W205 Limpeza exterior e interior - Detalhe iniciação

Boas malta,

Estou a iniciar-me no mundo do detalhe à pouco tempo de maneira contida($$) e gradual.

Tenho 1 MB W205 cinzento escuro (DB aqui) e vou deixar 1 lista de material que fui adquirindo:
  • Lavadora de alta pressão
  • Luva de micro fibra
  • Champô automóvel (marca REDEX ******) -> Faz boa espuma e para já não tenho razão de queixa no capitulo de tirar o lixo do carro. Quando terminar planeio comprar 1 champô a sério.
  • Vários panos micro fibra (interior e exterior)
  • 1 pano de camurça natural para secagem
  • Microfiber Madness Dry Me Crazy Jr 40 x 40cm (Recente compra ainda não experimentei mas acredito que me irá ajudar imenso na secagem)
  • Meguiars Scratch X 2.0 Removedor de Riscos (Recente compra para tentar remover pequenos riscos de unhas de pássaros na zona da mala e tejadilho)
  • Aplicador amarelo em poli-espuma (usar com o Scratch X 2.0)
  • Soft99 Fusso Coat 12 months Wax Dark- cores escuras (Recente aquisição ainda por usar - ideia foi encontrar uma cera para dar brilho e ao mesmo tempo selar a pintura. A critica diz que este produto é o melhor no mercado para esses 2 efeitos.
  • Pinceis para limpeza de interiores, limpeza de jantes e lubrificante de pneus
  • Limpa jantes Redex
  • Lubrificante de Pneus Redex
Como podem ver existem produtos da gama Redex que irei substituir assim que estes terminem, no entanto e por agora sintomo satisfeito com os mesmos. Faço poucos kms e lavo o carro com frequência, por enquanto não sinto necessidade de produtos melhores para jantes e pneus. Selante para jantes ainda não está nos meus planos.

Processo de lavagem exterior atual:
  1. Pré lavagem apenas com água e lavadora
  2. Champô aplicado em espuma com a lavadora
  3. Lavagem manual com luva (técnica dos 2 baldes e limpeza de cima para baixo)
  4. Aplicar limpa jantes, deixar atuar esfregar com esponha e pincel
  5. Lavagem com lavadora
  6. Secagem
  7. Aplicar cera da Soft99 (uma vez que tem uma durabilidade de até 12 meses - planeio aplicar de 2/3 em 2/3 meses)
  8. Quick detailer (não me recordo do nome) - ideia é aplicar quando não colocar a cera apenas para dar brilho. De futuro tenciono comprar 1 cera liquida.
Processo de limpeza de interior
  1. FXPROTECT Leather Cleaner - Produto 2/1 hidrata e limpa pele (de 6 em 6 meses)
  2. Limpeza de peles sempre com 1 escova prórpria e pano seco de micro fibra
  3. Para tablier e consola central (platico Piano black - brilho) Redex para plásticos (deixa os pretos brilhantes e os micro riscos da consola central desaparecem durante alguns dias) tenciono trocar por 1 APC de boa qualidade.
Qual a vossa opinião/experiência com alguns destes produtos e já agora sugestões?

Tenho uma dúvida em relação ao produto a colocar no tablier...Aquilo é pele ou é plástico a imitar?? Parece-me plástico assim como a parte interior superior das portas.

Abraço

Última edição:
assim muito rapidamente .

o pano em camurça encostava já para o lado pois não oferece grande qualidade para secar carros , opta por um pano a serio de micro-fibras .

os produtos que tens e acabam em (ex) , também os descartava o quanto antes .

o cera foft99 foi uma boa aposta , no entanto , antes de a aplicar devias no mínimo passar um paint clean na pintura do carro e até um descontaminante férrico .

de resto parece tudo boa opção embora a nível de interiores não te sei ajudar porque o link que colocas-te ai do DB não funciona , se colocares umas fotos do interior era mais fácil , mas opções de produtos não faltam ;)

Boas cmr, segue foto do habitaculo, a consola é fibra de carbono preto brilhante (já com micro riscos ou swirls, é muito sujeita), agora o tablier acho que é plástico (porque é duro) a imitar a pele.

