Tom106

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Faço este tópico para quem se quer iniciar no Detalhe.
O mais importante para mantermos o nosso carro a 100% é fazermos as manutenções com regularidade. As manutenções resumem-se á limpeza interior e lavagem exterior.
Este irá ser apenas sobre o interior.

Vejamos então o estado inicial do carro. Não deveremos deixa-lo chegar a este ponto. Apenas irá dificultar mais a próxima limpeza e ajudar á degradação prematura dos materiais.
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Ao fazermos a limpeza interior, convém visitarmos todos os cantos, para que fique tudo em condições. Assim sendo, tudo o que mexe, tem de ser mexido, como por exemplo andar com os bancos, subir e descer o volante… Se não o fizerem, um dia mais a frente que tenham de acertar por exemplo o volante, vão ver a sujidade que estava escondida.

Exemplo do banco:
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Junto ás calhas…
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Retiramos os tapetes e começamos então por aspirar tudo. Qual quer aspirador caseiro irá servir.
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Aspirar as zonas escondidas
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Tentar fazer alguma pressão nas costuras dos bancos, para que não fique lá sujidade (quer sejam tecido ou pele)
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Se possível, com ajuda de utensílios, para chegar onde o tubo normal do aspirador não chega.
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Com ajuda de pincéis, soltar algum lixo que possa haver e aspirar. Em carros mantidos com regularidade, irão ter apenas pó, nada mais. O pincel vai ajudar em outros recantos, como por exemplo saídas de ar.
Ter em atenção para a ponteira do aspirador não bater em plásticos, correndo o risco de os danificar.
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Depois de tudo aspirado, borrifamos por exemplo um pouco de APC num pano MF e começamos a limpar o tablier, portas…
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Depois dos plásticos limpos passamos entao para os vidros.
Com um pano especifico, para vidros, borrifamos o limpa vidros no pano
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Passamos no vidro, passando depois com as costas do mesmo. Convém ir a todos os cantos e em alguns casos, temos de abrir um pouco os vidros.
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Vamos desdobrando o pano, sempre que preciso.

Caso o carro tenha tapetes de borracha, podem borrifar com APC, deixar actuar um pouco e depois passar por água. Se já estiverem muito sujos, convém usarem por exemplo Car Star.
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Em tapetes de tecido, acaba sempre por ser mais simples e com melhores efeitos.
Aspiram o tapete muito bem, dão uns borrifos de APC e a seguir com a ajuda de uma escova, escovam, escovam-nos todos. Se fizerem isso com regularidade, vão ver como se mantêm sempre limpos e bonitos.

Nas ombreiras das portas, em carros mantidos com regularidade, no final de tudo com um QD e um pano MF conseguem limpar tudo.
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Este será então o resultado final:
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Este tópico serve apenas de ajuda para quem está a iniciar. Como é obvio, existem sempre algumas coisas que podem ser alteradas, consoante as necessidades.
De uma coisa não nos podemos esquecer, se fizermos a manutenção com regularidade, eles irão ficar novos durante muitos e bons anos. Isto sim é o Detalhe!!!
 
Última edição:
Um optimo exemplo para aqueles que estao a começar.. indicaçao de produtos e tudo, impecavel ;)

so uma questao, eu costumo fazer de uma forma mas queria-te questionar sobre o seguinte, para ver se fazes de maneira diferente, depois de um detalhe desses, plasticos condicionados etc, se limpar o carro na semana seguinte ou 2 semanas depois onde so existe po, qual é o teu procedimento?

acho que pode ajudar alguns com esta pergunta ;)
 
Um optimo exemplo para aqueles que estao a começar.. indicaçao de produtos e tudo, impecavel ;)

so uma questao, eu costumo fazer de uma forma mas queria-te questionar sobre o seguinte, para ver se fazes de maneira diferente, depois de um detalhe desses, plasticos condicionados etc, se limpar o carro na semana seguinte ou 2 semanas depois onde so existe po, qual é o teu procedimento?

acho que pode ajudar alguns com esta pergunta ;)

Se apenas estiver com pó, o passar o pano pode ser suficiente. Caso tenham Blitz, podem sempre fazer uma diluição bastante fraca, para que o pano fique apenas com alguma humidade.
 
Se apenas estiver com pó, o passar o pano pode ser suficiente. Caso tenham Blitz, podem sempre fazer uma diluição bastante fraca, para que o pano fique apenas com alguma humidade.

normalmente passo um pano humido, para agarrar o po, e depois passo logo o condicionador ;)
 
todas as semanas nao, porque nao o lavo todas as semanas:D mas as vezes de 2 em 2.. pensei que condicionavas, se vais passar APC, por mais diluido que seja vai sempre limpar o po e creio que tambem o produto que esteja la, nao?? mas olha que as vezes aparecem-me ca carros que eu condiciono e no dia a seguir parece que estao a precisar de ser condicionados, porque os plasticos estao tao secos que absorve logo o produto todo.

claro que um interior condicionado varias vezes chega a um ponto que dura mais. mas olha que 2 em 2 é necessario.
 
Lá está, depende muito da manutenção que tem sido feita...

Se for feita uma diluição demasiado fraca e deres apenas um borrifo no pano de modo a que fique ligeiramente húmido, não é isso que vai remover o condicionador.
O mesmo aguenta muito tempo mesmo. Andar a condicionar de 15 em 15 dias é um exagero.

Volto a frisar que isto é para uma manutenção regular e para carros bem tratados.
 
dai nao usar mesmo diluiçao nenhuma, apenas um pano humido e de seguida um seco para nao ficar marcas de agua.

a durabilidade pode tambem depender muito de produto para produto, no meu caso uso PB natural Look, talvez uses um melhor ;)
 
Muito bom ! Gostei de ver aquele adaptador para o aspirador que parece uma mangueira fininha para chegar aos lugares mais apertados
E também não sabia que os panos Waffle Weave eram panos próprios para limpar os vidros. Eu tenho usa sempre panos MF para o vidros e os WW para secar o carro.
Realmente, estamos sempre a aprender.:D
 
Uma pergunta, onde é que arranjas aquele tubo fino e flexível de aspirador?
É que para aqueles que não podem tirar os bancos por falta de condições (como eu), esse tubo é um mimo...
 
:cool:
Aquele "pinchavelho" para o aspirador vai estar à venda sempre no LIDL ou é só daquelas promoções semanais que eles fazem?
 
Tenho de ver isso do tubo para o aspirador. Ultimamente ando a aspirar os cantos difíceis com uma engenhoca com imensa fita cola mas aquilo não dá com nada.
 
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