Tom106

Moderator
Tenho um carro novo, o que devo fazer agora?

Em regra, quando adquirimos um carro novo, procuramos trata-lo o melhor possível e muitas vezes, é ai que tomamos conhecimento com o Detalhe.
O intuito deste tópico é ajudar quem quer agora iniciar no mundo do detalhe. Dar algumas dicas de material a usar e também do que poderá ser feito num carro novo.
Existem muitos produtos bons na loja que podemos usar. É sempre complicado de aconselhar um determinado produto, em detrimento de outro, assim sendo, irei dar apenas alguns exemplos.
Quanto ao que se irá fazer, tb poderá variar consoante o carro e tb do que se pretende.

Então e se o carro já não for novo?
Sim, podem tirar tb daqui algumas ideias do que poderão fazer. Resumidamente, isto é o mais básico que poderão fazer nos vossos carros, sejam eles novos ou não para os manterem novos durante muitos e bons anos.

Vamos então começar pela limpeza do interior e exterior. Esta parte irá ser uma espécie de resumo, visto que já existem tópicos a falar do assunto

Este carro apesar de ser novo já tinha rolado e este era o estado do mesmo








Vamos então começar pela lavagem e devemos sempre começar pelas jantes.
Depois de passar-mos as jantes por água, começamos então a lavagem. Caso seja necessário, poderemos usar um limpa jantes para nos ajudar na limpeza. Não devemos abusar deste tipo de produtos. Se conseguimos lavar as jantes apenas com shampoo, então usamos apenas isso. Se estiverem selandas, nem se deve usar limpa jantes.
Como mais a frente iremos aplicar um selante, vamos então lavar as jantes com um limpa jantes para ficarem bem limpas.
Borrifamos o limpa jantes e uns segundos depois, com a ajuda de um pincel iremos lavar os recantos todos.


Em seguida, com a luva, depois de a passarmos pelo balde que tem shampoo lavamos então o resto


Em seguida e como não tiramos a jante fora, usamos uma escova, para a lavar bem por dentro


No final, passamos bem a jante por água e fazemos mais uma passagem com a luva (não esquecer de lavar sempre a luva no balde que tem água sem shampoo)

Jantes lavadas, vamos então para a pintura.

Com a ajuda de um pincel, iremos lavar zonas onde a luva não vai chegar com facilidade. Para a lavagem, podemos até usar um borrifador com água e shampoo.


Vamos então lavar o resto do carro. Usando os dois baldes (água limpa e água com shampoo), vamos então lavar tudo painel a painel, começando sempre por cima. Sempre que lavamos um painel, devemos lavar sempre a luva no balde que tem água limpa. Desta forma iremos evitar que a pintura ganhe micro-riscos, visto que toda a sujidade fica depositada num dos baldes e estamos sempre a usar água limpa para lavar o carro.
Depois de todo lavado, passamos por água e usamos a toalha de secagem para o secar.

Poderão consultar este tópico que tem a lavagem exterior bem explicada:
http://www.detalhe.net/forum/threads/17468-Exemplo-de-como-fazer-lavagem-exterior

Exterior limpo, vamos então ao interior.




Depois de todo aspirado, começamos então a limpar todo o inteior.
Usamos um pincel para limpar as zonas mais difíceis


Com o APC lavamos todos os plásticos


Também poderão ver aqui com mais pormenor, como deverão fazer a limpeza interior:
http://www.detalhe.net/forum/threads/17431-Exemplo-de-como-fazer-a-manutenção-interior

Tudo limpo vamos então à protecção.
Neste caso iremos partir do principio que o carro não tem danos de maior na pintura, ou seja, sem riscos e contaminação de maior. Caso isso aconteça, teria de ser decontaminado e polido (quem sabe apareça um tópico tb com este assunto).

Começamos então com um selante com poder de limpeza. Este selante, não só irá fazer uma limpeza química à pintura, como tb irá deixar alguma protecção.


Neste caso foi usado o ZAIO da Zaino
Existem muitos outros como o:
- Grojet
- Finish Kare
- DuraGloss
Entre muitos outros.

A ideia será trabalhar o produto na pintura e remover os excessos no final com pano microfibras.
Depois de aplicado em toda a pintura, já a temos preparada para a aplicação de uma cera. Ao aplicarmos a cera, irmos aumentar um pouco a protecção e o brilho.



