Tom106

Moderator
Depois do tópico a explicar como proceder á manutenção do interior (http://www.detalhe.net/forum/threads/17431-Exemplo-de-como-fazer-a-manutenção-interior
), vamos então para o exterior.

Mais importante que polir, dar ceras (…) é fazer uma lavagem em condições e regular. Isto sim é o mais importante para se manter o bom estado da pintura.

Ora vamos então começar.
Iniciamos o trabalho pelas jantes e isto será parte do material necessário:
2.jpg


Devemos sempre usar dois baldes. Um deverá ter shampoo e o outro apenas água.
Restante material:
- Luva de MF
- Escova para pneus
- Escova para as jantes
- Produto para jantes
- Produto limpar os para pneus (este terá de ser diluído)
- Pincel

Borrifamos então as jantes com o limpa jantes
4.jpg


De seguida, com a ajuda do pincel, lavamos todos os recantos mais complicados de chegar com a luva.
5.jpg


Em seguida, com a luva, lavamos toda a jante. O ideal é fixar um ponto de começo e dar a volta a ela toda, para que depois não existam falhas.
A luva der ser limpa com regularidade no balde que tem apenas água e em seguida, passamos novamente pelo que tem shampoo e voltamos a jante. Desta forma a sujidade tirada da jante, fica sempre no mm balde.
6.jpg


Depois com a escova, lavamos o interior todo da jante
7.jpg


Passamos então por água e repetimos uma vez mais a passagem da luva, para retirar qq vestígio de limpa jantes e para termos a certeza que percorremos todos os recantos.
8.jpg


Em seguida, vamos até ao pneu. Borrifamos o Carstar no pneu e com a escova lavamo-lo bem.
9.jpg


Terminamos então passando a jante novamente por água
10.jpg


*Com a ajuda do carstar, podemos tb lavar as cavas das rodas e o procedimento será o mesmo.

Jantes prontas, vamos então á pintura…
O material será idêntico ao das jantes:
- Dois baldes, um deles com shampoo outro apenas com água
- Uma luva MF ou uma luva de Pele de Ovelha
- Toalha de secagem WW

Inicio então dos trabalhos
Se tiverem maquina, poderão usa-la para passar todo o carro por água, guardando sempre uma distância de segurança. (mesmo antes de lavarem as jantes, podem usa-la para tirar a maior e ajudar na lavagem das cavas)
1.jpg


Depois de todo passado por água começamos então a lavagem.
Passamos a luva no balde que tem shampoo e começamos por lavar as partes mais altas do carro e vamos descendo. Lavar sempre por secções. Nos painéis horizontais, lavar no sentido do vento.
11.jpg


Depois de todo lavado, passamos então por água e começamos a secar.
Usar a toalha WW sempre aberta e começamos por secar todos os vidros
12.jpg


Depois dos vidros, passamos para a pintura e o processo será o mesmo. Usar sempre a toalha toda aberta. Pousar na pintura e puxar pelas pontas
13.jpg


Já seco, podemos passar uma cera liquida. Irá dar alguma protecção e um brilho extra.
Borrifamos então a pintura e com um pano MF, passamos de seguida.
14.jpg


Já com cera, vamos entao hidratar os pneus.
Se ainda estiverem molhados, podemos passar com um pano para que fiquem prontos.
Borrifamos o produto num aplicador
15.jpg


E em seguida é passar nos pneus
16.jpg

Nunca borrifar no pneu directamente e ter cuidado para não tocar na jante para não ficar marcado.

Depois é só apreciar os resultados…
17.jpg


18.jpg


19.jpg


Duvidas é dizerem... ;)
 
Última edição:
Re: Exterior

... e deslocar um pouco o carro para que a aplicação de produto nos pneus seja igual (não resisti).
Bem, grande trabalho. Mas uma pergunta, isto aplica-se a carros que já tenham sido detalhados ou pode ser aplicado a todos?

Cumps.
 
Re: Exterior

Mais uma vez estas de Parabens! excelente trabalho e reportagem fotografica ;)

Nas jantes por acaso nunca usei a luva só usava pinceis com medo de a sujidade das jantes nao sair depois da luva, pois só tenho uma, um dia que compre uma nova uso a que tenho para as jantes :)
Para as jantes experimentei este fim de semana o da Autobrite e gostei bem dele.


Bom trabalho ;)
 
Re: Exterior

... e deslocar um pouco o carro para que a aplicação de produto nos pneus seja igual (não resisti).
Bem, grande trabalho. Mas uma pergunta, isto aplica-se a carros que já tenham sido detalhados ou pode ser aplicado a todos?

Cumps.

uma lavagem assim é boa tanto para um carro detalhado como nao ;)
 
Re: Exterior

Ok, obrigado.
Como o Tom referiu a cera líquida, pensei que este processo seria mais adequado a carros já detalhados e seria apenas uma manutenção.
 
Re: Exterior

... e deslocar um pouco o carro para que a aplicação de produto nos pneus seja igual (não resisti).
Bem, grande trabalho. Mas uma pergunta, isto aplica-se a carros que já tenham sido detalhados ou pode ser aplicado a todos?

Cumps.

Ora nem mais... caso contrário pode depois ficar uma marca onde não foi hidratado.

Quanto à cera, podemos aplicar em carros n tratados, mas quanto melhor estiverem, melhor são os resultados.
 
Re: Exterior

Boas.

Eu para as jantes tenho uma luva de pelo de ovelha sintética que comprei por 1€ no jumbo. Estava em promoção:D:D:D:D

Cumprimentos
 
Muito bom Tom. Já agora, esse escova de usaste não é a das jantes? Dá igualmente para os pneus? É que eu tenho a Tire Brush da Mothers e acho que aquelas cerdas só mesmo para os pneus.
 
Boas.

Já andei à procura de pinceis iguais ao da imagem e ainda não encontrei em nenhum lado. Onde é que consigo encontrar pinceis iguais?

Cumprimentos
 
Muito bom Tom. Já agora, esse escova de usaste não é a das jantes? Dá igualmente para os pneus? É que eu tenho a Tire Brush da Mothers e acho que aquelas cerdas só mesmo para os pneus.

Eu não gosto das cerdas dessa, como tb não gosto desta para jantes.
 
Isto de escrever no telefone...

Apenas uso aquela nos pneus e não nas jantes.
A que usas, eu não gosto e não uso para nada.
 
Boas.

Eu para lavar os pneus, utilizo uma escova tipo as de escovar fatos mas com as cerdas mais rijas.

Cumprimentos
 
Eh pá, só agora é que vi isto: excelente Pedro!
Aquela OCW foi uma das minhas primeiras "pancadas" quando começei a comprar produtos de detalhe...
 
Olá, alguem podia dar por favor umas luzes de como lavar os interiores das portas? (produtos e asssim) é que é uma coisa que ainda não percebi muito bem e nunca fica bem :(

abraço
 
tas a falar das moldura das portas? podes usar um apc, quick detail, e na zona da dobradiça se tiver assim óleo ou muito sujo podes usar carstar por exemplo, caso nao saia com o apc ou quick detail.
mas deves conseguir bons resultados com apc
 
Última edição:
De volta
Top