resumindo e baralhando estes 3 posts..
interiores:
- devo condicionar já nesta 1ª lavagem (usando por exemplo mother protectant) Sim.
- não devo estar sempre a condicionar em todas as lavagens (certo?) Certo. Basta passares um pano para retirar o pó e podes fazer as manutenções com um quick detail de interiores com protecção UV.
- quando não o faço devo não devo fazer a limpeza com APC ou pelo menos usar pouco Na minha opinião não deves utilizar APC sem condicionar. Mesmo que seja numa diluição mais fraca, vai comprometer a protecção dos plásticos.
exterior:
- depois de lavado e seco devo usar uma claybar para descontaminar De que cor é o teu carro? É um procedimento que deve ser ponderado se não vais polir posteriormente, apesar dos claros benefícios de o fazer. Se tiveres um carro cinza claro ou branco, sou a favor. Mas tens que adicionar um lubrificante para clay bar à tua lista...
- o próximo passo é selar (por ex usando Grojet2000) É uma boa opção como qualquer outra. Se optares por não descontaminar, é uma excelente opção visto que é dos selantes com mais capacidade de limpeza.
- depois de selar devo encerar com cera de carnuba natural (por ex usando Natty paste wax) Não é obrigatório usares cera sobre o selante mas eu pessoalmente gosto de usar.
penso que seja isto:
- panos MF
- luva pele de ovelha
- pano WW para secagem
- shampoo para o exterior do carro
- claybar
- produto para selar exterior
- cera de carnuba natural
- produto limpa vidros
- pano próprio para vidros
- APC para os interiores
- condicionador para interiores
- produto para limpeza de jantes
- produto para limpeza dos pneus
- escova para as jantes
- escova para pneus
- pincel para interiores
- pincel para jantes
- eventualmente um Quick Detail para as ombreiras das portas
fazendo as contas a tudo dá à volta dos 180€, sem contar com panos MF. :sad47:
Numa tentativa de encurtar o valor, posso sugerir-te que para já coloques somente uma cera, tipo Collinite. Têm boa durabilidade e bom look.
Podes riscar o produto para a limpeza dos pneus, como já te tinha aconselhado anteriormente, e utilizar APC numa diluição mais forte. É importante por isso comprar um APC que dê para diluir.