Aqui usámos a Collinite 915
A particularidade desta cera é a protecção que deixa e o brilho.
Existem muitas outras ceras que poderão ser usadas. Umas com mais brilho outras com mais protecção…
Alguns exemplos:
- Nattys da Poorboys
- Mothers
- Finish Kare
- Victoria

As ceras têm formas diferentes de aplicação. Algumas temos de deixar de secar e outras são para ser limpas logo a seguir a serem aplicadas.


Protecção de jantes…
Caso as jantes sejam retiradas para lavar, podem ser logo protegidas por dentro e por fora. Se o poderem fazer, isso será sem duvida o ideal.
Neste caso foi usado o Wheel Sealant da Pooboys.
Podem usar por exemplo
- Finish Kare
- Angelwax


Agora o interior.
Depois de todo limpo, iremos usar um produto para proteger os plásticos


Aplicam um pouco de produtos num aplicador e passam nos plásticos sempre em secções pequenas.
Poderão usar por exemplo
- Poorboys
- Meguiars
- Mothers

Caso tenham bancos em pele poderão usar os kits de limpeza e hidratação da Mothers, Gliptone, Duragloss, Zaino…

Muito resumidamente e de uma forma muito simples isto é o que pode ser feito, para começarem logo de inicio a tratar bem do vosso carro.
Nunca esquecer que o mais importante de tudo são as manutenções. Não adianta ter este trabalho todo, se a seguir vão andar com o carro todos os dias e o lavam de ano a ano...
Se anda todos os dias, tentem lavar pelo menos de 15 em 15 dias. ;)
 
Grande contributo, o fórum já precisava de uns tópicos assim. :)


E com estes passinhos todos passa-se, à vontade, um dia de volta das máquinas.
 
Sem duvida mais um excelente topico, os outros das limpezas ja me tinham ajudado bastante a perceber e agora este sobre a protecçao completa muito mais
 
Mais um valioso contributo para quem se está a iniciar nestas lides. Obrigado, Tom.

PS. Sou o único que tem os links para os produtos mal formatados? ( estou a utilizar o taptalk)
 
Deve ser do taptalk. O que interessa é que a mensagem chega na mesma ao destino,era apenas um pequeno detalhe :p
 
Como sempre excelente trabalho.

Com o tempo de chuva não consigo lavar o carro de 15 em 15 dias, visto que no dia a seguir fica logo todo sujo. Já o interior é aspirado de 15 em 15 dias e o pó limpo, com aquelas coisas fantásticas da swifer.
 
Uma duvida,
posso usar o grojet2000 alem da pintura e vidros tambem nos plasticos, frisos etc exteriores?

como resido na suiça aqui é complicado poder "lavar bem" o carro pois aqui a unica opçao de lavar os carros é nas estaçoes de lavagem como por ex. o elefante azul. Mal o carro chegue posso lavar apenas com o jacto de agua(sem usar a escova) secar o carro e colocar o selante e a cera?

Cumpz
 
O Grojet2000 que se usa na pintura, é apenas para a pintura e não para os vidros também. Para isso há o Grojet - Repelente de chuva.
 
Antes de existir o Grojet próprio para os vidros havia (e com certeza ainda haverá) quem utilize o 2000 para esse efeito.
E esqueci-me de referir no post anterior que dá para aplicar em plásticos desde que não sejam porosos, como o das ópticas por exemplo.
 
Última edição:
Não. Para os plásticos e frisos em borrachas precisas de um condicionador como por exemplo o 1z Vinyl Gel http://store.carcareeurope.com/einszett-vinyl-gel.html, o Revive da Auto Finesse http://store.carcareeurope.com/auto-finesse-revive-restaurador-de-plasticos-y-gomas.html.

Não te aconselho a secares e aplicares protecção somente lavando com o jacto. O carro nunca fica 100% lavado. Não dá para ires a uma hora mais tranquila e lavar a balde como manda o detalhe?

Aqui nas lavagens que ha é mesmo proibido lavar com o balde.

Tenho de contactar umas lavagens mais pequenas que ha um pouco mais longe para saber se autorizam

Se for com o produto por exemplo da meguiars sem agua: Wash & Wax Anywhere

Estou a falar de um carro para ser limpo praticamente mal venha do concessionario
 
Última edição:
Aqui nas lavagens que ha é mesmo proibido lavar com o balde.

Tenho de contactar umas lavagens mais pequenas que ha um pouco mais longe para saber se autorizam

Se for com o produto por exemplo da meguiars sem agua: Wash & Wax Anywhere depois de lavar a jato

Estou a falar de um carro para ser limpo praticamente mal venha do concessionario

Podes-me responder a isto Tom sff
 
De volta
Top