Restauro Peugeot 106 Rallye - de A a Z - A Pintura

Boa tarde a todos malta,

O meu amigo Hugo do CarOnlineTV decidiu comprar um carro um Peugeot 106 Rallye em muito mau estado, para restaurá-lo de origem para o colocar como novo, e com a ajuda de alguns parceiros vai passo a passo dar-lhe uma nova vida.
A partilha aqui é apenas da parte do restauro da pintura, apesar de não ser bem o intuito do forum, decidi publicar como forma de informar os passos que são necessários para um bom restauro na pintura, e caso algum de nós precise já fica com mais alguma informação adicional.
E este video prova que por mais estragado que o carro esteja, com um bom trabalho tudo se consegue, assim como no detalhe o mesmo acontece.
E o tempo que demora este restauro, mostra bem que um bom trabalho tem o seu preço, tal como quem procura um detalhe a sério.
Não faz sentido querer fazer um detalhe e depois achar caro, quem quer um bom serviço tem obrigatoriamente de ter o seu justo preço.

Aqui fica o carro já depois de uma semana de restauro de chapa e Pintura

[video=youtube;jV_HwSKk7GU]https://www.youtube.com/watch?v=jV_HwSKk7GU[/video]

PS: A partilha é sem qualquer intuito publicitário, apenas mostrar que nada é impossivel ;)

Bons detalhes :cool:

Detalhe

Administrador
Staff
Muito interessante, se soubesse não tinha vendido o meu :sad: obrigado pela partilha!

Muito interessante, se soubesse não tinha vendido o meu :sad: obrigado pela partilha!
Eu estou a adorar este restauro, é quase como ter um filho, é daqueles amores que se têm...

E depois os passos todos dá para ver que com vontade tudo se arranja.

Tiveste um também José? Hoje em dia com o revivalismo, existe muita procura de carro mais icónicos, neste segmento o 106 Rallye ou o Clio Williams por exemplo...

E mais giro é ver o estado dele inicial, fica aqui o video do estado inicial, quando chegar ao fim é que se vai ver bem a diferença...

Tal como no detalhe o antes e depois é algo de deixar qualquer um boquiaberto...

[video=youtube;iorZ2fuw9Z0]https://www.youtube.com/watch?v=iorZ2fuw9Z0[/video]

Detalhe

Administrador
Staff
Se não estou enganado és dono da carrinha dos meus sonhos. O modelo actual (v90) é perfeito, mas os anteriores, quando mais antigo mais mítico!
Sim, uma V70 T5 de 2000, deve andar a volta dos 500000kms agora e à espera de voltar a ter matrícula portuguesa.

Detalhe

Administrador
Staff
Agora para voltar a ter isso não custa uma pipa de massa em legalização e depois o IUC vai ser jeitoso...
Não porque já cá pagou os impostos, é reativar a matrícula, inspeção e mais alguma coisa, mas nada como se fosse um carro importado.

Isso não se pode chamar um restauro, é mais um "lavar a cara", pois nem cofre do motor pintaram, nem as jantes pelo que percebi, nem desmancharam o interior etc etc..
Tenho acompanhado um restauro assério de um 106 Rallye MK1 branco, e tem sido um restauro a 100% com o valor já a rondar os 8000€ (ainda não terminou), e foi absolutamente tudo revisto incluído toda a mecânica refeita, infelizmente novo há muita coisa que já não existe.
Posso dizer seguramente que vai ser o melhor exemplar a nível nacional, depois posto aqui foto quando estiver concluído e depois de lhe aplicar selante cerâmico.

Tenho estado a restaurar o meu 106 GTi MK2 1997, embora seja uma coisa a médio/longo prazo, falta-me pintura geral, refazer o bloco do zero (pois já esta cansado) e reparar o eixo traseiro.
Este ano embora tenha feito uma revisão ao motor, distribuição , bomba de agua, correias , tampa de motor pintada, mudei tudo o que era borrachas de suspensão triângulos, mudei suspensão e meti Kayaba ultra SR, e meti uma caixa de direcção nova.
Comprei todo o conjunto original da tubagem da admissão, e apenas me falta conseguir adquirir o rádio original e as molas da suspensão.

