[Dúvida] Selar ou encerar carro novo 0 km

TROIKA

Banned
BOAS tenho uma megane st no dia em que ela chegou ao stand de frança vinha cheia de cera na pintura uma camada espessa e castanha parecia lama. o vendedor disse que quando elas saem da fabrica ja vem com essa camada para proteger a pintura. pois os veículos são armazenados no exterior . e ela estive assim pelo menos um mes dai essa cor e consistência. as etiquetas de muitos componentes como alcatifa e opticas tem a data de montagem um mes e meio antes da venda. na oficina o desgraçado que tive de tirar essa camada de "lama" disse mal da vida dele. e claro a carrinha não me foi entregue ao nível do show off que estamos habituados a ver. eu axo um pouco estranho eles terem aplicado cera num veiculo com a pintura " fresca" ja li em varios foruns que depois de pintar um carro devemos aguardar no minimo 6 meses para aplicar selantes ou ceras pois os mesmos impedem os solventes da tinta e do verniz de secarem correctamente, se alquem estiver dentro deste asssunto que diga qualquer coisa agradeço
 

tiagojpt

Efectivo
Não te preocupes, a pintura não se estragou nem vai estragar por isso.

É um procedimento comum.
 
Viva,

A informação que leste sobre a necessidade de aguardar algum tempo, referes 6 meses, para curar uma repintura antes da aplicação de selantes, é verdade, mas é uma necessidade que surge numa situação de repintura, não de pintura nova.
Os processos de aplicação da pintura num carro novo não é o mesmo de uma repintura feita no concessionário. A pintura de fábrica é aplicada, através de robots, por um sistema de aspersão com baixa concentração de solvente (e nos casos actuais, esse solvente é a... água) enquanto que, nas oficinas, em casos de repintura, por vezes usam produtos ainda de base celulósica, que a utilizarem como solventes produtos celulósicos (por vezes também sintéticos) como o tolueno, estes precisam de algum tempo para a sua total evaporização, daí a necessidade de dar esse tempo de cura.
Quanto à cera que é aplicada, tem a função de proteger a pintura durante o tempo de armazenamento. Como não há necessidade de curar a pintura, a capacidade impermeabilizadora dessa cera não constitui problema. Mas é trabalhosa de tirar... tem-se de usar um solvente, como o alcool isopropílico, ou acrysol, para a conseguir remover eficazmente, e depois de a remover há que ter cuidado para não infligir na pintura riscos, pois esta irá estar vulnerável, pela remoção da cera e da protecção que traz, havendo necessidade de, pelo menos, efectuar um bom enceramento.
 

rdig1984

Detailer amador
O de proteger com selante o cera logo a seguir a uma repintura, ja sabia que nao se deve fazer ja que e preciso esperar a cura total de essa repintura.

O que fiquei com curiosidade e o que se passa realmente se protegemos a pintura logo a seguir a uma repintura?? Fica com manchas?? estraga a pintura?? ou simplesmente perde-se os produtos de protecçao aplicados?
 

TROIKA

Banned
obrigado já fiquei esclarecido. pelo que li em varios foruns aplicar selantes ou ceras em repinturas ficam manchas pois os solventes da tinta e do verniz nao secam uniforme-mente. os selantes e ceras não deixam entrar mas tambem nao deixam sair é esa a logica
 
Última edição:
obrigado já fiquei esclarecido. pelo que li em varios foruns aplicar selantes ou ceras em repinturas ficam manchas pois os solventes da tinta e do verniz nao secam uniforme-mente. os selantes e ceras não deixam entrar mas tambem nao deixam sair é esa a logica
nem mais.
 
Para não estar a criar um novo tópico, desenterro este!
Tal como o user que criou o tópico, não sei o que fazer à pintura do carro novo cá de casa.
Não sei quanto tempo o carro este em parque mas, se esteve, foi muito pouco.
Acontece que estou com dúvidas no material que deva aplicar.
A cor do carro em causa é cinza escuro. Portanto, a cera que à partida me parece ser a ideal tanto pelo nível de proteção como pela durabilidade é a Collinite Marque D’Elegance 915. Apesar do preço, posso usar a mesma nos restantes carros cá da casa visto serem todos de cores escuras ( Azul Esmeralda, Preto, Cinza Escuro e Verde Escuro). O que acham desta opção?
Não sei se deva selar ou não. Em que consiste este processo? Afetará a performance da cera?
Caso vá selar, optarei pelo Grojet2000.
 

Detalhe

Administrador
Staff
Para não estar a criar um novo tópico, desenterro este!
Tal como o user que criou o tópico, não sei o que fazer à pintura do carro novo cá de casa.
Não sei quanto tempo o carro este em parque mas, se esteve, foi muito pouco.
Acontece que estou com dúvidas no material que deva aplicar.
A cor do carro em causa é cinza escuro. Portanto, a cera que à partida me parece ser a ideal tanto pelo nível de proteção como pela durabilidade é a Collinite Marque D’Elegance 915. Apesar do preço, posso usar a mesma nos restantes carros cá da casa visto serem todos de cores escuras ( Azul Esmeralda, Preto, Cinza Escuro e Verde Escuro). O que acham desta opção?
Não sei se deva selar ou não. Em que consiste este processo? Afetará a performance da cera?
Caso vá selar, optarei pelo Grojet2000.
Sem dúvida. Descontaminar com um descontaminante químico, lavar bem, passar o Grojet para limpar a pintura e deixar uma boa base e a cera, a que referes é das melhores.
 
Obrigado pela ajuda detalhe!
Então vou proceder da seguinte maneira.
Carro novo:
-Lavar manualmente com o Carchem 1900:1;
-Secar;
-Aplicar o grojet;
-Deixar curar;
-Aplicar a cera;
-Deixar curar.
Restantes carros:
-Lavar manualmente com o mesmo shampoo;
-Descontaminar com o descontaminante férrio;
-Descontaminar com a claybar;
-Secar;
-Aplicar o grojet;
-Deixar curar;
-Aplicar a cera;
-Deixar curar.
Parece-me que vou fazer tudo da maneira mais correta.
Espera-me uma encomenda dolorosa (€) na loja.
Mais uma vez, obrigado detalhe!
 
Top