Fico na dúvida qual o produto mais indicado para estes componentes..9326

Em relação à camurça adquiri a toalha micro fibra Madness Dry Me Crazy Jr 40x40 para o deixar de usar visto que não consigo absorver a água com ela.
Quanto ao passar um paint clean na pintura do carro e até um descontaminante férrico, o carro fez agora 4 anos, tem a pintura em ótimo estado, é carro de garagem e durante o dia não se encontra em ambiente poluído ou com fatores de contaminação tipo ferro, arvores ou mesmo grande pó… Penso que não tenho necessidade de o fazer, mas estou aberto a sugestões :)

Os Redex, como falei a ideia é ir trocando por melhor consoante terminem. Por enquanto faz o trabalho. Lavar o carro atua bem, o produto das jantes e dos pneus também fazem o trabalho de limpeza...O produto para cockpit é que julgo ter silicone e tenho receio de não ser bom para o tablier ou mesmo a consola preta...Agora tenho que admitir que o preto fica muito mais brilhante e bonito após a aplicação.

Detalhe

Administrador
Staff
Boas cmr, segue foto do habitaculo, a consola é fibra de carbono preto brilhante (já com micro riscos ou swirls, é muito sujeita), agora o tablier acho que é plástico (porque é duro) a imitar a pele.

Fico na dúvida qual o produto mais indicado para estes componentes..Visualizar anexo 9326

Em relação à camurça adquiri a toalha micro fibra Madness Dry Me Crazy Jr 40x40 para o deixar de usar visto que não consigo absorver a água com ela.
Quanto ao passar um paint clean na pintura do carro e até um descontaminante férrico, o carro fez agora 4 anos, tem a pintura em ótimo estado, é carro de garagem e durante o dia não se encontra em ambiente poluído ou com fatores de contaminação tipo ferro, arvores ou mesmo grande pó… Penso que não tenho necessidade de o fazer, mas estou aberto a sugestões :)

Os Redex, como falei a ideia é ir trocando por melhor consoante terminem. Por enquanto faz o trabalho. Lavar o carro atua bem, o produto das jantes e dos pneus também fazem o trabalho de limpeza...O produto para cockpit é que julgo ter silicone e tenho receio de não ser bom para o tablier ou mesmo a consola preta...Agora tenho que admitir que o preto fica muito mais brilhante e bonito após a aplicação.
Quando vais buscar um carro novo ao stand, já trás contaminação e se o prepararem como é habitual já trás a pintura danificada de origem, quanto mais com 4 anos.
Em relação ao interior, é importante parar com os redexes o mais rápido possível, aproveitar não é poupar, é dar cabo do material.
Se queres algo que limpe e ao mesmo tempo proteja os plásticos e borrachas do interior, vai para o CarChem Interior Clean & Coat https://www.alojadodetalhe.pt/protecao-e-hidratacao/carchem-interior-clean-coat-limpa-e-condiciona-ao-mesmo-tempo.html

Quando vais buscar um carro novo ao stand, já trás contaminação e se o prepararem como é habitual já trás a pintura danificada de origem, quanto mais com 4 anos.
Em relação ao interior, é importante parar com os redexes o mais rápido possível, aproveitar não é poupar, é dar cabo do material.
Se queres algo que limpe e ao mesmo tempo proteja os plásticos e borrachas do interior, vai para o CarChem Interior Clean & Coat https://www.alojadodetalhe.pt/protecao-e-hidratacao/carchem-interior-clean-coat-limpa-e-condiciona-ao-mesmo-tempo.html
O que aconselhas então aplicar antes de meter a soft99 fuso para tratar/descontaminar a pintura??

Este CarChem posso aplicar em todos os materiais do cockpit certo?

Obrigado

Detalhe

Administrador
Staff
O que aconselhas então aplicar antes de meter a soft99 fuso para tratar/descontaminar a pintura??

Este CarChem posso aplicar em todos os materiais do cockpit certo?

Obrigado
Vê aqui na ficha do artigo a recomendação de aplicação da Soft99

Em relação ao CarChem, usa-se todos os plásticos e borrachas.

