Boa noite xavi,

Após limpar com APC, convém aplicar um condicionador de plásticos no interior para evitar que os plásticos fiquem ressequidos pelo sol. Não é necessário aplicar sempre que se limpa o interior e é provavelmente por isso que não aparece no tópico da manutenção interior. Um exemplo é o mothers protectant ou o vlr, mas tens existem mtos outros na CCE. Eu meto mais ou menos uma vez por mês.
 
boa noite Sinalux.

entendido, mais um produto para lista. :)
só não percebi uma coisa. limpas sempre com APC mas apenas aplicas o condicionador 1x por mês ou quando usas 1 usas o outro?
a minha ideia é lavar o carro de 2 em 2 semanas, pelo menos nesta fase inicial.
 
O APC deixa a superfície limpa e desprotegida se o utilizares com uma diluição forte. Nesse caso convém aplicar sempre o condicionador. Eu uso uma diluição fraca apenas para limpar o pó e aplico mensalmente o condicionador porque é a recomendação que vem na embalagem, mas se passar mais algum tempo também não me preocupo muito. O importante é perceber que para além de embelezar o condicionador tem como principal função hidratar e proteger. O mother protectant por exemplo refere que tem protecção UV para proteger do sol.
 
obrigado pela resposta a.alves

podes explicar melhor isso do condicionar (o que é, processo) depois de usar o APC sff? penso que o tópico da manutenção interior não fala nisso. :s
devo aplica essa cera líquida mesmo sendo um carro novo? a cera tem que objectivo?

O Sinalux já te explicou.

Seria de extrema importância leres o manual do detalhe: http://www.detalhe.net/forum/threads/79-Manual-do-detalhe.
Um dos processos importantes no detalhe é precisamente a protecção. E o ideal é mesmo começar logo quando o carro é novo. Nada melhor que manter as superfícies como novas desde o início.
Assim muito resumidamente, que a hora já não permite muito mais , uma cera ou um selante protegem a pintura de contaminação, oxidação, etc. e facilita a lavagem visto que não permite que os contaminantes adiram de maneira tão intensa à pintura. Também torna a secagem mais fácil, visto que a pintura fica com propriedades hidrofóbicas.
O ideal é uma cera em pasta, mas a cera líquida já é qualquer coisa. É uma questão de veres se tens orçamento para já.

Em relação ao interior, podes utilizar o APC e depois um condicionador (aqui convém ter atenção que na loja existem condicionadores e quick details de interior. Não são a mesma coisa). E depois só precisas de manter. Podes passar um pano quando tiver pó ou utilizar um quick detail de interior e só voltas a limpar com o APC e a condicionar quando fazes uma manutenção mais profunda. Pensa na pele humana. Depois de lavada precisa de ser hidratada.
 
Última edição:
Falo da minha experiência, com um carro usado - neste caso é um novo.

comprei o carro com muita sujidade mascarada por silicones, como não entendia muito da poda, passei o APC com uns microfibras, saíram bem sujos e depois condicionei com o mothers.

Os interiores ficaram logo muito mais escuros e...muito brilhantes.

Só depois entendi que tinha condicionado antes de estar tudo bem limpo....voltei a passar o APC mas desta vez exaustivamente e agitando com uma escova de unhas. Só aí compreendi que com o pano parecia não ter mais sujidade, mas depois de agitar com a escova saía muito lixo.
No outro dia gastei 8 panos microfibras no processo.

agora ainda vou dar mais uma passada com APC e microfibras e depois é que volto a condicionar.

desta vez também vou passar um microfibras depois de condicionar, para tentar evitar o aspecto brilhante.

