Verniz corroido por "bird shit"

Ora lá fui eu para as minhas férias onde deixei o carro estacionado junto ao mar com um elevado grau de confiança nas camadas de collinite 845 para proteger o carro de tudo e mais alguma coisa, hoje quando fui lavar o carro apareceu duas ou três marcas no vernis provocada pela merda dos passaros, aqui no Alentejo apesar de por vezes ter o carro bombardeado nunca ficou marcas mas aquilo é de passaro maritimo e aparentemente tem um poder corrosivo superior. Hoje apenas identifiquei os danos e nada fiz a não ser dar uma leve camada de nattys após a lavagem, como não tenho orbital estava a pensar fazer o seguinte, utilizar o ultra paint polish e parte laranja da german pad o paint polish da 1z e mf e por fim encerar com qualquer coisa isto será suficiente ou é necessário algo mais hardcore, tenho as lixas 2000 e 4000 (que comprei para recuperar os faróis) mas como não tenho orbital para polir tenho receio de ir por ai.

migueldefender

moderador Jag-Lover
Os das gaivotas são mesmo lixados, é que são dos mais corrosivos que há... :(

Bom, de qualquer forma o teu setup parece-me correcto para tentares minimizar os danos. :fixe

Um abraço,

Tive a ver melhor e acho que não vai ser facil sem wetsanding acham que é muito arriscado uma vez que não tenho orbital para aplicar os polish será que consigo tirar as marcas da lixa à mão. Se calhar o melhor é tentar só com polish e mesmo que não fique perfeito e fica à espera da orbital, o que dizem.

crazyscientist

Efectivo
Tive a ver melhor e acho que não vai ser facil sem wetsanding acham que é muito arriscado uma vez que não tenho orbital para aplicar os polish será que consigo tirar as marcas da lixa à mão. Se calhar o melhor é tentar só com polish e mesmo que não fique perfeito e fica à espera da orbital, o que dizem.
Acho que uma das regras do detalhe, é primeiro começar por tentar o menos agressivo e ir subindo se necessário. Por isso é mesmo com dizes primeiro tentar com polish, se não resultar aí pensar no wetsanding, mas sem máquina depois é dificil retirar as marcas de lixa.

MetalicMan

Efectivo
Sem dúvida, é uma opção mais segura!

Fiz várias experiencias, 1z paint polish não fez nada, 1z ultra pouco mais fez, antes de passar para as mirka utilizei um polish da pesada já velho que tenho lá em casa (do modelo estão a ver) e aquilo saio só que ficou uma mancha baça (na prática aquele polish deve ter o mesmo efeito que uma Mirka) até aqui nada de estranho mas pensei bom agora para remover este baço é que vai ser do caraças, ataquei com paint polish e mf e surpresas das surpresas uniformizou o brilho com o resto do painel com muito pouco esforço.
Bom da duas uma ou ou o paint polish é muita bom ou o brilho do painel deixa muito a desejar:mrgreen:. (é o capot e de facto não está perfeito)

migueldefender

moderador Jag-Lover
Excelente Ricardo. :brilho:

Esse polish do modelo deve ser tipo PG, mais hardcore.

Quanto ao ter ficado impecável, a verdadeira prova dos nove vai ser daqui a umas semanas, pois os polish da Einszett são ricos em fillers, o que ajuda a esconder alguns defeitos. :)

Um abraço,

Aquilo é um polish perigoso que apenas tinha utilizado em riscos feios do passat e oxidação avançada com bons resultados mas cujo acabamento fica longe dos paramentros do detalhe, no entanto melhor do que estava. Bom só fiz o tratamento a uma das cagadelas este fim de semana vão ser as restantes os meus projectos a curto incluem uma descontaminação geral com uma clay suave, glaze, collinite 845 e nattys para manter (acho que não vai faltar "fillers") isto tudo para chegar á conclusão mais que provável que o polimento mecanico é incontornável mas até lá vou-me entretendo:) e o carro não está perfeito mas está como nunca esteve:brilho.

yamaha

Detail forever
Boas, sobre as bombas de passaro, a 2 a 3 semanas o meu carro ficou na rua e ficou a tarde toda com uma bomba de passaro, no final do dia arrumei o carro e llimpei a dita bomba de passaro , e ficou marcado na pintura :rolleyes:

E eu pronto, até com zaino marcou na pintura :lol:

Então como em breve vou fazer um novo setup pro xanato, lavei com shampoo da zaino, e apliquei a bela p21,s ( saudades ) e no dia seguinte dei lhe com aquawax e pronto ficou brutal os tais belos reflexos da p21s que deixa :happy22:

a dias na garagem olho pro sitio onde caiu a bomba de passaro e tinha ficado marcado na pintura, simplesmente desapareceu :confused:

apos lavagem e aplicar a p21s e aquawax, limpou a marca da bomba de passaro na pintura :D

Fiquei mesmo contente, e achei estranho como a cera em pasta limpou a marca lol :D

crazyscientist

Efectivo
O grojet só retira, não acresenta, neste caso foi mesmo verniz que foi corroido, por isso tem de ser polido para uniformizar a camada de verniz e voltar a ficar brilhante.

Viva boa noite a todos.
Hoje tive que recorrer a passar lixa para tirar umas marcas que acabou por corroer o verniz, mas com polimento manual não consegui retirar por inteiro as marcas de lixa, começo a pensar que valia mais estar sossegado. Com orbital sairá? De momento só tenho os polishes da 1Z. O que é que me aconselham, precisava mesmo de uma ajuda. Obrigado.

Viva boa noite a todos.
Hoje tive que recorrer a passar lixa para tirar umas marcas que acabou por corroer o verniz, mas com polimento manual não consegui retirar por inteiro as marcas de lixa, começo a pensar que valia mais estar sossegado. Com orbital sairá? De momento só tenho os polishes da 1Z. O que é que me aconselham, precisava mesmo de uma ajuda. Obrigado.
Bruno, confirma aí pf qual as lixas e grão usadas de forma e se possível fotos para o pessoal te ajudar para esse caso em concreto ;)

Bruno, confirma aí pf qual as lixas e grão usadas de forma e se possível fotos para o pessoal te ajudar para esse caso em concreto ;)
Aqui vai a desgraça. Mas quem me mandou meter em aventuras. O que faz isto é uma pessoa querer ter o carro sempre num brinco:(, eu acho que com orbital e massa de polir se consiga , estava mt mais baço e so com polish da 1z ainda consegui disfarçar um pouco.
Espero mesmo que se consiga, pois estou mesmo xateado com esta situação.
a lixa utilizada foi uma p1500 bem velhota , pois está muito gasta,

Olá viva, hoje já coloco fotos, ficou muito melhor mas fiquei com swirls coisa que não tinha, foi um trabalho feito à mão com calma e paciencia, mas vai ter que levar máquina.

Eu não sou entendido no assunto, mas num vídeo da Meguiars é explicado que o “polishing compound” não deve ser pressionado em demasia.
Deve-se deixar os grãos actuar, e eventualmente irem-se desfazendo caso o produto esteja assim fiormulado
É a pressão em demasia que pode provocar esses riscos, e também não deixar o produto actuar até ao fim.

Cumprimentos,

José