Fico na dúvida qual o produto mais indicado para estes componentes..Visualizar anexo 9326

pelo menos um paint clean devias usar , por exemplo, se o carro for escuro podes usar este https://www.alojadodetalhe.pt/glazes-e-abrilhantadores/soft99-micro-liquid-compound-dark-paint-cleaner-cores-escuras.html faz uma boa dupla com a cera soft99 , preparando a pintura para depois aplicares a cera .

no interior , o detalhe já deu uma dica mas tens mais produtos possíveis , vai também dos gostos e € disponíveis de cada um :)

pelo menos um paint clean devias usar , por exemplo, se o carro for escuro podes usar este https://www.alojadodetalhe.pt/glazes-e-abrilhantadores/soft99-micro-liquid-compound-dark-paint-cleaner-cores-escuras.html faz uma boa dupla com a cera soft99 , preparando a pintura para depois aplicares a cera .

no interior , o detalhe já deu uma dica mas tens mais produtos possíveis , vai também dos gostos e € disponíveis de cada um :)
Obrigado, vou seguir os vossos conselhos.
Claybar não me sinto confiante para usar e também não sinto areias ou outros agarrados na pintura..

Quanto ao interior, o que sugerias cmr?

Vê aqui na ficha do artigo a recomendação de aplicação da Soft99

Em relação ao CarChem, usa-se todos os plásticos e borrachas.
Estou a ponderar adquirir o Meguiar’s – Quik Interior Detailer ou o GYEON Q2M Preserve. O que acham deles comparando com o CarChem ?

Detalhe

Administrador
Staff
Não é verdade o Meguires quick detailer ou o natural shine protectant também tem agentes de limpeza, acredito que para 1 carro cuidado e só para tirar pó chega.

Diz na descrição
Até a água limpa. Se não fizer falta mais não se usa. Agora, em vez de usar um APC seguido de um condicionador, o da CarChem faz o trabalho, principalmente se andaram por aí redexes, é importante limpar bem antes de condicionar com algo em condições.

Até a água limpa. Se não fizer falta mais não se usa. Agora, em vez de usar um APC seguido de um condicionador, o da CarChem faz o trabalho, principalmente se andaram por aí redexes, é importante limpar bem antes de condicionar com algo em condições.
Como já apliquei o redex 1x e este contém silicone vou optar por um apc e depois aplicar um condicionador,

Que dizem do APC da valet pro Classic (barato e bom?)

Para acondicionar vou para o da carchem. Que acham?

Para reparar o piano black vou usar o polish da meguiares scratch x2 e a cera da fuso coat uma vez k n tenho outra..

• Like
Reações: cmr
Como já apliquei o redex 1x e este contém silicone vou optar por um apc e depois aplicar um condicionador,

Que dizem do APC da valet pro Classic (barato e bom?)

Para acondicionar vou para o da carchem. Que acham?

Para reparar o piano black vou usar o polish da meguiares scratch x2 e a cera da fuso coat uma vez k n tenho outra..
Para acondicionar plásticos tabelier também falam bem do poorboys

É um excelente condicionador , usei durante 5 ou 6 anos e adorei , apenas tinha um senão que é quando chove e cai nas forras das portas caso elas estejam abertas depois nota-se as marcas dos pingantes mas tirando isso é excelente .