No processo já gastei duas embalagens de lacquer. Agora vou passar a utilizar o blitz, para ser mais económico.
os microfibras dobrados em 4, a cada passagem ficavam negros...
 
resumindo e baralhando estes 3 posts..

interiores:
- devo condicionar já nesta 1ª lavagem (usando por exemplo mother protectant)
- não devo estar sempre a condicionar em todas as lavagens (certo?)
- quando não o faço devo não devo fazer a limpeza com APC ou pelo menos usar pouco

exterior:
- depois de lavado e seco devo usar uma claybar para descontaminar
- o próximo passo é selar (por ex usando Grojet2000)
- depois de selar devo encerar com cera de carnuba natural (por ex usando Natty paste wax)

penso que seja isto:
- panos MF
- luva pele de ovelha
- pano WW para secagem
- shampoo para o exterior do carro
- claybar
- produto para selar exterior
- cera de carnuba natural
- produto limpa vidros
- pano próprio para vidros
- APC para os interiores
- condicionador para interiores
- produto para limpeza de jantes
- produto para limpeza dos pneus
- escova para as jantes
- escova para pneus
- pincel para interiores
- pincel para jantes
- eventualmente um Quick Detail para as ombreiras das portas

fazendo as contas a tudo dá à volta dos 180€, sem contar com panos MF. :sad47:
 
Última edição:
Respostas a bold. Espero ter ajudado com as tuas questões.

resumindo e baralhando estes 3 posts..

interiores:
- devo condicionar já nesta 1ª lavagem (usando por exemplo mother protectant) Sim.
- não devo estar sempre a condicionar em todas as lavagens (certo?) Certo. Basta passares um pano para retirar o pó e podes fazer as manutenções com um quick detail de interiores com protecção UV.
- quando não o faço devo não devo fazer a limpeza com APC ou pelo menos usar pouco Na minha opinião não deves utilizar APC sem condicionar. Mesmo que seja numa diluição mais fraca, vai comprometer a protecção dos plásticos.


exterior:
- depois de lavado e seco devo usar uma claybar para descontaminar De que cor é o teu carro? É um procedimento que deve ser ponderado se não vais polir posteriormente, apesar dos claros benefícios de o fazer. Se tiveres um carro cinza claro ou branco, sou a favor. Mas tens que adicionar um lubrificante para clay bar à tua lista...
- o próximo passo é selar (por ex usando Grojet2000) É uma boa opção como qualquer outra. Se optares por não descontaminar, é uma excelente opção visto que é dos selantes com mais capacidade de limpeza.
- depois de selar devo encerar com cera de carnuba natural (por ex usando Natty paste wax) Não é obrigatório usares cera sobre o selante mas eu pessoalmente gosto de usar.

penso que seja isto:
- panos MF
- luva pele de ovelha
- pano WW para secagem
- shampoo para o exterior do carro
- claybar
- produto para selar exterior
- cera de carnuba natural
- produto limpa vidros
- pano próprio para vidros
- APC para os interiores
- condicionador para interiores
- produto para limpeza de jantes
- produto para limpeza dos pneus
- escova para as jantes
- escova para pneus
- pincel para interiores
- pincel para jantes
- eventualmente um Quick Detail para as ombreiras das portas

fazendo as contas a tudo dá à volta dos 180€, sem contar com panos MF. :sad47:
Numa tentativa de encurtar o valor, posso sugerir-te que para já coloques somente uma cera, tipo Collinite. Têm boa durabilidade e bom look.
Podes riscar o produto para a limpeza dos pneus, como já te tinha aconselhado anteriormente, e utilizar APC numa diluição mais forte. É importante por isso comprar um APC que dê para diluir.
 
o carro é azul, mas mais claro que o teu.
como o interior está praticamente imaculado acho que vou só fazer a lavagem exterior desta vez e usar o tal APC que dê para diluir para reduzir o valor.

e vou ler um pouco mais aqui no forum sobre os selantes e as ceras porque ainda não percebi bem a função de cada um deles e como funcionam juntos.

EDIT: outra pergunta que me surgiu. o post inicial fala em 2 shampoos, o Sonax para os pneus e o Duragloss para a pintura, mas posso usar apenas 1 deles certo?

obrigado a todos pelas ajudas e desculpem se fui muito chato.
 
