:confused: Boas pessoal, sou novo por aqui e não sou propriamente um técnico de limpeza de interiores auto, por isso peço a vossa preciosa ajuda. Preciso de limpar o tablier do meu xsara e queria fazê-lo sem gastar guito, será que o WD40 serve? Produto de lavar a loiça? Obrigado a todos :D

Esquece lá isso

o que necessitas é de um borrifador+água destilada+Einszett Blitz (concentrado).

Diluis tudo em 1/20 por exemplo e tens produto para limpar em profunidade tudo no interior do carro, tudo mesmo.

Sem gastar nada e com esses produtos, mais vale estar quieto.
Ou investes um pouco e tratas em condições, ou passa só um pano.

Antes de conhecer o detalhe fazia como recomendam a maior parte de livros de instruções dos carros uma solução de água com sabão neutro (não muito sabão) um qualquer pano suave humedecido na solução e depois passava outro pano humedecido só com água e por fim um pano seco. Fica limpo o aspecto é que pode deixar um pouco a desejar dependendo dos materiais podem ficar um pouco para o baço.
No entanto a solução de só Laquer APC deixa normalmente o mesmo aspecto tem a virtude de ser um produto com um poder de limpeza mais abrangente ou seja ataca praticamente todos os tipos de sujidade mas em termos de aspecto também não fica nada de especial (por vezes até deixa manchas esbranquiçadas) se não levar um condicionador a seguir.

Orra limpar sem gastar mto ai complica. rsrs

Mas nada q estiver no manual, passando um paninho qualquer humido e uma escova pra tirar as sujeradas, pra alem de dar um "brilho" com o pano humido é legal escovar pra tirar as sujeiras velhas e depois passando um pano seco. E ainda seguir o q o Ricardo disse já resolve.

Boas,

aproveitando este tópico... no tablier do meu carro tinha um resto de supercola e eu tirei com alcool!! grande asneira, agora onde apliquei o alcool ficou mais claro...

se eu molhar o tablier fica todo uniforme mas se deixar secar nota-se a mancha novamente... haverá solução com um bom produto de detalhe?

obrigado

Se limpares muito bem o tablier com APC e se no fim condicionares com por exemplo PB natural look pode ser que melhore.

Aproveitando o que já disseram

o que necessitas é de um borrifador+água destilada+Einszett Blitz (concentrado).

Diluis tudo em 1/20 por exemplo e tens produto para limpar em profunidade tudo no interior do carro, tudo mesmo.

Vais gastar ? sim é um facto. Depois de limpares e ver os efeitos. Afinal até não me importava de dar mais um bocadito. O que o pessoal te aconselha é de experiencias próprias e o que compras é de qualidade.

por 15 euros euros tens 21 litros de produto . Chega te? :D

Aproveitando o que já disseram

Vais gastar ? sim é um facto. Depois de limpares e ver os efeitos. Afinal até não me importava de dar mais um bocadito. O que o pessoal te aconselha é de experiencias próprias e o que compras é de qualidade.

por 15 euros euros tens 21 litros de produto . Chega te? :D

Boas. Onde compro o produto?

Umas questões :

A aplicação continua de APC Blitz 1:20 não provocará a médio/longo prazo descoloração do tablier, não seria conveniente de qd em qd a remoção de restos de APC unicamente com água destilada?

Mesmo depois de condicionado, poderei aplicar no dia a dia um MF ligeiramente humedecido com APC possivelmente com diluição maior 1:10 unicamente para ir limpando o pó?

Na diluição do APC concentrado deve ser usado água destilada ou posso usar descansado água da torneira?

Obrigado.

não é preciso gastar muito € para ficar com produto para MUITO TEMPO mesmo...

1z Blitz - €8.95 (como é concentrado, dá para bastante mesmo.... digo até que se é só para usar nos carros de casa, para 1 carro é capaz de durar anos, isto a limpa-lo todos os 15 dias)
PoorBoys Natural Look Dressing - €12.95 (dá para muito tempo também... gosto muito do cheiro e do aspecto em que deixa os plásticos)

Para isto, bastam apenas 2 panos de microfibras, ou 1 pano e um aplicador... ou então no caso de ser mesmo para gastar o mínimo possivel, umas t-shirt's velhas, fazem o serviço, não tão bem, mas sempre dá para desenrascar....

Sem gastar nenhum..... não se limpa.... porque para passar um pano seco, o pó vai levantar apenas, acaba por voltar a pousar.... dá para resolver, passando um pano húmido com água e depois um seco.... agora atenção.... este processo não protege sequer os plásticos, logo ao fim de uns tempos, temos plásticos as manchas por causa do sol, plásticos rachados, etc... no final acaba por ficar mais caro do que comprar apenas 2 produtos decentes para efectuar a limpeza e protecção....

Usar só APC é que não aconselho nada, já apanhei muitos plásticos em que depois da limpeza só se vê manchas brancas, só desaparecem depois de condicionar....

Agora eu normalmente diluo seja o que for para diluir com água destilada... só uso água da torneira quando a falta da mesma.... ambas servem, mas tenho aquela "mania"....

Diluição 1:10 é menor do que 1:20.... 1:20 julgo ser seguro para usar mais vezes.... eu normalmente nas manutenções uso sempre Blitz diluido a 1:20.... só par tirar manchas que não saem é que diminuo a diluição....

Última edição:
Sim claro, queria dizer 1:30 ou maior para ter num daqueles spray pequeninos de óculos, para ter sempre à mão no carro e humedecer o pano limpa pó.

sim... é perfeitamente seguro... mas para isso até um pano de microfibras novo serve... visto que o pó fica agarrado a este, e num tablier devidamente tratado a limpeza a seco é sempre facilitada... eu pelo menos ando sempre com 2 panos no carro, um de microfibras normal e um para vidros... nunca se sabe dos imprevistos... dá sempre jeito...

O meu tablier é forrado a pelicula de carbono, assim como parte das forras das portas. é seguro limpar com APC e condicionar com o PoorBoys Natural Look Dressing?

De volta