Sugestão de rotas Lisboa-Porto

Boas pessoal do Detalhe,

Estou com viagem marcada à Lisboa, com chegada no próximo sábado. Minha ideia é passar alguns dias na cidade e depois ir até a cidade do Porto.

Necessariamente preciso passar nos seguintes lugares:

Universidade do Minho
Campus de Azurem
4800-058 Guimarães
Portugal

Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Rua de Fundões - Devesa Velha
3700-121 S. João da Madeira

Pelo que estive a observar pelo amigo Google, de Lisboa a S. João da Madeira, o mais rápido é tomar a A1/E1. Porém, gostaria de passar em Figueira da Foz e outros lugares litorâneos que sejam especialmente belos.

Depois, desde S. João da Madeira até Guimarães, passando pelo Porto, a opção seria a A1, tomando a esquerda em Canelas passando pela A29 para entrar no Porto pelas IC23 e IC1.

Para esse percurso, pretendo sair de manhã cedo, próximo às 5h30min desde Libsoa, com intenção de chegar 12h para o almoço no Porto. Meu compromisso nesse dia inicia às 14h30min, de modo que posso almoçar no Porto com a família e deixá-los por lá enquanto vou nos meus afazeres no CTCP, retornando ao fim da tarde, para no dia seguinte partir a Guimarães.

Se possível, gostaria também que me indicassem uma operadora de telemóvel onde possa obter chip com crédito pré-pago. Vi na web a Vodafone, mas é melhor contar também de vossa experiência como funciona esse sistema. Minha ideia é adquirir dois, um para mim e outro para a esposa, para podermos nos comunicarmos entre nós durante o tempo que ficaremos pelo país.

Em tempo, o custo do combustível, como anda o valor da gasolina comum em Euros por litro?

Agradeço de antemão a ajuda!
Fabrício

Viva

Para o percurso que pretende fazer, uma alternativa à A1 é seguir pela A8/A17/A29.
É um conjunto de auto-estradas sucessivas (ao sair de uma está a entrar na outra), fica mais próxima do litoral para ir à Figueira, passa por Óbidos que é uma bela cidade para visitar, e é uma autoestrada menos congestionada que a A1 e com melhores vistas.
Tem saída para S.João da Madeira em Santa Maria da Feira, no mesmo ponto onde sairia pela A1.
Pode seguir em direcção ao Porto, e o caminho para S. João da Madeira será o mesmo: regressa pela A29 ou A1 até Santa Maria da Feira, e segue viagem até S. João da Madeira.
Do Porto, vai direitinho parar à A3 em direcção a Braga, e apanhar a A7 ou A11 rumo a Guimarães.

Quanto ao resto... a nível de telemóveis há várias opções, algumas que permitem efectuar chamadas gratuitas entre telemóveis com o mesmo tarifário (ex: extravaganza da vodafone), espere para ver sugestões sobre as outras operadoras.

Quanto ao preço do gasóleo e da gasolina... em que dia é que queria saber mesmo o preço? :lol:

Última edição:
Este site ajuda bastante: http://www.viamichelin.pt/

quanto a fugir a A1 se for por causa do preço das portagens nao adianta muito, agora pagasse scut em todo o lado e a duraçao da viagem é quase o dobro. digo isto porque ja fiz Braga-Lisboa a fugir á A1 e demorei quase 6h, e pela A1 3h e pouco chega perfeitamente :D

Agradeço as dicas dos amigos! :cool:

Com uma 307 carrinha a diesel, percorri da A1 desde Lisboa (saída 6h30min) até onde foi possível entrar para Figueira da Foz (chegada 9h00), lugar bonito, porém não havia muito o que fazer, imaginei que pudesse nadar como em Cascais, mas pela formação rochosa local não foi possível :(.
Depois segui ao Porto sem mais delongas (11h30min).
Para o retorno, utilizei somente a A1, desde o Porto, em menos de 3h estava em Lisboa. Difícil foi o trânsito no centro de Lisboa às 18h de uma sexta-feira. Imaginava que o pessoal aí buzinasse menos, mas usam a buzina mais que aqui no Rio Grande do Sul :eek:.

O telemóvel, usei mesmo cartão da Vodafone, com 25 euros foi suficiente para dois cartões e recarga que até sobrou :)

Abraço,
Fabrício

Última edição:

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Tu passas pelo Porto e depois não queres é sair mais daqui...:lol:
Se bem que brasileiro não é pinguim, com este tempo :sad:

Boas, acabei por passear por Lisboa com o Erick a ser meu guia ;-)

Francesinha experimentei na Servejaria de Lisboa, sei que não nativa dali, mas deu uma boa ideia do que é!

Passei uma bela semana de calor por aí, chegou nos 35oC, com direito a praia e banho de mar em Cascais, embora a água estivesse um bocado fria! Pode estar mais frio o clima agora, e ainda mais quando o inverno chegar, mas não creio ser tanto quanto conheci no Canadá :eek:

Abraço,
Fabrício​