Última edição:
tinha feito mal as contas e parece-me que o valor final será superior.
para já, só para o exterior, e usando o APC para lavar os pneus aqui fica a lista final.

já comprados:
- panos MF
- escova para as jantes
- pincel para interiores
- pincel para jantes


lista de compras exterior (124,50€):
- luva pele de ovelha - http://store.carcareeurope.com/softy-guante-de-lavado-de-lana-100-natural-version-2.0.html
- pano WW para secagem - http://store.carcareeurope.com/softy-big-blue-weafle-weave-microfiber-towel-toalla-de-secado.html
- shampoo para o exterior do carro - http://store.carcareeurope.com/duragloss-car-wash-concentrate.html
- APC - http://store.carcareeurope.com/einszett-blitz-apc-concentrado.html
- produto selante - http://store.carcareeurope.com/grojet-2000.html
- cera - http://store.carcareeurope.com/collinite-marque-d-elegance-carnauba-paste-wax-915.html
- produto limpa vidros - http://store.carcareeurope.com/einszett-limpia-cristales.html
- pano próprio para vidros - http://store.carcareeurope.com/toalla-para-cristales-azul-30x30cm.html
- escova para pneus - http://store.carcareeurope.com/cepillo-de-limpieza-de-neumaticos.html
- condicionador de pneus - http://store.carcareeurope.com/mothers-reflections-advanced-tire-care.html
- aplicador de condicionador para pneus - http://store.carcareeurope.com/aplicador-de-productos-para-neumaticos-y-plasticos.html

mais uma vez obrigado a todos pelas ajudas.
 
Algumas sugestões que podem reduzir o orçamento

Luva - http://store.carcareeurope.com/viking-guante-de-microfibra-ultra-suave.html
A luva de microfibras é também uma boa opção, é mais barata e dura mais. Mas pode ser uma questão de gosto.

Shampoo - http://store.carcareeurope.com/sonax-champu-brillo-1-litro.html ou http://store.carcareeurope.com/einszett-glanz-champu-shampoo.html
Ambos excelentes e mais baratos.

Escova para pneus - Nas grandes superfícies encontras escovas da loiça por um euro e fazem o mesmo efeito.

Mais uma coisa que te está a faltar na lista. Um condicionador de plásticos e borrachas. Como o carro é novo é uma boa ideia preservar o seu bom estado. Eu utilizo o este http://store.carcareeurope.com/angelwax-elixir-acondicionador-de-gomas-y-neumaticos.html e parece-me um bom produto para manter plásticos que estão em bom estado, que é o teu caso. Mas tens mais em conta o http://store.carcareeurope.com/mothers-naturally-black.html

Espero ter ajudado!
 
o carro é azul, mas mais claro que o teu.
como o interior está praticamente imaculado acho que vou só fazer a lavagem exterior desta vez e usar o tal APC que dê para diluir para reduzir o valor.

e vou ler um pouco mais aqui no forum sobre os selantes e as ceras porque ainda não percebi bem a função de cada um deles e como funcionam juntos.

EDIT: outra pergunta que me surgiu. o post inicial fala em 2 shampoos, o Sonax para os pneus e o Duragloss para a pintura, mas posso usar apenas 1 deles certo?

obrigado a todos pelas ajudas e desculpem se fui muito chato.

O carro no meu avatar é somente o meu objecto de desejo e não o meu carro actual infelizmente. :D
Fazes bem em ler para também perceberes melhor o que queres e o que deves então comprar.

A Collinite 845 foi a minha primeira cera, recomendada aqui no fórum e neste momento vejo que foi a melhor opção, tendo em conta que o meu orçamento era reduzido e ainda tinha muito para aprender, pelo que simplificar era o ideal. Inclusive simplificar os próprios processos. Assim a primeira coisa que fiz foi lavar e depois apliquei a cera. Na altura não descontaminei, mas o carro também não apresentava contaminação quando fiz o teste, apesar de muitos carros novos já trazerem o "brinde".
E pronto, no início é melhor ir com calma e optimizar o orçamento.

Só necessitas de 1 shampoo e o Sinalux já te indicou duas opções que são as ideais para ti.

