Boas Companheiros,

Trago este assunto ao fórum por julgar que se trata de algo invulgar. No entanto, admito que seja já sobejamente conhecidos pela maioria dos participantes deste fórum. Assim, à cerca de duas semanas estava em Lisboa e disparou o aviso de baixa pressão no pneu da frente do lado esquerdo do meu 407. Eu nem estranhei pois o veículo esteve para cerca de um mês. Assim, passei numa bomba e ajustei a pressão do dito pneu e aproveitei para fazer o mesmo aos outros. De seguida dirigi-me para Cascais pela A5 e, perto de Carcavelos o aviso de pressão baixa voltou a disparar. Desta vez era o pneu do lado direito. Abrandei a velocidade e minutos depois novo aviso mas desta vez o de furo. Confesso que não senti nada no comportamento do 407 mas saí da auto estrada e fui a uma bomba. Quando retirei a capa da válvula do dito pneu fui surpreendido com a quebra da haste da válvula e o consequente vazamento total do pneu...estranho não é? Pois. Mudei para o pneu suplente e fui a um concessionário Peugeot na Parede. Lá o funcionário disse-me que teria que substituir o TPMS e que o custo seria de 87€ mais a calibração do sensor e mão-de-obra o que ficaria a rondar os 100 e poucos €. Indaguei sobre a possibilidade de substituir apenas a haste em vez do sensor ao que me foi dito que os kits de reparação existentes não se aplicavam ao meu veículo. Como não tinha outro carro não tive outra opção senão fazer a dita substituição. No entanto, pedi para que me fosse entregue o sensor antigo.
Fui à net e pesquisei sobre o assunto e verifiquei que existe um kit de substituição para aquele sensor da VDO, mas mais importante fiquei a saber que a quebra da haste da válvula se deve à corrosão galvânica ou seja devido ao contacto entre o alumínio da haste e o metal da capa que tinha colocado para ficar "mais bonito". Pode ainda ser devido à utilização de produtos de marca duvidoso para limpeza de jantes.
Espero ter contribuído para alertar todo o pessoal para o inconveniente da colocação de capas metálicas, para embelezar as jantes (seja da loja do chinês ou não), nas válvulas ou utilização de produtos de limpeza com ácido.

Cumprimentos

IMG_0040_zpsulgedwar.jpg
 

Anexos

  • IMG_0040_zpsulgedwar.jpg
    IMG_0040_zpsulgedwar.jpg
    176,5 KB · Visualizações: 61
Já me aconteceu o mesmo, dar ar e ao tirar a ponta do pipo saltou fora num Peugeot 207.
Foram 96€ e posso dizer-te que partiu não pela corrosão pois as tampas dos pipos eram de plástico normalíssimo.

Basta que se torça um pouco a ponta do ar para ferir o metal do pipo.
 
De volta
Top