Olá colega,
Também já fui adepto dos produtos da Redex, nomeadamente do condicionador de pneus e do shampoo. No entanto, devido aos conselhos aqui da malta decidi investir em produtos a sério apesar de gostar do resultado dos da Redex.
Comecei por comprar o Cockpit Premium da Nextzett. Apesar de não ter considerado o seu acabamento o melhor, deixou-me deveras satisfeito face ao produto de limpeza de interiores da ARBO que costumava utilizar.
Mais tarde, avancei com a compra de material a sério.
Comprei o shampoo Carchem 1900:1 (que para mim é o melhor), o quick-detail Auto Finesse Spritz (excelente na limpeza do interior), o Carchem Tyre coat (não sai com a chuva e dura pelo menos duas/três semanas), o Carchem Tar & Glue remover (sinceramente não gostei nada do produto pois não faz o que promete, ou pelo menos eu não consegui que fizesse), o Carchem Snow Foam (não é o melhor mas faz uma espuma bastante boa para o preço que custa) e o Carchem Multi Clean ( o meu must have na remoção de manchas de gorduras e de terra).
Temos cá em casa um w205 facelift com meses, e posso dizer que o spritz deixa um acabamento no tablier e nos plásticos melhor do que quando fomos levantar o carro ao concessionário. Recomendo mesmo o produto. Além de limpar o pó, hidrata, protege contra os raios UV e aromatiza o interior. Fica mesmo bom!
Quanto ao multi clean, só o usei uma vez na concentração de 1:20, no interior dos carros cá de casa que nunca antes foram alvo de qualquer detalhe de modo a remover todos os resíduos provenientes das lavagens realizadas em oficinas e em JET Wash. A partir daí, sempre usei o spritz.
Costumo guardar o multi-clean para remover essencialmente manchas de gorduras e de terra em zonas pontuais como as soleiras das portas ou junto aos pedais.
Espero ter ajudado colega! :)

Olá colega,
Também já fui adepto dos produtos da Redex, nomeadamente do condicionador de pneus e do shampoo. No entanto, devido aos conselhos aqui da malta decidi investir em produtos a sério apesar de gostar do resultado dos da Redex.
Comecei por comprar o Cockpit Premium da Nextzett. Apesar de não ter considerado o seu acabamento o melhor, deixou-me deveras satisfeito face ao produto de limpeza de interiores da ARBO que costumava utilizar.
Mais tarde, avancei com a compra de material a sério.
Comprei o shampoo Carchem 1900:1 (que para mim é o melhor), o quick-detail Auto Finesse Spritz (excelente na limpeza do interior), o Carchem Tyre coat (não sai com a chuva e dura pelo menos duas/três semanas), o Carchem Tar & Glue remover (sinceramente não gostei nada do produto pois não faz o que promete, ou pelo menos eu não consegui que fizesse), o Carchem Snow Foam (não é o melhor mas faz uma espuma bastante boa para o preço que custa) e o Carchem Multi Clean ( o meu must have na remoção de manchas de gorduras e de terra).
Temos cá em casa um w205 facelift com meses, e posso dizer que o spritz deixa um acabamento no tablier e nos plásticos melhor do que quando fomos levantar o carro ao concessionário. Recomendo mesmo o produto. Além de limpar o pó, hidrata, protege contra os raios UV e aromatiza o interior. Fica mesmo bom!
Quanto ao multi clean, só o usei uma vez na concentração de 1:20, no interior dos carros cá de casa que nunca antes foram alvo de qualquer detalhe de modo a remover todos os resíduos provenientes das lavagens realizadas em oficinas e em JET Wash. A partir daí, sempre usei o spritz.
Costumo guardar o multi-clean para remover essencialmente manchas de gorduras e de terra em zonas pontuais como as soleiras das portas ou junto aos pedais.
Espero ter ajudado colega! :)
Olá muito obrigado pelo teu post. A parte da consola central do w205 em preto piano é 1 filme para limpar e o meu já apresenta alguns swirls, como mencionei em cima estava inclinado para tentar o polish da meguires e a cera, será que com o Spritz consigo remover os swirls e devolver o brilho? O Redex que tenho cá em casa surpreendeu-me muito, pois criou 1 brilho e 1 capa que simplesmente escondeu por completo os swirls, após algum tempo voltou ao que era, mas como tem silicone e já ouvi falar muito mal disso, vou deixar de usar..

Ainda não avancei com a compra do APC e do condicionador de plásticos, embora estivesse inclinado para 1 APC simples da Valet (vou agora considerar o
Carchem Multi Clean
e o carchem clean and coat, agora vou investigar sobre o Spritz uma vez que sugeriste :) já agora, podes me dizer onde adquirir uma vez que não encontrei no site do detalhe?

Outra questão, vi qu usas 2 champoos, qual o motivo?