E não te preocupes que todos nós já fomos assim "chatos". :lol:
 
boas dicas, obrigado.
a diferença do shampoo é de 2€ e escolhi com base no que li no tópico desse tipo de produtos. alguma desvantagem em relação a esses 2?

e já agora vou chatear só mais um bocadinho..
já li por aqui que existe loja física em lisboa que representa esse site mas não encontrei a morada. e os preços são os mesmos?
 
Não tem desvantagem nenhuma é uma questão de gostos. Neste caso sugeri por ser ligeiramente mais barato e por serem os dois champôs mais falados aqui no forum. Qualquer um vai ter excelentes resultados, é mm uma questão de preferência. Eu tenho o sonax e gosto bastante.

Em relação à loja,podes encontrar a morada na página principal do fórum, no final da página. A loja é em Queluz, perto da estação de comboio. Os preços são os mesmos com a vantagem de que lá tens o Tom que te vai dar bons conselhos.
 
Uma dúvida à lavagem exterior, segundo o que percebi, e sempre fiz, é lavar com o shampoo na pintura e vidros também,

a pergunta é, apesar de já usar esse shampoo nos vidros, é ainda necessário posteriormente usar o limpa vidros para os vidros exteriores? Ou apenas o shampoo e depois com a toalha de secagem serve?
 
O limpa vidros, dependendo do produto, acrescenta alguma repelência o que dá um belo acabamento. É quase como utilizar uma spray wax na pintura depois da lavagem.
 
O uso do limpa vidros previne manchas, marcas de água. Deixa o vidro mais limpo e portanto é benéfico.

Enviado do meu Smartphone através de Tapatalk
 
Boas, este é o meu primeiro post e descobri a existência destes produtos e formas de tratar a viatura através do forum da Auto Hoje e devo de dizer que pelo que ja vi e li aqui este é um mundo que eu desconhecia. Eu descobri isto devido as duas lavagens que ja efectuei numa viatura nova que adquiri, um Peugeot 308sw de cor preta, anteriormente o meu carro era branco. Nestas duas lavagens aparecerem-me uns riscos/micro riscos o que me deixou bastante frustrado e quando comecei a procurar como poderia lavar sem fazer qualquer risco ou danificar a pintura da viatura. Na minha anterior viatura lavava com a vassoura de forma normal e ficava sempre impecavel mas neste preto não dá e como me tinham alertado para isso adquiri uma luva da redex para lavar mas como so utilizava um balde com o detergente (pensoque foi por isso) apareceram-me alguns riscos na pintura.

Depois de ler e pesquisar e me terem falado na detail store (publicidade á parte) adquiri uns produtos para tratar da viatura, começando pelas lavagens exterior.
Adquiri estes produtos:
XT025XT Detail Luva Pele de Ovelha
XT028XT Detail Pack 2 Panos Microfibras - Cor : Azul
OP001Optimum Car Wax
OP009Optimum Car Wash
XT034XT Detail Waffle Weave Towel 40x70

Adquiri a luva de pele de ovelha para a lavagem, um champo neutro e as toalhas para secar a viatura. Para tratamento adquiri uma cera liquida (pareceu-me de mais facil aplicação) da mesma gama do champo. Também adquiri um aplicador de microfibras om bolso para aplicar a cera mas como é cera liquida poderá ser com pano micro fibras correcto?! Na cera pastosa é que me parece melhor aplicar com o tal disco mas comprei pelo sim e pelo não.

Acham que estou a começar bem?! Claro que depois quero tratar correctamente dos pneus e jantes, vidros e o interior a nivel de plásticos mas primeiro optei por começar assim.
Só depois de fazer a encomenda é que reparei neste produto: http://www.***********.pt/loja/product.php?id_product=226 para disfarçar os pequenos micro riscos, acham que vale a pena?! Pra colocar este produto na viatura é apos a lavagem e secagem da viatura e antes de aplicar a cera correcto?!

Ja vi muitos videos de como lavar e aplicar cera e no primeiro post desta thread está muito bem explicado sem duvida :)
Para já gostava de saber a vossa opinião acerca destes produtos para tirar algumas duvidas :)

Obrigado

Obrigado
 
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