Exemplo de como fazer lavagem exterior

Boa noite xavi,

Após limpar com APC, convém aplicar um condicionador de plásticos no interior para evitar que os plásticos fiquem ressequidos pelo sol. Não é necessário aplicar sempre que se limpa o interior e é provavelmente por isso que não aparece no tópico da manutenção interior. Um exemplo é o mothers protectant ou o vlr, mas tens existem mtos outros na CCE. Eu meto mais ou menos uma vez por mês.
 
boa noite Sinalux.

entendido, mais um produto para lista. :)
só não percebi uma coisa. limpas sempre com APC mas apenas aplicas o condicionador 1x por mês ou quando usas 1 usas o outro?
a minha ideia é lavar o carro de 2 em 2 semanas, pelo menos nesta fase inicial.
 
O APC deixa a superfície limpa e desprotegida se o utilizares com uma diluição forte. Nesse caso convém aplicar sempre o condicionador. Eu uso uma diluição fraca apenas para limpar o pó e aplico mensalmente o condicionador porque é a recomendação que vem na embalagem, mas se passar mais algum tempo também não me preocupo muito. O importante é perceber que para além de embelezar o condicionador tem como principal função hidratar e proteger. O mother protectant por exemplo refere que tem protecção UV para proteger do sol.
 
obrigado pela resposta a.alves

podes explicar melhor isso do condicionar (o que é, processo) depois de usar o APC sff? penso que o tópico da manutenção interior não fala nisso. :s
devo aplica essa cera líquida mesmo sendo um carro novo? a cera tem que objectivo?
O Sinalux já te explicou.

Seria de extrema importância leres o manual do detalhe: http://www.detalhe.net/forum/threads/79-Manual-do-detalhe.
Um dos processos importantes no detalhe é precisamente a protecção. E o ideal é mesmo começar logo quando o carro é novo. Nada melhor que manter as superfícies como novas desde o início.
Assim muito resumidamente, que a hora já não permite muito mais , uma cera ou um selante protegem a pintura de contaminação, oxidação, etc. e facilita a lavagem visto que não permite que os contaminantes adiram de maneira tão intensa à pintura. Também torna a secagem mais fácil, visto que a pintura fica com propriedades hidrofóbicas.
O ideal é uma cera em pasta, mas a cera líquida já é qualquer coisa. É uma questão de veres se tens orçamento para já.

Em relação ao interior, podes utilizar o APC e depois um condicionador (aqui convém ter atenção que na loja existem condicionadores e quick details de interior. Não são a mesma coisa). E depois só precisas de manter. Podes passar um pano quando tiver pó ou utilizar um quick detail de interior e só voltas a limpar com o APC e a condicionar quando fazes uma manutenção mais profunda. Pensa na pele humana. Depois de lavada precisa de ser hidratada.
 
Última edição:
Falo da minha experiência, com um carro usado - neste caso é um novo.

comprei o carro com muita sujidade mascarada por silicones, como não entendia muito da poda, passei o APC com uns microfibras, saíram bem sujos e depois condicionei com o mothers.

Os interiores ficaram logo muito mais escuros e...muito brilhantes.

Só depois entendi que tinha condicionado antes de estar tudo bem limpo....voltei a passar o APC mas desta vez exaustivamente e agitando com uma escova de unhas. Só aí compreendi que com o pano parecia não ter mais sujidade, mas depois de agitar com a escova saía muito lixo.
No outro dia gastei 8 panos microfibras no processo.

agora ainda vou dar mais uma passada com APC e microfibras e depois é que volto a condicionar.

desta vez também vou passar um microfibras depois de condicionar, para tentar evitar o aspecto brilhante.

