Tom106
Moderator
Faço este tópico para quem se quer iniciar no Detalhe.
O mais importante para mantermos o nosso carro a 100% é fazermos as manutenções com regularidade. As manutenções resumem-se á limpeza interior e lavagem exterior.
Este irá ser apenas sobre o interior.
Vejamos então o estado inicial do carro. Não deveremos deixa-lo chegar a este ponto. Apenas irá dificultar mais a próxima limpeza e ajudar á degradação prematura dos materiais.
Ao fazermos a limpeza interior, convém visitarmos todos os cantos, para que fique tudo em condições. Assim sendo, tudo o que mexe, tem de ser mexido, como por exemplo andar com os bancos, subir e descer o volante… Se não o fizerem, um dia mais a frente que tenham de acertar por exemplo o volante, vão ver a sujidade que estava escondida.
Exemplo do banco:
Junto ás calhas…
Retiramos os tapetes e começamos então por aspirar tudo. Qual quer aspirador caseiro irá servir.
Aspirar as zonas escondidas
Tentar fazer alguma pressão nas costuras dos bancos, para que não fique lá sujidade (quer sejam tecido ou pele)
Se possível, com ajuda de utensílios, para chegar onde o tubo normal do aspirador não chega.
Com ajuda de pincéis, soltar algum lixo que possa haver e aspirar. Em carros mantidos com regularidade, irão ter apenas pó, nada mais. O pincel vai ajudar em outros recantos, como por exemplo saídas de ar.
Ter em atenção para a ponteira do aspirador não bater em plásticos, correndo o risco de os danificar.
Depois de tudo aspirado, borrifamos por exemplo um pouco de APC num pano MF e começamos a limpar o tablier, portas…
Depois dos plásticos limpos passamos entao para os vidros.
Com um pano especifico, para vidros, borrifamos o limpa vidros no pano
Passamos no vidro, passando depois com as costas do mesmo. Convém ir a todos os cantos e em alguns casos, temos de abrir um pouco os vidros.
Vamos desdobrando o pano, sempre que preciso.
Caso o carro tenha tapetes de borracha, podem borrifar com APC, deixar actuar um pouco e depois passar por água. Se já estiverem muito sujos, convém usarem por exemplo Car Star.
Em tapetes de tecido, acaba sempre por ser mais simples e com melhores efeitos.
Aspiram o tapete muito bem, dão uns borrifos de APC e a seguir com a ajuda de uma escova, escovam, escovam-nos todos. Se fizerem isso com regularidade, vão ver como se mantêm sempre limpos e bonitos.
Nas ombreiras das portas, em carros mantidos com regularidade, no final de tudo com um QD e um pano MF conseguem limpar tudo.
Este será então o resultado final:
Este tópico serve apenas de ajuda para quem está a iniciar. Como é obvio, existem sempre algumas coisas que podem ser alteradas, consoante as necessidades.
De uma coisa não nos podemos esquecer, se fizermos a manutenção com regularidade, eles irão ficar novos durante muitos e bons anos. Isto sim é o Detalhe!!!
O mais importante para mantermos o nosso carro a 100% é fazermos as manutenções com regularidade. As manutenções resumem-se á limpeza interior e lavagem exterior.
Este irá ser apenas sobre o interior.
Vejamos então o estado inicial do carro. Não deveremos deixa-lo chegar a este ponto. Apenas irá dificultar mais a próxima limpeza e ajudar á degradação prematura dos materiais.
Ao fazermos a limpeza interior, convém visitarmos todos os cantos, para que fique tudo em condições. Assim sendo, tudo o que mexe, tem de ser mexido, como por exemplo andar com os bancos, subir e descer o volante… Se não o fizerem, um dia mais a frente que tenham de acertar por exemplo o volante, vão ver a sujidade que estava escondida.
Exemplo do banco:
Junto ás calhas…
Retiramos os tapetes e começamos então por aspirar tudo. Qual quer aspirador caseiro irá servir.
Aspirar as zonas escondidas
Tentar fazer alguma pressão nas costuras dos bancos, para que não fique lá sujidade (quer sejam tecido ou pele)
Se possível, com ajuda de utensílios, para chegar onde o tubo normal do aspirador não chega.
Com ajuda de pincéis, soltar algum lixo que possa haver e aspirar. Em carros mantidos com regularidade, irão ter apenas pó, nada mais. O pincel vai ajudar em outros recantos, como por exemplo saídas de ar.
Ter em atenção para a ponteira do aspirador não bater em plásticos, correndo o risco de os danificar.
Depois de tudo aspirado, borrifamos por exemplo um pouco de APC num pano MF e começamos a limpar o tablier, portas…
Depois dos plásticos limpos passamos entao para os vidros.
Com um pano especifico, para vidros, borrifamos o limpa vidros no pano
Passamos no vidro, passando depois com as costas do mesmo. Convém ir a todos os cantos e em alguns casos, temos de abrir um pouco os vidros.
Vamos desdobrando o pano, sempre que preciso.
Caso o carro tenha tapetes de borracha, podem borrifar com APC, deixar actuar um pouco e depois passar por água. Se já estiverem muito sujos, convém usarem por exemplo Car Star.
Em tapetes de tecido, acaba sempre por ser mais simples e com melhores efeitos.
Aspiram o tapete muito bem, dão uns borrifos de APC e a seguir com a ajuda de uma escova, escovam, escovam-nos todos. Se fizerem isso com regularidade, vão ver como se mantêm sempre limpos e bonitos.
Nas ombreiras das portas, em carros mantidos com regularidade, no final de tudo com um QD e um pano MF conseguem limpar tudo.
Este será então o resultado final:
Este tópico serve apenas de ajuda para quem está a iniciar. Como é obvio, existem sempre algumas coisas que podem ser alteradas, consoante as necessidades.
De uma coisa não nos podemos esquecer, se fizermos a manutenção com regularidade, eles irão ficar novos durante muitos e bons anos. Isto sim é o Detalhe!!!
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