selante e cera qual e difrenca??

boas pessoal.muinto sinceramente nao sei kual e a difrenca:confused: ...!ja agora se alguem me puder ajudar agradeco!:cool:abracos

Painkiller

Top Gear addicted
Assim de repente aquilo que sei é que as ceras (por norma) são feitas à base de cera de carnauba (uma árvore da floresta amazónica) e têm como principal função melhorar o look das nossas pinturas.

Os selantes são por norma compostos sintéticos cuja finalidade é primordialmente proteger a pintura das agressões da natureza...

No entanto não há regra sem excepção... E tento tens ceras sintecticas (Ex: Mothers FX SynWax ) assim como tens selantes que apesar de protegerem, estão muito vocacionados para o look (EX: Wolfgang Deep Gloss Paint Sealant e o Poorboys EX - Sealant with Carnauba que tal como o nome indica contém carnauba... )

Isto é o que eu sei :)
Pode ser que os Mestres te possam esclarecer melhor!

Um abraço

:detalhe

powerPT

detailing since 2005
A diferença reside basicamente no nível de protecção e look, por norma os selantes protegem mais que as ceras, sendo que apenas ceras deixam maior look.

Além disto, se formos para um patamar de igualdade em termos de preços, de selante e cera, o selante tenderá a durar mais que a cera.
A questão do look é muito subjectiva, dou um exemplo:
- após correcção de pintura, aplicar o bonding agent e depois o Duragloss 111 (selante) deu um look fenomenal, sendo que a cera foi mesmo a cereja no topo do bolo mas não acrescentou algo notório ao look deixado pelo selante.

ok pessoal obrigado pelas respostas:cool: ja agora to a pintar o meu carro,pa semana ja o devo ter pronto,depois de a pintura ficar 100% curada kual eo selante e a cera k m aconselham a aplicar?so to habituado a trabalhar com a cera da 3M,portanto x m puderem aconselhar otras melhor;) mas k tenham kualidade o preco nao importa! abracos

Depois de pintado convem que a pintura tenha um tempo para evaporar todos os solventes. Selantes ou ceras acílicas nem pensar. Pelo que ouvi dizer é mesmo proibido nos primeiros 3/6 meses, podendo ocorrer a formação de bolhas na tinta.
Há quem defenda que as ceras de carnauba deixam respirar a pintura e que não têm nenhum efeito nocivo quando aplicadas num painel repintado.
Mas cá o je não arriscava e deixava isso uns meses sem nada. Depois levava uma polidela e aí sim, já podia levar com selante e/ou cera.

Tom106

Moderator
Depende muito se o carro vai a estufa ou nao!
6 meses tb é um pouco de mais, nao será necessario tanto, ainda por cima nesta altura do ano!

sim o carro vai estufa,e x for preciso do lhe 1 pc + de calor,ai passado 1 semana ja evaporo o k tinha a evaporar;) e ainda por cima com o calor k esta!e ja agora o carro e vermelho!aguardo as vossas opinioes:cool:

AmRacing

Moderador
Staff
Respondendo ainda à pergunta do tópico, e principal diferença, reside no produto "agarrar" ou apenas "assentar" na superficie ;)

Os selantes tendem a durar mais, precisamente pq se "agarram" :)

Só chamo a atenção para uma coisa... Mesmo com todo o calor que está e mesmo o carro indo à estufa, não sei se vai ser numa semana que a pintura vai ser curada.

powerPT

detailing since 2005
Cada cera é uma cera, cada propósito é único, a cor influencia e os gostos são relativos e as opiniões subjectivas.

Aconselho a ir lendo o fórum e tirar a tua própria conclusão da melhor cera que se adapta a ti.