No processo já gastei duas embalagens de lacquer. Agora vou passar a utilizar o blitz, para ser mais económico.
os microfibras dobrados em 4, a cada passagem ficavam negros...
 
resumindo e baralhando estes 3 posts..

interiores:
- devo condicionar já nesta 1ª lavagem (usando por exemplo mother protectant)
- não devo estar sempre a condicionar em todas as lavagens (certo?)
- quando não o faço devo não devo fazer a limpeza com APC ou pelo menos usar pouco

exterior:
- depois de lavado e seco devo usar uma claybar para descontaminar
- o próximo passo é selar (por ex usando Grojet2000)
- depois de selar devo encerar com cera de carnuba natural (por ex usando Natty paste wax)

penso que seja isto:
- panos MF
- luva pele de ovelha
- pano WW para secagem
- shampoo para o exterior do carro
- claybar
- produto para selar exterior
- cera de carnuba natural
- produto limpa vidros
- pano próprio para vidros
- APC para os interiores
- condicionador para interiores
- produto para limpeza de jantes
- produto para limpeza dos pneus
- escova para as jantes
- escova para pneus
- pincel para interiores
- pincel para jantes
- eventualmente um Quick Detail para as ombreiras das portas

fazendo as contas a tudo dá à volta dos 180€, sem contar com panos MF. :sad47:
 
Última edição:
Respostas a bold. Espero ter ajudado com as tuas questões.

resumindo e baralhando estes 3 posts..

interiores:
- devo condicionar já nesta 1ª lavagem (usando por exemplo mother protectant) Sim.
- não devo estar sempre a condicionar em todas as lavagens (certo?) Certo. Basta passares um pano para retirar o pó e podes fazer as manutenções com um quick detail de interiores com protecção UV.
- quando não o faço devo não devo fazer a limpeza com APC ou pelo menos usar pouco Na minha opinião não deves utilizar APC sem condicionar. Mesmo que seja numa diluição mais fraca, vai comprometer a protecção dos plásticos.


exterior:
- depois de lavado e seco devo usar uma claybar para descontaminar De que cor é o teu carro? É um procedimento que deve ser ponderado se não vais polir posteriormente, apesar dos claros benefícios de o fazer. Se tiveres um carro cinza claro ou branco, sou a favor. Mas tens que adicionar um lubrificante para clay bar à tua lista...
- o próximo passo é selar (por ex usando Grojet2000) É uma boa opção como qualquer outra. Se optares por não descontaminar, é uma excelente opção visto que é dos selantes com mais capacidade de limpeza.
- depois de selar devo encerar com cera de carnuba natural (por ex usando Natty paste wax) Não é obrigatório usares cera sobre o selante mas eu pessoalmente gosto de usar.

penso que seja isto:
- panos MF
- luva pele de ovelha
- pano WW para secagem
- shampoo para o exterior do carro
- claybar
- produto para selar exterior
- cera de carnuba natural
- produto limpa vidros
- pano próprio para vidros
- APC para os interiores
- condicionador para interiores
- produto para limpeza de jantes
- produto para limpeza dos pneus
- escova para as jantes
- escova para pneus
- pincel para interiores
- pincel para jantes
- eventualmente um Quick Detail para as ombreiras das portas

fazendo as contas a tudo dá à volta dos 180€, sem contar com panos MF. :sad47:
Numa tentativa de encurtar o valor, posso sugerir-te que para já coloques somente uma cera, tipo Collinite. Têm boa durabilidade e bom look.
Podes riscar o produto para a limpeza dos pneus, como já te tinha aconselhado anteriormente, e utilizar APC numa diluição mais forte. É importante por isso comprar um APC que dê para diluir.
 
o carro é azul, mas mais claro que o teu.
como o interior está praticamente imaculado acho que vou só fazer a lavagem exterior desta vez e usar o tal APC que dê para diluir para reduzir o valor.

e vou ler um pouco mais aqui no forum sobre os selantes e as ceras porque ainda não percebi bem a função de cada um deles e como funcionam juntos.

EDIT: outra pergunta que me surgiu. o post inicial fala em 2 shampoos, o Sonax para os pneus e o Duragloss para a pintura, mas posso usar apenas 1 deles certo?

obrigado a todos pelas ajudas e desculpem se fui muito chato.
 