Última edição:
Isso não se pode chamar um restauro, é mais um "lavar a cara", pois nem cofre do motor pintaram, nem as jantes pelo que percebi, nem desmancharam o interior etc etc..
Tenho acompanhado um restauro assério de um 106 Rallye MK1 branco, e tem sido um restauro a 100% com o valor já a rondar os 8000€ (ainda não terminou), e foi absolutamente tudo revisto incluído toda a mecânica refeita, infelizmente novo há muita coisa que já não existe.
Posso dizer seguramente que vai ser o melhor exemplar a nível nacional, depois posto aqui foto quando estiver concluído e depois de lhe aplicar selante cerâmico.

Tenho estado a restaurar o meu 106 GTi MK2 1997, embora seja uma coisa a médio/longo prazo, falta-me pintura geral, refazer o bloco do zero (pois já esta cansado) e reparar o eixo traseiro.
Este ano embora tenha feito uma revisão ao motor, distribuição , bomba de agua, correias , tampa de motor pintada, mudei tudo o que era borrachas de suspensão triângulos, mudei suspensão e meti Kayaba ultra SR, e meti uma caixa de direcção nova.
Comprei todo o conjunto original da tubagem da admissão, e apenas me falta conseguir adquirir o rádio original e as molas da suspensão.
Miguel,

Isto é apenas a secção de pintura do restauro, o restauro vai ter outras partes, e ele vai lançando os vídeos aos poucos, pois é uma forma de o pessoal ir seguindo o restauro.

O cofre do motor não foi pintado, pois o motor que está no carro não é o o motor original, pois o motor que está no carro é o 1.4 do Peugeot 1006 XSI, enquanto o motor original do 106 Rallye é o 1.3 de 100cv.

As jantes vão ser alvo de reparação posterior, decidiu-se começar pelos itens que demorariam mais tempo...

O interior vai ser desmanchado para uma correcta limpeza e restauro.

E fazes muito bem em restaurar o teu, os carros antigos trazem-nos memórias de juventude, ou memórias de família, e alguns sendo icónicos, contribui também para a memória da historia automóvel.

Eu também vou começar o restauro do meu Laguna, depois de muita ponderação, achei que por ser um carro que teve sempre na familia, e as memórias que tenho dele é algo impagável.

Vai ser pintura a fundo, isto depois de lhe ter feito uma revisão ao motor onde foi rectificada cabeça, mudados segmentos, juntas, válvulas, correia de distribuição, bomba de água, embraiagem, amortecedores frente e trás, discos e pastilhas novas, e o "feeling" do carro é outro, mecanicamente parece um carro saído do stand, e o meu carro sendo a gasolina atmosférico, carregas no acelerador, sentes logo a resposta imediata sem filtros, dá vontade de carregar ainda mais no pedal do lado direito, eheheheh.

Custa dinheiro é verdade, mas de que vale o dinheiro se não for para nos ajudar a manter memórias de felicidade...

Tenho a felicidade de ter o radio original de 2 din de cd e cassete com equalizador, isto para um carro de 1994, é muito bom.

O meu pai quis comprar um carro de jeito na altura, para 1994 o Laguna tinha o seguinte equipamento: Fecho central com comando; imobilizador; estofos pele, tecto abrir, ac auto, jantes liga leve, espelhos eléctricos, bancos eléctricos com 3 memorias, ABS, radio com CD e cassete com comando no volante, airbag, que mais posso pedir.

É restaurar e estimar, se podia comprar um outro carro mais recente? Claro que podia, mas não era a mesma coisa...

Para já o restauro mecânico ficou em 2000€.

Tenho um vizinho que está a restaurar um Golf IV, e de vez em quando dou-lhe uma ajuda em alguns pormenores, e já lhe andei a fazer a "cabeça" do artigos de detalhe, e já lhe mostrei no meu carro a eficácia de alguns artigos e ele gostou bastante.

Há que ir fazendo o que nos faz feliz, que é que levamos de cá andarmos :cool:

Isso é que é trabalho!
Por mim criavas aí um tópico de restauro na secção offtopic para o pessoal acompanhar o desenvolvimento disso!