Restauro de Jantes

Gostaria de saber se conhecem algum produto que consiga disfarçar os riscos das jantes, dos toques no passeio etc...

Obrigado

se os riscos forem pequenos, podes tentar polir, se forem grandes para disfarçar só pintando ou retocar com uma tinta parecida mas deve ficar sempre a notar o retoque.

Boas.

Podes meter betume de pedra, depois passar lixa de 100 ou 200. depois passar lixa de 500 ou 800 e pintar.

Cumprimentos.

Se utilizares massa tens que lixar mesmo muito bem senão nota-se e fica ainda pior que o que estava. Digo-te isto porque já me aconteceu a mim.

Boa noite Indomavel, nas jantes que sofram toques só a duas hipóteses de reparação ou retocando com um pincel de retoques, mas fica sempre a notar-se a zona retocada que no caso do aluminio fica mais escuro mesmo que seja a mesma cor porque a concentração dos pigmentos é mais elevada, a outra é pintar através de um profissional.
Atenção que no caos do carro ser um HONDA com jantes de origem as mesmas não podem ser cosidas.
Se poder ajudar em mais alguma duvida não hesites.
Cumprimentos

Quando estava na honda recebemos um comunicado interno que dizia para não cosermos as jantes porque com o calor iria alterar as características das ligas de alumínio pondo em causa a resistência da jante.
Cumprimentos

Ainda ontem pintei as jantes de um Honda accord e não as cosi ficaram a secar a temperatura ambiente, pois não quero ser responsável por nenhum acidente.:eek:
Cumprimentos:)

Tom106

Moderator
Assim sendo, será só da Honda? As jantes deles não devem ser assim tão diferentes de todos os outros...

Não sei se nas outras marcas haverá esse problema, se é que ponderemos chamar de problema mas achei interessante o cuidado demonstrado por tudo o que envolve a marca da parte dos engenheiros, devo dizer sem querer fazer publicidade que é uma marca que não esta habituada a reclamaçoes e quando algo é detectado a sua correcção é quase imediata e se necessario com aviso para casa dos clientes para correcção do defeito. tive muito gosto em trabalhar nesta marca.
Cumprimentos

Tom106

Moderator
Estava aqui a pensar e algo me está a fazer espécie...

Que temperatura pode atingir uma peça dentro da estufa?
Então e que temperatura pode atingir uma jante, em travagens consecutivas?

São processos estruturais diferentes.

numa travagem, o calor proveniente do disco faz-se por transferência numa zona pequena (a de contacto com o disco) e o alumínio, por ser um material de baixa inércia térmica, consegue dissipa-lo com rapidez, e é ajudado pelo próprio vento que, em circulação, tem um efeito dissipador, no fundo o ar funciona como um fluído não-líquido que "recebe" o calor da jante, dissipando-o.
Outra coisa diferente é submeter a uma temperatura elevada toda a peça, não há transferências momentâneas de calor, mas sim uma absorção e retenção do calor na própria peça. Acho muito estranho que a temperatura atingida numa estufa de pintura seja suficiente para afectar a estrutura do alumínio, a ponto de propiciar a sua degradação estrutural.
para analisar isso, seria preciso um diagrama de fases da liga com que a jante é feita.

Detalhe

Administrador
Staff
Uma estufa de secagem de pintura ronda os 60-70º, já numa travagem em pontos localizados junto ao disco deverá ultrapassar a temperatura.

Edit: Estive agora a ver o resto do tópico e cheira-me a que essa informação da Honda deverá estar algo adulterada ou mal interpretada. É como os da Mercedes dizerem que não se deve usar panos MF nos assentos para não riscar.

também acho um bocado estranho, para alterar as propriedades do metal neste caso alumínio são precisas temperaturas muito elevadas, e se uma estufa de secagem ronda os 60-70º nao deve provocar nada.

Boa noite , pormenores técnicos profundos não nos foram facultados apenas o aviso de que as jantes de alumínio de origem Honda não deveriam ser cozidas e nós apenas nos cabia respeitar as directrizes, relativamente a temperatura aplicada na estufa ronda os 60 graus, é claro que em travagem alcança muito mais, mas mais não poderei explicar porque não nos foi dada mais explicações.
Cumprimentos

Viva boa noite, Estou a pensar mandar restaurar as minhas jantes,, retirar todas as quincadas e mandar pintar, gostaria de saber quando posso aplicar o selante que neste caso é o da Autoglanz , convem deixar curar primeiro .
obrigado

Viva amigo muito obrigado, optei por mandar envernizar as jantes tb por dentro, como têm uma boa abertura lavam se bem e estando envernizadas facilita muito, daí a pergunta, dava já o selante pelo menos por dentro, antes de as montar se não vou ter que as tirar e fazer o trabalho. Obrigado