Última edição:
tinha feito mal as contas e parece-me que o valor final será superior.
para já, só para o exterior, e usando o APC para lavar os pneus aqui fica a lista final.

já comprados:
- panos MF
- escova para as jantes
- pincel para interiores
- pincel para jantes


lista de compras exterior (124,50€):
- luva pele de ovelha - http://store.carcareeurope.com/softy-guante-de-lavado-de-lana-100-natural-version-2.0.html
- pano WW para secagem - http://store.carcareeurope.com/softy-big-blue-weafle-weave-microfiber-towel-toalla-de-secado.html
- shampoo para o exterior do carro - http://store.carcareeurope.com/duragloss-car-wash-concentrate.html
- APC - http://store.carcareeurope.com/einszett-blitz-apc-concentrado.html
- produto selante - http://store.carcareeurope.com/grojet-2000.html
- cera - http://store.carcareeurope.com/collinite-marque-d-elegance-carnauba-paste-wax-915.html
- produto limpa vidros - http://store.carcareeurope.com/einszett-limpia-cristales.html
- pano próprio para vidros - http://store.carcareeurope.com/toalla-para-cristales-azul-30x30cm.html
- escova para pneus - http://store.carcareeurope.com/cepillo-de-limpieza-de-neumaticos.html
- condicionador de pneus - http://store.carcareeurope.com/mothers-reflections-advanced-tire-care.html
- aplicador de condicionador para pneus - http://store.carcareeurope.com/aplicador-de-productos-para-neumaticos-y-plasticos.html

mais uma vez obrigado a todos pelas ajudas.
 
Algumas sugestões que podem reduzir o orçamento

Luva - http://store.carcareeurope.com/viking-guante-de-microfibra-ultra-suave.html
A luva de microfibras é também uma boa opção, é mais barata e dura mais. Mas pode ser uma questão de gosto.

Shampoo - http://store.carcareeurope.com/sonax-champu-brillo-1-litro.html ou http://store.carcareeurope.com/einszett-glanz-champu-shampoo.html
Ambos excelentes e mais baratos.

Escova para pneus - Nas grandes superfícies encontras escovas da loiça por um euro e fazem o mesmo efeito.

Mais uma coisa que te está a faltar na lista. Um condicionador de plásticos e borrachas. Como o carro é novo é uma boa ideia preservar o seu bom estado. Eu utilizo o este http://store.carcareeurope.com/angelwax-elixir-acondicionador-de-gomas-y-neumaticos.html e parece-me um bom produto para manter plásticos que estão em bom estado, que é o teu caso. Mas tens mais em conta o http://store.carcareeurope.com/mothers-naturally-black.html

Espero ter ajudado!
 
o carro é azul, mas mais claro que o teu.
como o interior está praticamente imaculado acho que vou só fazer a lavagem exterior desta vez e usar o tal APC que dê para diluir para reduzir o valor.

e vou ler um pouco mais aqui no forum sobre os selantes e as ceras porque ainda não percebi bem a função de cada um deles e como funcionam juntos.

EDIT: outra pergunta que me surgiu. o post inicial fala em 2 shampoos, o Sonax para os pneus e o Duragloss para a pintura, mas posso usar apenas 1 deles certo?

obrigado a todos pelas ajudas e desculpem se fui muito chato.
O carro no meu avatar é somente o meu objecto de desejo e não o meu carro actual infelizmente. :D
Fazes bem em ler para também perceberes melhor o que queres e o que deves então comprar.

A Collinite 845 foi a minha primeira cera, recomendada aqui no fórum e neste momento vejo que foi a melhor opção, tendo em conta que o meu orçamento era reduzido e ainda tinha muito para aprender, pelo que simplificar era o ideal. Inclusive simplificar os próprios processos. Assim a primeira coisa que fiz foi lavar e depois apliquei a cera. Na altura não descontaminei, mas o carro também não apresentava contaminação quando fiz o teste, apesar de muitos carros novos já trazerem o "brinde".
E pronto, no início é melhor ir com calma e optimizar o orçamento.

Só necessitas de 1 shampoo e o Sinalux já te indicou duas opções que são as ideais para ti.

