baço o que me leva a crer que o problema já é mesmo da ótica ou está no interior. São faróis da concorrência e não originais pelo que pode já haver ali mais algum problema por descolagem da ótica em algumas zonas e lixo que entrou para o interior ou mesmo tendo já o acrílico meio queimado pelo interior devido às lâmpadas usadas.

Agora, peço o vosso feedback por descargo de consciência, isto é, ando aqui a questionar-me se alguns dos riscos que ficaram não foram feitos por mim com o uso do berbequim e do disco de 3000 e se o acabamento não ficaria bastante melhor se tivesse usado uma polidora orbital. Como nunca trabalhei com a polidora nem vi ao vivo, fico com estas dúvidas. Estou mesmo com muita vontade de testar a Shine Mate nova mas neste momento é completamente impossível (falta de tempo e problemas da vida que não me possibilitam de todo investir já este valor, mesmo que aparentemente não seja muito).

Vou tentar depois tirar algumas fotos para verem os resultados "finais" de todas estas tentativas com as vossas precisas dicas e conselhos.

Obrigado a todos.
 
Última edição:
Olá,

Como já disse numa resposta minha, é comum para muitos casos ter que utilizar grãos mais grossos que o P800.
Eu não tenho lixadeira, por isso faço tudo com polidora rotativa.
Não me estou a ver polir faróis com uma orbital.
Essa EP803 da Shinemate parece ser uma boa opção.
Acho que aqui na loja do detalhe há uma Krauss que é igual.
Com que rotação estás a trabalhar?
 
Olá,

Como já disse numa resposta minha, é comum para muitos casos ter que utilizar grãos mais grossos que o P800.
Eu não tenho lixadeira, por isso faço tudo com polidora rotativa.
Não me estou a ver polir faróis com uma orbital.
Essa EP803 da Shinemate parece ser uma boa opção.
Acho que aqui na loja do detalhe há uma Krauss que é igual.
Com que rotação estás a trabalhar?
Obrigado Bringer.
Não tenho máquina, utilizei um berbequim em que julgo não passei das 1500rpm uma vez que tinha receio de pôr mais rotações. No berbequim não dá para ter noção das rotações reais (Berbequim de Percussão da Parkside com o "martelo" desligado).
 
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