E não te preocupes que todos nós já fomos assim "chatos". :lol:
 
boas dicas, obrigado.
a diferença do shampoo é de 2€ e escolhi com base no que li no tópico desse tipo de produtos. alguma desvantagem em relação a esses 2?

e já agora vou chatear só mais um bocadinho..
já li por aqui que existe loja física em lisboa que representa esse site mas não encontrei a morada. e os preços são os mesmos?
 
Não tem desvantagem nenhuma é uma questão de gostos. Neste caso sugeri por ser ligeiramente mais barato e por serem os dois champôs mais falados aqui no forum. Qualquer um vai ter excelentes resultados, é mm uma questão de preferência. Eu tenho o sonax e gosto bastante.

Em relação à loja,podes encontrar a morada na página principal do fórum, no final da página. A loja é em Queluz, perto da estação de comboio. Os preços são os mesmos com a vantagem de que lá tens o Tom que te vai dar bons conselhos.
 
Uma dúvida à lavagem exterior, segundo o que percebi, e sempre fiz, é lavar com o shampoo na pintura e vidros também,

a pergunta é, apesar de já usar esse shampoo nos vidros, é ainda necessário posteriormente usar o limpa vidros para os vidros exteriores? Ou apenas o shampoo e depois com a toalha de secagem serve?
 
O limpa vidros, dependendo do produto, acrescenta alguma repelência o que dá um belo acabamento. É quase como utilizar uma spray wax na pintura depois da lavagem.
 
O uso do limpa vidros previne manchas, marcas de água. Deixa o vidro mais limpo e portanto é benéfico.

Enviado do meu Smartphone através de Tapatalk
 
Boas, este é o meu primeiro post e descobri a existência destes produtos e formas de tratar a viatura através do forum da Auto Hoje e devo de dizer que pelo que ja vi e li aqui este é um mundo que eu desconhecia. Eu descobri isto devido as duas lavagens que ja efectuei numa viatura nova que adquiri, um Peugeot 308sw de cor preta, anteriormente o meu carro era branco. Nestas duas lavagens aparecerem-me uns riscos/micro riscos o que me deixou bastante frustrado e quando comecei a procurar como poderia lavar sem fazer qualquer risco ou danificar a pintura da viatura. Na minha anterior viatura lavava com a vassoura de forma normal e ficava sempre impecavel mas neste preto não dá e como me tinham alertado para isso adquiri uma luva da redex para lavar mas como so utilizava um balde com o detergente (pensoque foi por isso) apareceram-me alguns riscos na pintura.

Depois de ler e pesquisar e me terem falado na detail store (publicidade á parte) adquiri uns produtos para tratar da viatura, começando pelas lavagens exterior.
Adquiri estes produtos:
XT025XT Detail Luva Pele de Ovelha
XT028XT Detail Pack 2 Panos Microfibras - Cor : Azul
OP001Optimum Car Wax
OP009Optimum Car Wash
XT034XT Detail Waffle Weave Towel 40x70

Adquiri a luva de pele de ovelha para a lavagem, um champo neutro e as toalhas para secar a viatura. Para tratamento adquiri uma cera liquida (pareceu-me de mais facil aplicação) da mesma gama do champo. Também adquiri um aplicador de microfibras om bolso para aplicar a cera mas como é cera liquida poderá ser com pano micro fibras correcto?! Na cera pastosa é que me parece melhor aplicar com o tal disco mas comprei pelo sim e pelo não.

Acham que estou a começar bem?! Claro que depois quero tratar correctamente dos pneus e jantes, vidros e o interior a nivel de plásticos mas primeiro optei por começar assim.
Só depois de fazer a encomenda é que reparei neste produto: http://www.***********.pt/loja/product.php?id_product=226 para disfarçar os pequenos micro riscos, acham que vale a pena?! Pra colocar este produto na viatura é apos a lavagem e secagem da viatura e antes de aplicar a cera correcto?!

Ja vi muitos videos de como lavar e aplicar cera e no primeiro post desta thread está muito bem explicado sem duvida :)
Para já gostava de saber a vossa opinião acerca destes produtos para tirar algumas duvidas :)

Obrigado

Obrigado
 
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